Yoichi Takahashi, autor de Captain Tsubasa (ou Supercampeões), uma das mais famosas séries de futebol do mundo, fez um breve comentário em entrevista ao Asahi Shimbum sobre a morte de Diego Maradona na última quarta-feira (25).
O mangaká, que acompanhava o ídolo argentino desde a Copa do Mundo Sub-20, realizada no Japão em 1979, disse estar “extremamente triste e chocado com esta notícia repentina, até por termos a mesma idade” [ambos nasceram em 1960]. Takahashi também escreveu diversos outros mangás de futebol, como Hungry Heart Wild Striker e Pride – O Supercampeão.
Um personagem de Captain Tsubasa é comparado ao Maradona dentro da história, sendo chamado por muitos de “Maradona II”. O argentino Juan Díaz é inspirado no jogador Ramon Ángel Díaz, mas seu design claramente foi baseado em Maradona.
Diego Armando Maradona foi um dos maiores ícones do futebol, figura importantíssima na conquista da Copa de 1986 pela Argentina. Durante o jogo das quartas-de-final, contra a Inglaterra, ele marcou um gol posteriormente eleito o “Gol do Século”, ou, “o gol mais bonito da História das Copas do Mundo”. Nesse mesmo jogo, ele já havia feito o famoso gol da “Mano de Diós” (“a mão de Deus”), marcado com ajuda de “um tapinha” na bola por cima do goleiro inglês.
Questionado após a partida pelo “gol de mão”, Maradona cunhou a frase “Lo marqué un poco con la cabeza y un poco con la mano de Dios” (“marquei com um pouco da cabeça e um pouco da mão de Deus”). O ídolo morreu devido a insuficiência cardíaca, seguida de edema agudo pulmonar. Sua morte foi considerada um dia triste para o futebol mundial.
Fonte: Asahi
Um bom jogador mas um péssimo ser humano.
Como vc sabe ??
Só tínhamos a imagem que a mídia passava dos problemas com as drogas, mas entre os jogadores era bem querido principalmente os brasileiros como Pelé, Ronaldo, careca etc.
Não da para julgar superficialmente sem conhecer a pessoa.
Apoiava ditadores genocidas e renegou os próprios filhos, se recusando a testar o DNA. Disse que, tirando 2 únicas legítimas, os “bastardos” não passavam de “frutos da bebida ou de algum equívoco”.
Que ditadores genocidas você está falando? Maradona só apoiou gente anti-imperialista. Agora ser anti-americano é ser genocida? Ser não alinhado é ser genocida?
Achar que Che Guevara foi um herói do nível do libertador Simon Bolívar é ser genocida?
Achar que os EUA são um dos piores países do mundo por focar em Cuba e Coreia do Norte e agora China por motivos ideológicos e ignorar os genocídios na África, a pobreza no Haiti e na América Central, além de ter ditadores de estimação mundo (Arábia Saudita etc) afora e se dizer como protetora da democracia e liberdade e ter constatado que nos últimos 150 os EUA esteve envolvido na grande maioria dos golpes de estados no mundo é ser/apoiar genocidas?
E só estudar quem financiou os golpes e as ditaduras na América Latina, incluindo a ditadura de Fugêncio Batista em Cuba e a invasão israelita na Palestina durante a guerra fria.
Muitos países tem partido único no poder, incluindo Rússia e Taiwan ( mesmo que haja partidos menores pra enganar) e os EUA só persegue os “comunistas” e socialistas por medo de perder a hegemonia ideológica.
A prova foram as fraudes nunca provadas nas últimas eleições mundo a fora; Venezuela, Bolívia, Belarus, e até Brasil e EUA. Os EUA diz que teve fraude em Venezuela e Bolívia, mas nunca deu provas, e na Bolívia a nova eleição teve um resultado maior ao partido no poder do que a versão “fraudada”, o que coloca em xeque essas histórias de eleições fraudadas.
E agora os próprios EUA colocam sombra em si mesmos dizendo que as eleições foram fraudadas sem provas…
E ter várias maria chuteiras engravidando por dinheiro é ser mal carácter?
Julgue mais, julgue mais… E estude mais..
E você por acaso julga alguma coisa?
“Sua opinião” já existe a uns 50 anos e foi criada pelas ditaduras que você gosta.
Aqui também tem gente que apoia a ditadura genocida militar que aconteceu aqui.
Nada haver, ninguém apoia nada aqui.
Se vai criticar faça uma critica solida e com fontes confiáveis.
E não simplesmente vomite as primeiras besteiras encontradas na net.
Tipo você? Kkkkkkkkkkkkk
Tipo você, julgando uma pessoa sem conhecer falando que apoia o genocídio por apenas aparecer com certas pessoas, o que você tem que entender é que existe muitos aproveitadores!
Olha até o roberto bolanos o glorioso chaves apareceu com pablo escobar e fez festa particular para ele, e nem por isso ele era traficante.
Percebeu???
Só por fato de curiosidade, no 3° capitulo do 1° volume do manga a pagina de abertura mostra um poster do Maradona no quarto do Tsubasa. .
Tatuar o monstro do Che Guevara já me deixa com uns 3 pés atrás, leia “O verdadeiro Che Guevara” de HUmberto Fontova que é cubano que saiu da ilha aos 7 anos pois o pai dele foi preso e morto por Fidel Castro.
P#rra, ele sonegou filhos igual o Pelé? achava que nisso ele tava acima do Pelé pelo menos, mas ele e´pior do que eu pensava.
Aleluia um comentário sensato, não ligo se foi bom no futebol, ligo se não fez muita merda e sim mais bem, o que não foi o caso do Maradona.
Sabe o que eu percebi? Que a partir do momento que você fala “ninguém está fazendo nada aqui”, fica com a impressão de que você está falando pelo mundo mundo inteiro representando todas as pessoas que existem. Eu deixei de te levar a partir do momento que eu li essa parte. E se você realmente não é favor de nenhuma ditadura genocida, então não há porque você se sentir atingido nem nada, não é não?
Eu não estou justificando nada e nem falando por ninguém.
Vc quem está julgando aqui, chamando pessoas de genocidas sem conhecer e sem expor argumentos solidos para isso.
Vc aparenta ser uma pessoa facilmente manipulável, saia da sua bolha, pesquise, estude, certamente vc irá aprender que o mundo é bem maior que seu computador e seu videogame.
Conheço a historia de che guevara, vc quer ver hipócrisia maior que jean willians apoiar che guevara.
Um claro exemplo de pessoas que não conhecem a história e simplesmente apoia o movimento por apenas se simpatizar com ele.
Che guevara assassinava homosexuais e era contra qualquer tipo de pró movimento.
Só li verdades.
Che Guevara “assassinava” homossexuais na mesma época que o mundo inteiro criminalizava a homossexualidade. Não era lá tão diferente nos EUA, na Europa, ou onde fosse.
Tá bem, então eu estou julgando as pessoas sem conhecê-las e você que já traçou meu perfil completo e atualizado com base em nada não né? Ai ai, eu mereço…
Quais desses outros países tinham “paredón”, ditadura e execuções sumárias como Cuba?
Vários, com certeza.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Pris%C3%A3o_de_Guant%C3%A1namo