O filme de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba segue batendo recordes em bilheteria, fazendo muitos imaginarem que Koyoharu Gotouge, mangaká da obra, está nadando no dinheiro agora. Mas quanto ganha um autor de mangá com adaptações no cinema? Segundo artigo do Business Journal, não é muito. Independente de estrondosas bilheterias, os autores num geral recebem apenas o valor referente a uma “licença pelo uso”, paga durante a produção do longa.
Pelas regulações da Associação Japonesa de Escritores, o teto é de 10 milhões de ienes (514 mil reais), mas segundo o roteirista de filmes Hotaka Sugimoto, o preço de mercado fica geralmente em torno de 2 milhões (102 mil reais). Ainda de acordo com ele, no caso de filmes inspirado em mangás, o valor fica por volta de 4 milhões (205 mil reais), mas uma porcentagem é paga pela editora ao autor – e essa porcentagem depende do contrato.
No caso de Kimetsu, como Gotouge é mangaká iniciante, é improvável que o contrato assinado com a Shueisha lá em 2016 incluísse altas porcentagens. Além disso, o longa teria sido já acordado junto com a produção do animê, ou seja, bem antes da série estourar. Tudo isso torna muito improvável que lucros do filme cheguem aos bolsos dela e, se chegarem, é difícil ser uma quantia alta.
Ainda segundo Sugimoto, os lucros são divididos entre as empresas que produziram o filme. Por vezes, as editoras participam do comitê de produção, isso tornaria possível o recebimento de alguma porcentagem pelo autor, no modelo de comissão… Mas a maioria delas não quer dividir esses lucros com os autores. Esse deve ser o motivo pelo qual alguns mangakás de renome entram como produtores executivos de filmes e animações de franquias suas.
A Shueisha está entre os produtores do filme, junto com a Aniplex e o estúdio ufotable – as três aparentemente dividem os lucros de bilheteria sozinhas, mas é impossível saber se Gotouge ganha alguma comissão. Só que ainda há uma luz no fim do túnel: autores geralmente recebem uma pequena comissão da venda de DVDs e Blu-ray, calculada na proporção 1,75% do preço unitário x número de envios (às lojas de varejo, provavelmente).
Assim, se Mugen Train vender 1 milhão de cópias de home-vídeo por 4000 ienes, a autora ganharia 70 milhões de ienes com isso (3,6 milhões de reais). Gotouge ainda deve ganhar algo com transmissão na TV/streaming, venda de mangás e produtos, seja por meio de uma licença de uso ou por uma comissão. Mesmo assim, parece uma quantia muito baixa perto do dinheiro que as empresas fazem em cima de sua obra.
Fonte: Business Journal
A trama de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba se passa no Japão do período Taisho e apresenta a história de Tanjiro Kamado, um garoto de bom coração que vendia carvão para sobreviver, até o dia que seus pais foram cruelmente assassinados por um demônio, que também amaldiçoou sua irmã mais nova, transformando-a num demônio. Embora devastado com tudo que lhe aconteceu, Tanjiro decide tornar-se um “matador de demônios,” procurando aquele que massacrou sua família, enquanto também tenta encontrar um meio para que sua irmã volte a ser humana novamente.
O mangá de autoria de Koyoharu Gotoge foi publicado na Shonen Jump entre 2016 e 2020, rendendo 23 volumes encadernados no total (o último sai em dezembro de 2020). A Panini publica o mangá no Brasil. A série foi um fenômeno de vendas em 2019 e já possui mais de 100 milhões de cópias em circulação.
A versão em animê tem produção do estúdio Ufotable, e é exibida oficialmente no Brasil, até agora, via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português. Em dezembro de 2020 chega também pelo catálogo de estreia da Funimation.
O filme continuando a série estreou em 16 de outubro no Japão.
Na realidade o que dá mais dinheiro pra um mangaká são as vendas do próprio manga e considerando que kimetsu é um monstro em vendas nesse quesito Também, então é bem provável mesmo que ela esteja nadando em dinheiro kkkk.😋🍦
Isso é bem errado. Se a produção está fazendo mais sucesso, os lucros do autor deveriam aumentar
De verdade, três milhões já é muito mais que a maior parte das pessoas conseguirá em vida, do meu ponto de vista lucra bastante sim, só que comparado com o que o filme arrecada não é tão grande, mas para UMA pessoa, é coisa pra caralho, sim
Ao meu ver contratos com iniciantes deveriam haver bonus caso o manga exploda de uma maneira subita como foi o caso de kimetsu, é injusto o cara receber uma merreca se o manga dele for bom independente dele ser um mangaka rodado ou novato. Mas digamos de passagem, o anime foi um dos grandes responsaveis pela explosão, creio que se ele n tivesse sido adaptado tão bem ele não teria feito todo esse sucesso, Kimetsu é bom mas tá longe de ser uma obra-prima, a plot é bem simples e a historia meio que dá uma rushada/desandada após a metade da historia.
E por falar em DS:
https://www.japantimes.co.jp/culture/2020/11/30/entertainment-news/demon-slayer-japan-movie/
Mais uns 3mi ienes e finalmente se tornar a maior bilheteria.
Que zuado cara. A obra faz sucesso e o autor só pega uma porcentagem pequena, enquanto estudio e editora abocanha tido o resto. Magaka tem q ralar muito pra conseguir algo confortavel. Q sacanagem.
Quanto será que o Stan Lee recebeu pelos filmes da Marvel?
Matéria muito boa. E quanto ela ou qualquer outro autor ganha por volume vendido do mangá/light novel? Só pra saber se o chilique do autor de Overlord era justificável.
Uai mas as produtoras depois investem em N animes e quase todos floppam, mas sempre um como shingeki ou kimetsu que dão lucro monstruoso e por isso o mercado de animes continua girando, é injusto mas é assim que acontece.
Não quero ser ” do contra”, mas as editoras e produtoras precisam desses lucros pois é assim que eles financiam novos animes ou oportunidades de novos mangás (papel não vem de graça) e a maioria floppam e dá prejuízo, assim sempre um mega hit tipo shingeki no kyojin e kimetsu no Yaiba surgem pra salvar o orçamento dessas empresas, e como ainda compensa esse ritmo insano (e injusto) vai continuar mesmo com o mercado externo tendo um papel maior nos lucros dos animes/mangás, então kimetsu pode estar patrocinando os novos animes ou mega hits que virão depois assim como Naruto, Dragon Ball e Slam Funk fizeram uai, é um ciclo que funciona mesmo sendo injusto pros autores.
Qm liga para grana de filme ? Essa autora já tá nadando em dinheiro com as vendas de seu manga. Se ela quiser ela já pode até se aposentar.
O faturamento da indústria só cresce há 10 anos e jogar uma % como comissão/royalties pros autores não dói tanto não. Vê se a JK Rowling não lucrou com filmes de Harry Potter.
Isso deve depender do contrato, não tenho essa informação. =/ Mas os mais novos devem ganhar menos royalties.
Bom, mesmos que ele não receba pelo filme, ele ainda deve estar muito bem de grana devido às vendas do próprio mangá.
O autor de Gintama já tinha dito faz tempo, que filmes não são exatamente lucrativos para eles.
E quem garante que ela realmente está lucrando? Considerando que a Ufotable já teve polêmica com desvios e sonegação de impostos, além da própria Aniplex ser gananciosa e a Jump também, pode ser que ela lucrou bastante, mas menos do que o esperado. E tenha em mente uma coisa: Se fosse pela Jump, ela provavelmente continuaria a obra, já que ela parou por conta de problemas familiares, mas se caso a propriedade intelectual seja, em grande parte, da Jump, então f*deu pra ela. Mas só teríamos certeza disso se a Jump anunciasse um novo mangá continuando Kimetsu e sem a autora original.
Bom são os próprios mangakás que dizem que o maior lucro vem das vendas dos mangás, agora se foi suficiente pra ele nadar em dinheiro aí já não sei, mas considerando o mostro em vendas que o manga é a porcentagem que vai pra ela por mais que não seja rios mesmo assim deve ter se tornado uma BOA quantia.
NT: Mano você tá em todos os posts de kimetsu em todos os sites KKKK.🤣🍦
Talvez ela ganhe um pouco mais do que Kubo ganhava no auge de Bleach, fazendo a divisão de lucros. E sério, é inegável para mim que fazendo uma grade, dá pra ver certinho que há uma escala e a autora está no meio.
Provavelmente.🍦
ela