O jogo Jikkyou Pawafuru Sakka (a última parte é a pronúncia japonesa para Powerful Soccer) está fazendo uma colaboração com Captain Tsubasa (ou Super Campeões), adicionando o time da escola Nankatsu no game. Em Pawa Sakka, o jogador cria um personagem e disputa torneios do ensino médio, montando seu time ao longo da jogatina.
Na colaboração, o jogador vai poder treinar com Tsubasa Oozora e seus parceiros de equipe, com o intuito de serem os melhores do país. Mas talvez a novidade mais especial é a presença de uma skin de Tsubasa utilizando o uniforme do São Paulo F.C. Até o clube se pronunciou a respeito:
A história e a tradição tricolor agora em novidade do outro lado do mundo!@pawasaka_PR : O mais novo game da @Konami, exclusivo no Japão, terá o craque Tsubasa Ozora vestindo e honrando as cores do São Paulo! pic.twitter.com/7AnPuKMC8G
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 24, 2020
Na história, o personagem joga pelo time no Brasil – mas algumas versões do animê trocaram o nome, para, por exemplos, Saopas ou Brancos F.C, supostamente por motivos de licenciamento, tornando muito importante o pronunciamento do São Paulo a respeito da colaboração. Esse trecho da carreira do Tsubasa é inspirado em Musashi Mizushima, um jogador japonês que realmente passou pelo SPFC na década de 1980… mas ele passou a carreira toda no Brasil na reserva.
A colaboração com o game da Konami, cujo nome traduzido seria algo como Jogando Bola com Tudo, foi ao ar hoje no Japão. Infelizmente, o jogo não está disponível por aqui e não tem qualquer previsão de vir para eventualmente.
Criada por Yoichi Takahashi, a série original de Captain Tsubasa acompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002. O mangá nunca saiu por aqui, o primeiro lançamento em inglês foi anunciado em agosto.
O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (várias continuações e spinoff foram publicados e são até hoje). A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019). No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, e Road to 2002, pelo Cartoon Network e Rede TV!, nos anos 2000. Em ambos os casos, a série foi chamada de Super Campeões. O Cartoon também trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibi-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo e agora essa série está disponível dublada no Amazon Prime Video.
Agora o Tsubasa tem a jogar no Botafogo em homenagem ao Honda, infelizmente o Botafogo n vence ninguém…😔
No final da carreira, ele vai pro Botafogo reconstruir seu nome! hahaha
Galera no mangá é apenas São Paulo, não tem essa de Brancos não, isso foi apenas no “anime” da versão Road to 2002, o mesmo caso do Flamengo. E ainda não existe o arco da Copa do Mundo, não existe o Japão de Tsubasa jogando pelo time principal ainda. Não se baseiem por aquele final do anime de 2002, aquilo é apenas uma cena filler. Os arcos seguintes, Golden 23, Hyuga in Calcio, In La Liga e Rising Sun, abordam eliminatórias para as Olimpíadas de Madrid (fictícia), Hyuga no Campeonato Italiano, O segundo turno do Campeonato Espanhol com outro jogo entre Barcelona x Real Madrid, e Rising Sun aborda as Olimpiadas de Madrid e é o arco mais recente e que ainda está em andamento. Talvez após o fim deste arco teremos um arco da Copa do Mundo ou Liga dos Campeões.
Realmente acertaram no clube.
É o maior campeão do Brasil (número de títulos relevantes.).
O anime Road to 2002 foi feito como aquecimento pra Copa de 2002, óbvio que o Tsubasa iria pra Copa! E chegou até a final contra o Brasil! \o/
Como já tinham 2 versões mais antigas de CT, a Road to 2002 só se focou no sonho e preparações pra Copa, com enredo ORIGINAL.
E a mudança de nomes dos clubes nessa versão foi por licenciamento. E achei que foi correto. SPFC virar Bracos, Barcelona virar Catalunha etc… Sabemos como dirigentes de futubol são irritantes e a TV Tokyo (que produziu o Road to 2002) não gosta de problemas.
E achei o novo CT fraco por isso, pensei que seria um seriado com enredo ORIGINAL focando na preparação do time japonês para a Olimpíada de Tóquio e não uma adaptação fiel ao mangá.
PS: Filler é preenchimento de enredo quando a obra adaptada tenta alcançar a obra base. Quando em um momento a obra adaptada segue um desenvolvimento novo é chamado de roteiro ORIGINAL.
Por exemplo, os episódios não canon de Naruto são fillers pois foram feitos pra esperar o enredo do mangá, os episódios não “canon” de FMA Clássico são originais pois não seguiu mais o mangá e se desenvolveram por si só. Ou seja, Naruto tem fillers e FMA Clássico tem um roteiro original.
Apesar que no Japão, vários fillers são contados como sagas/episódios “originais” pelas produtoras.
Mas quando o SPFC foi inserido no enredo era década de 1980, o SPFC não tinha títulos relevantes…
Foi escolhido mais por causa que era um time brasileiro com um jogador japonês…
Errado, o arco World Youth onde Tsubasa está no São Paulo foi publicado no Japão de 1994 a 1997, o São Paulo de Telê ficou bem famoso no Japão devido aos mundiais que conquistou.
Ninguém vai querer saber de arco original sabendo que existem vários arcos canônicos que ainda não foram animados, o remake de 2018 está indo no caminho correto, mantendo-se fielmente o enredo do mangá. Esperamos muito que os próximos arcos do anime continue fiel e que vá pelo menos até o World Youth. O anime Road to 2002 ficou mutilado pois além de pular todo o arco World Youth, não tiveram como mostrar certos jogadores que apareceriam neste arco seguinte, nisso criaram episódios fillers como o amistoso entre Japão x Holanda com personagens que nunca apareceram no mangá. daí como o mangá só foi terminar em 2004, tiveram que encerrar daquela forma. Jamais teria um arco da Copa do Mundo sendo que nem o próprio autor começou a escrever no mangá. A galera tem que ter paciência e aguardar o término das Olimpíadas em Rising Sun e ver qual será o próximo arco.
O Guilherme respondeu certo!
Alguém acredita que toda a história de CT, foi contada no primeiro volume na década de 80?