A temporada final de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) estreou em 7 de dezembro e pode acabar com apenas 16 episódios, sugere o Anime News Network. Atualmente na 4ª semana de exibição, a produção do estúdio MAPPA teve 2 volumes de DVD e Blu-ray listados para a pré-venda, previstos para 19 de maio e 21 de julho. O primeiro disco terá os episódios 60-67 e o segundo terá do 68 ao 75 — 16 episódios portanto.
No entanto, cabe ressaltar algumas questões. A primeira delas é que o número é considerado baixo em relação ao número de capítulos do mangá que resta a ser adaptado. Por esse motivo, há quem imagine que a série seria encerrada com um filme, prática que pode crescer após o sucesso de Demon Slayer The Movie: Mugen Train, continuação direta da primeira temporada do animê homônimo.
How does 16 episodes for Attack on Titan The Last Season (Part 1) sound?
— YonkouProductions (@YonkouProd) November 3, 2020
Outro ponto é que em novembro, um mês antes da temporada final de Shingeki no Kyojin ir ao ar, um insider lançou no Twitter a seguinte pergunta: “Como soa 16 episódios para a última temporada de Attack on Titan (parte 1)?” Embora a produção não tenha se referido a possibilidade do animê ser dividido em duas partes, não é de descartar que seja o caso, tendo em vista que o mesmo perfil foi um dos que cravaram — em maio de 2019 — a troca de estúdio de Shingeki.
E aí, será que 16 episódios é suficiente para narrar o resto da história de Eren? Ou haverá ainda uma outra parte ou até mesmo um longa-metragem? Vale lembrar que o mangá de Hajime Isayama será concluído nos próximos capítulos, totalizando 34 volumes encadernados.
Fonte: Website de Attack on Titan e ANN
Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) foi criado como mangá por Hajime Isayama em 2009, nas páginas da Bessatsu Shonen Magazine. Os capítulos reúnem até o momento 33 volumes encadernados, com publicação no Brasil pela Panini – que também trouxe os spinoffs da franquia Ataque dos Titãs: Antes da Queda e Ataque dos Titãs: Sem Arrependimentos.
O animê surgiu em 2013, pelo WIT Studio, tornando-se um sucesso mundial. Conta a história de um mundo distópico onde a humanidade vive isolada por muros, buscando a sobrevivência contra os “titãs”, criaturas enormes que se alimentam dos homens. A nova temporada estreou no último domingo e ficou por conta do estúdio Mappa.
Atualmente, Attack on Titan tem exibição na TV aberta brasileira pela Loading, de segunda a sexta às 20h30, dentro do bloco Funimation TV. A 4ª e última temporada estreou por streaming no último domingo na Crunchyroll, que exibe os episódios legendados simultaneamente com o Japão. Pouco depois, os episódios também chegam à plataforma da Funimation (legendados, mas uma dublagem já foi prometida para sair em breve), que também traz as temporadas anteriores com opção de dublagem em português.
Dois longas-metragens em live-action, produzidos em 2015, foram exibidos em sessões restritas em cinemas do Brasil em 2018 e atualmente estão disponíveis na Netflix. Três filmes compilatórios que resumem as duas primeiras temporadas do animê também chegarão de maneira oficial por aqui até o fim do mês, no Amazon Prime Video. Saiba mais em nossas críticas aqui e aqui.
Pelo ritmo que tá dá pra ter ctz que a história não vai se encerrar em 16 ep, nao. Acho que nem o mangá vai ter acabado ainda.
Na moral não dá, a conta não fecha, o mangá vai acabar no capítulo 138 (o 134 fechou o volume 33, e desde o volume 6 todo volume de shingeki tem só 4 capítulos, então o mangá acaba no 138, mas eu acho melhor se o Isayama fizer um ou dois capítulos a mais) mas o anime nesses 4 primeiros episódios adaptou do 91 ao 98 (cortando umas explicações científicas, e umas cenas boas como a ué mostrava a Annie titã fêmea atraindo os titãs puros antes do Bertold arrebentar a muralha de Shinganshina), esse arco final tem 48 capítulos (se acabar no 138, o tio Isayama pode fazer mais que aceito) então tinha que ser 24 capítulos, e ainda assim o MAPPA tá adaptando um pouco rápido, com 2 capítulos por episódio, o WIT fazia em média 1,5 capítulos por episódio e cortava quase nada (só no arco político que cortaram poucas coisas mas fúteis como a tortura pervertida do Zackary num Nobre, e o raptor do Armin que tava disfarçado de História, assediando ele e se descobrindo gay por ter gostado do Armin mesmo descobrindo ele como um homem) eu espero que adaptem em anime de TV mesmo, mas se vier um filme ok mas o ruim é que vai demorar pra gente ver.
Óbvio que não vai acabar nesses 16 episódios. Deve haver um hiato de alguns meses e depois exibem mais episódios, igual rolou com a terceira temporada.
Faltam dois volumes japoneses pra acabar o mangá, sendo que quando o pessoal estava pensando que seria só mais um ainda sim teriam de tirar umas coisas. Ou isso vai virar filme ou vão mudar o final.
De olho em como Kimetsu anda estourando recordes pode ter um filme mesmo, ou até dois.
pelo ritmo que a temporada ta indo , tenho certeza q vai acaba com 16 mesmo, pq ela parece bem fraca comparada as anteriores. ninguem ta lutando contra titas . estao mostrando coisas muito leves. como se nao tivessem em guerra. como se todos estivessem em paz.
“pratica q pode crescer”? tudo nessa vida praticamente termina em filme!
Acaba em março o mangá, o anime em 28 de março alcança o 16, dá tempo sim pois duvido que vão adaptar tudo em 16 episódios, o mínimo seria 24 episódios pois são 48 capítulos ao total desse arco final.
Meu filho a partir do episódio 5 o pau vai comer (igual em Fate zero) se você não pulou o encerramento do episódio 4 viu a cena pós créditos, mas a partir do 5 vai começar a ter os titãs de novo e não falo mais nada, mas 16 episódios dá pra adaptar tudo não, MAPPA adaptou 2 capítulos por episódio até agora, e deve manter esse ritmo pois se acelerar mais aí fica ruim, pois esse arco final deve acabar no 138 e no total são 48 capítulos= 24 episódios no ritmo atual do MAPPA, mas tem que ter mais episódios ou fazem um filme mesmo.
The end of evangelion, Naruto the last, DBSuper Broly e a lista continua.
Se a sua previsão estiver correta, então vão tentar fazer com Shingeki a mesma coisa que fizeram com FMA:B… Quiseram que o fim do manga e do anime fossem próximos, mas acabou que o final do anime foi corrido e mal-acabado pra caralho…
Eles podem até crescer o olho no Kimetsu no Yaba, porém apesar do MAPPA ser um ótimo studio ele não revolucionou o uso do 3D em um anime e fez uma animação primorosa que nem o ufotable, pode ter certeza que pelo menos 70% da bilheteria de Kimetsu no Yaba se da a animação primorosa, algo que o MAPPA ainda não estabeleceu no mercado, Kimetsu é um fenômeno a ser estudado é uma exceção e não a regra, com certeza terão outros que irão tentar surfar na onda, porém mesmo com adaptação de conteúdo canônico só isso não se sustenta para o sucesso de uma obra, historia roteiro e animação tem que está em perfeita harmonia para trazer um resultado final como Kimetsu, repito um ponto fora da curva, portanto a exceção e não a regra, levando em conta que nem acho Kimetsu uma obra com um roteiro tão elaborado assim, nesse quesito fico com Fullmetal Alchemist: Brotherhood um roteiro muito bem fechado onde foram resolvidos todos os personagens, como obra concluída para mim é uma obra prima, minha opinião, em publicação meu preferido é Hunter X Hunter que em quesito roteiro e personagens ganha com folga de
Kimetsu no Yaba, lembre se não me odeie isso é apenas a minha opinião, estou certo sobre Shingeki o tempo dirá, porém acho que não irá surfar nas mesmas ondas de Kimetsu no Yaba.
O caso de DB de Naruto/Boruto são super diferente, em todos esses casos a Bilheteria não chega nem perto da Bilheteria expressiva de Kimetsu dentro do Japão (Território onde a obra foi Produzida). Os filmes de DB Super e Boruto apesar de canônicos eles foram recontados em sua versão manga/TV com “leves” alterações, DB Super de inicio não era para derivar uma série nova foi um teste de mercado que deu muito certo, devido a relevância de Dragon Ball mundialmente, tanto que o roteiro do filme é um roteiro original, o manga veio depois o mesmo ocorre com Brolly apesar de não ser recontado no manga, porém tem boas chances que na volta do anime de DB Super isso ocorra (encher linguiça), pois nesse caso não é considerado filler pois é uma historia canônica “divergente” do manga, mas leva ao mesmo destino e a obra está andando, Naruto The Last se não me engano é roteiro original do kishimoto mais não tem relação com o Manga, salvo engano, deriva se de uma light novel que fica entre o penúltimo e o ultimo capitulo do anme, e Boruto é o mesmo esquema de DB Super ,The end of evangelion apesar de recontar a primeira temporada a partir do segundo filme toma um rumo diferente, e Evangellion também merecia algo feito com mais orçamento, então Kimetsu foi ousado o suficiente para continuar sua historia em um filme com um arco do manga levando em direção a uma continuação direta, e rezo para Deus que os produtores e os roteiristas e nem a ufotable caiam na bobagem de refazer isso em uma nova temporada de anime, prefiro que seja lançada uma segunda temporada contando a historia de onde o filme parou ou um novo Movie qualquer uma dessas duas opções é aceitável essa opção de lançar o filme e depois reaproveitar no anime que nem Boruto e DB Super não acho uma boa estratégia, pois você está recontando uma parte do manga que já foi animada por um filme, que geralmente tem um orçamento melhor só para encher linguiça pois a obra não pode dar uma pausa para esperar o manga ter conteúdo a ser animado, ai fica um Boruto com 200 episódios “Fillers” que não te leva a lugar nenhum na historia.
Pra vc ver… ta “enrolando” tanto que é totalmente inviável acabar com 16 epis. Acho que nem filme vai conseguir cobrir esse final (só se o filme durar mais de 2 horas)
quero ver mesmo se no episodio 5 as coisas vao fica mais serias pq nos ultimos 4 episodios tem sido muito calminho e tranquilo como se todos estivessem em paz
Uai igual a primeira temporada, começo impactante (ok a primeira temporada foi bem mais impactante, mas nesta mostrou que os titãs estão ficando obsoletos já) e até o episódio 4 calmaria antes da tempestade.
Qual fullmetal cê tá falando? o clássico a partir do 22 mudaram totalmente pois o mangá ia demorar pra dar mais conteúdo e resolveram fazer história original, ainda achei legal mas o brotherhood é bem melhor, mas se o anime de shingeki não tiver outras pausas, no dia 28 de março vai lançar o episódio 16 e até o dia 5 de março já lança o último capítulo 138, então vai dar tempo sim pois o Isayama já deve ter contado o final de shingeki pro estúdio MAPPA.
Brotherhood. O anime acabou cerca de umas duas ou três semanas depois do lançamento do último capítulo do manga.
E acabou sendo muito corrido e deram um acabamento não muito bom, se comparado ao manga. Eu gosto, é legal, mas quando comparado ao manga, não é nem sombra.
Cara como assim? eu reli FMA e revi o FMAB e o mangá só é melhor que o anime na explicaçaõ da guerra de Ishval onde falam bem mais, mas no final ficou melhor no anime, parece que o mangá é que foi rushado isso sim, tipo quando o Edward derrotou o Pai no mangá foi sem graça e mal mostrou as milhares de almas saindo dele, mas no anime foi épico, outra obra cujo final no anime é bem melhor que o mangá é yugioh duel monsters (no caso o mangá tava na fase millenium world).