A série de documentários Marvel 616 estreou na versão estadunidense da plataforma de streaming Disney+, na última sexta (20). O primeiro episódio (de um total de oito), com duração de 50 minutos, é inteiramente dedicado à série tokusatsu Spiderman, que foi uma produção da Toei Company realizada em parceria com a Marvel Comics, entre 1978 e 1979.
O episódio começa com uma explicação de Gene Pelc, representante da Marvel entre os anos de 1976 e 1985, de como ele fomentou um relacionamento entre a Marvel e a Toei. O papel de Pelc também ajudou na produção da série. O documentário também conta curiosidades como, por exemplo, surgiu o nome do carro Spider Machine GP7 enquanto Pelc bebia em um bar com seus colegas de trabalho.
Outros convidados incluem o dublê Hirofumi Koga, que conta sobre suas acrobacias ousadas e perigosas no traje do Homem-Aranha, como a vez em que escalou a Torre de Tóquio sem corda para a sequência de abertura. Osamu Kaneda, o coordenador de dublês da época, ajuda a explicar a estratégia para realizar acrobacias (e marca presença no trecho abaixo).
O astro principal Shinji Todo (Takuya Yamashiro/Spiderman) e a atriz Rika Miura (Hitomi Sakuma) prestam seus respectivos depoimentos sobre o clássico. Inclusive, Todo (que também interpretou Makoto Dolbara/Neroz em Metalder) fica surpreso ao saber que o saudoso Stan Lee (1922~2018), criador original do Homem-Aranha, era um grande fã do programa.
À medida que o documentário fala sobre a produção de Spiderman, o designer de brinquedos Katsushi Murakami fala sobre como foi projetar a nave espacial Marveller e o robô gigante Leopardon, além de sua importância para os rumos das séries Super Sentai, fazendo com que a Toei criassem robôs gigantes para cada programa. Além disso, Pelc explica como o sucesso de Leopardon o levou a trabalhar com Stan Lee em quadrinhos de robôs como Shogun Warriors e The Transformers.
Por enquanto, não há previsão para a estreia de Marvel 616 no Disney+ brasileiro, que foi inaugurado no dia 17 deste mês. O que temos até agora é um trailer oficial legendado em português. Assista:
Lembrando que o Homem-Aranha japonês poderá aparecer no filme Homem-Aranha: No Aranhaverso 2 – previsto para 7 de outubro de 2022 nos cinemas norte-americanos.
Fonte: Tokusatsu Network
Change, Leopardon!
A série tokusatsu Spiderman (de 1978) foi a primeira produção da Toei Company em uma parceria de quatro anos com a Marvel. Rendeu 41 episódios para a TV e mais um filme para o extinto festival de mangá da Toei, que narravam as aventuras de Takuya Yamashiro – um jovem motoqueiro que assumia o codinome do herói para lutar contra o Exército da Cruz de Ferro e seus monstros semanais. Além de possuir um bracelete de transformação e um veículo chamado Spider Machine GP-7, Spiderman foi o primeiro herói japonês a pilotar um robô gigante, o Leopardon. Esta ideia foi do desenhista Katsushi Murakami, que serviu de embrião para a concepção original das séries Super Sentai a partir de 1979, com a inclusão de um robô gigante pilotado pelo quinteto da vez, Battle Fever J. Denziman e Sun Vulcan foram as duas séries Super Sentai produzidas pela parceria entre a Toei e a Marvel, sendo que na última atuou apenas como co-produtora.
Ainda nos anos 1970, a Marvel tentou popularizar o Homem-Aranha através do mangá de Ryouichi Ikegami, onde o jovem cientista Yu Komori é picado por uma aranha radioativa e passa a adquirir superpoderes. Assim como Peter Parker, Yu se torna o Homem-Aranha. Rumiko Shiraishi (equivalente à Mary Jane) pede ajuda a Yu para encontrar seu irmão que desapareceu em Tóquio. Em seu caminho, surge o vilão Electro, o primeiro de muitos vilões que esse aracnídeo teve que enfrentar. O mangá de Ikegami foi publicado em inglês nos EUA em 1997 e também chegou por aqui em 1998 pela editora Mythos.
Em 2015, o Aranha japonês e Leopardon foram integrados ao Universo Marvel, com direito a uma aparição na edição 12 dos quadrinhos Amazing Spider-Man. Sendo assim, os eventos da série japonesa se passam oficialmente na Terra-51778.
Fico feliz em saber que a Marvel não esqueceu a série.
Agora exibir e mandarem dublar o negócio ou pelo menos colocar legenda pra o mundo ver de forma oficial ninguém quer né
A Disney já está ficando cada vez o centro das atenções demais.
Não só da serie, mas também do genero Tokusatsu.
Descobri esse tokusatsu por causa de um vídeo no Facebook. Achei tosco no início, porém interessante e quis saber mais, chegando até aqui neste site e descobrindo que o personagem foi integrado ao universo da Marvel. Só espero q o Spider Japonês apareça mesmo no Aranhaverso 2 da Marvel e que não pare por aí. Obrigado Stan Lee por não deixar essa pérola morrer. Ore wa… Spider!
Então… Como ele foi integrado ao universo da Marvel, pode ser que isto esteja acontecendo e em breve apareça no Disney+. Sonhar não custa nada.
Seu comentário me fez pensar em uma coisa… Já imaginou se a Disney compra a Toei? kkkkkkkkk
2 anos passaram e até agora nada 😪