A editora norte-americana Seven Seas Entertainment anunciou, nesta terça (2), o lançamento do mangá original de Himitsu Sentai Gorenger (Esquadrão Secreto Gorenger), de Shotaro Ishinomori (1938~1998). O título foi publicado originalmente pela Weekly Shonen Sunday em 1975, ano em que a série de TV estreou no Japão. Esta foi a primeira série da franquia Super Sentai, que deu origem aos Power Rangers.
O lançamento da coleção completa acontece em abril de 2021 e será publicado nas versões física (capa dura) e digital por $24.99 (cerca de R$ 140). O mangá de Gorenger também terá um bônus com 30 páginas sobre a história da série, contada por August Ragone, pesquisador e autor da biografia Eiji Tsuburaya: Master of Monsters.
Fonte: Seven Seas Entertainment
Himitsu Sentai Gorenger era apenas uma série isolada, da mesma forma que sua sucessora, JAKQ Dengekitai (Tropa Relâmpago JAKQ). Ou seja, originalmente elas não foram feitas para instituírem a franquia Super Sentai e foram incluídas oficialmente no cânone somente em meados dos anos 1990. Historicamente falando, a franquia começou em 1979 com Battle Fever J, mas Gorenger passou a ser reconhecida como a equipe pioneira anos mais tarde.
Com o nascimento do Exército da Cruz Negra, a organização secreta EAGLE entra em ação para conter a ameaça. Sob as ordens do Comandante Gonpachi Edogawa, o quinteto formado pelos agentes Tsuyoichi Kaijo/Aka Ranger, Akira Shinmei/Ao Ranger, Daita Oiwa/Ki Ranger, Peggy Matsuyama/Momo Ranger e Kenji Asuka/Mido Ranger entram em ação para deter os planos do diabólico Führer da Cruz Negra.
Exibido aos sábados das 19h30 às 20h, Gorenger teve 84 episódios para a TV e mais 6 filmes, incluindo um crossover com o esquadrão JAKQ. Isso sem contar uma série de mangá apresentada nas edições da revista Weekly Shonen Sunday na mesma época da série de TV. A trilha sonora foi de Chumei Watanabe, o mesmo de Jaspion, Jiban e Sharivan, e os temas musicais foram interpretados por Isao Sasaki (o Prof. Nambara de Jaspion) e Mitsuko Horie (a voz original de Sailor Galactica em Sailor Moon Stars).
Um dos grandes destaques da série é o ator veterano Naoya Makoto, que antes foi o astro principal de Fireman (de 1973), herói-título produzido pela Tsuburaya. Ele reprisou o papel de Aka Ranger em alguns episódios de Gokaiger. Outro grande nome é o prolífico Hiroshi Miyauchi (Ao Ranger), que foi ator principal das séries Kamen Rider V3 (de 1973) e Kaiketsu Zubat (de 1977), além de ser o quinto herói Big One em JAKQ. No Brasil, vimos Miyauchi como o Policial do Espaço Alan nos episódios 30 e 31 de Gavan e principalmente como o Chefe Masaki em Winspector e Solbrain. Também foi o Chefe Miura em Ohranger (1995) e fez uma breve aparição no episódio final do drama Tokusatsu Gagaga (2019).
Rolou um erro ai na conversão do dólar. Não seria cerca de R$140,00?
Tem razão. Corrigido. Valeu! :)
Compra certa aqui. Só aparecer o link de pré-venda na Amazon
Só uma correção: O ano em que Goranger foi oficializado como Super Sentai foi em 1980 ou 81, e não nos anos 90.
Sonho dessa publicação no Brasil
Mauro, Gorenger foi oficializado na franquia na década de 1990. Antes disso, Battle Fever J era considerada a equipe pioneira de Super Sentai.
Sempre me contaram que foi no início dos anos 80.
Nos anos 1980, Gorenger e JAKQ ainda eram séries sem franquia. O conceito de Super Sentai só foi firmado em 1981, com Sun Vulcan. Aliás, no primeiro episódio de Turboranger, os esquadrões criados por Ishinomori não apareciam – pois só foram incluídos oficialmente em 1995, com Ohranger (talvez pra antecipar o aniversário de 20 anos de Super Sentai). https://uploads.disquscdn.com/images/c8528d048c1dbcf72bd2e916b8c40f985e588ede0e5257637f319b8d4f191a9b.jpg