E mais um episódio de Kamen Rider foi lançado neste fim de semana pelo canal Toei Tokusatsu World Official, em comemoração aos 50 anos da franquia do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998). Desta vez é o primeiro episódio do clássico Kamen Rider Amazon, de 1974, que está disponível desde o meio-dia deste sábado (23), com legendas em inglês (tradução automática para português nas configurações do YouTube).
Assista o episódio:
Episódio 1 – Man or Beast? The Cool Guy Who Came From the Jungle! (Hito ka? Yajū ka? Mitsurin Kara Kita Sugoi Yatsu!)
Exibido no Japão em: 19 de outubro de 1974
Kamen Rider Amazon foi a quarta série da franquia criada por Ishinomori. O protagonista é o jovem Daisuke Yamamoto, que viveu com uma tribo amazônica desde que seus pais morreram num acidente de avião. Para deter a organização maligna Geddon, que visa dominar o Japão, Daisuke é submetido a um ritual místico que o torna em um Kamen Rider.
Tobei Tachibana (interpretado pelo saudoso Akiji Kobayashi, o Capitão Muramatsu de Ultraman), que foi o mentor dos Riders anteriores, se alia ao herói. Além de formar um elo de com os irmãos Ritsuko e Masahiko Okamura.
Amazon foi a última série Kamen Rider da era de ouro exibida pela emissora NET (atual TV Asahi). Totalizando apenas 24 episódios, exibidos entre 19 de outubro de 1974 e 29 de março de 1975, o clássico era exibido nas noites de sábado, das 19h30 às 20h. Seu lugar foi ocupado por Himitsu Sentai Gorenger, outra criação de Ishinomori e que foi canonizada anos mais tarde como a primeira série Super Sentai. Kamen Rider Stronger, o sucessor de Amazon, foi exibido pela emissora TBS, antecedendo o horário de Gorenger.
Além de aparecer em vários filmes de Kamen Rider, Amazon teve uma versão alternativa nos episódios 28 e 29 de Kamen Rider Decade (2009).
Kamen Rider Amazon ainda rendeu um spin-off chamado Kamen Rider Amazons (com S no final do título). Esta é uma produção de 2016 é exclusiva da plataforma de streaming Amazon Prime Video, que faz parte das comemorações dos 45 anos da franquia. Possui duas temporadas com 13 episódios cada, com uma carga mais dramática e violência digna do estilo gore.
No Brasil, Kamen Rider Amazons está disponível no Prime Video brasileiro como Amazon Riders, mas com legendas em inglês.
Fonte: Toei Tokusatsu World Official
Toei Tokusatsu
No ar desde 5 de abril de 2020, o canal Toei Tokusatsu World Official, que já conta com quase 150 mil inscritos, segue atualizando sua programação – sempre com dois episódios semanais de cada série. Eventualmente, o canal lança episódios de outros títulos que estavam na “lista parcial”, aguardando a vez de entrarem na programação regular.
Cada um deles tiveram seus dois primeiros episódios lançados no dia da inauguração do canal e com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Ou seja, as estreias semanais seguem a partir do episódio 3 em diante.
A atual programação inclui três clássicos exibidos no Brasil na década de 1990, além de séries do mangaká Shotaro Ishinomori (1938~1998). Confira as atrações (pelo horário de Brasília):
Domingos
- 12h – The Kagestar (1976~77)
Segundas
- 12h – Kikaider (1972~73)
Terças
- 12h – Batten Robomaru (1982~83)
Quartas
- 12h – Space Cop Sharivan (1983~84)
Quintas
- 12h – Marin Gumi (1988)
Sextas
- 12h – Solbrain (1991~92)
- 21h – Patrine (Poitrine, 1990)
Sábados
- 12h – Voltes V (animê, 1977~78)
pelo visto a tedencia é mesmo a toei adicionar todos os kamen rider da fase showa a heisei. Se for esse o caso vamos ter muitos meses de series novas kamen rider entrando no canal deles.
Amazon Riders está disponível na prime vídeo, mas não esta legendado.
Eu já entrei em contato com o suporte da plataforma sobre o assunto, infelizmente responderam que não tinham pretensão de legendar a serie (porém poderiam mudar de ideia caso mais assinantes reclamassem).
tem um site que tem todas as legendas se voce consegui os episodio a parte
Mas isso é normal. não é porque não esta dublado ou legendado que a serie nao esta legalizada no Brasil e etc. A amazon esse caso ela funciona só como um distribuidor da serie em parceria com a toei. ja que ela teve envolvimento na produção da serie.
E diferente da Sato que é licenciadora da serie kamen rider zi oh e black. nesse caso no mínimo ela é obrigado a legendar as series. ja que esse é um papel de uma licenciadora local e não dona das series. Isso explica também porque a toei não tem essa preocupação toda em legendar todas suas series no seu canal. Afinal ela é apenas uma produtora e distribuidora das series não é função dela legendar ou dublar nada. Se bem que acho q no caso da toei se resolve facilmente esse problema fazendo parceria com algum fansub americano pra legendar em inglês enfim.
Mas o título consta como original na plataforma, me pareceu mais falta de interesse em localizar o conteúdo mesmo.
sim. pode ter sido falta de vontade mesmo. rs mas como eu disse. A amazon nesse caso ela é uma co distribuidora da serie junto com a Toei. Então em tese ela não é obrigada a legendar nada. Ja com a sato por ser licenciadora quando ela assina o contrato com a toei. Ela é obrigada por contrato a no mínimo legendar a serie. Alias a única diferença entre ser licenciadora e distribuidora é essa. De resto tem nenhuma diferença. por isso todo mundo considera como algo oficial no brasil kamen rider amazons mesmo que nao tenha legenda em portugues. O mesmo vale para series do canal da toei ou do canal da tsuburaya. tudo é oficial no brasil. mesmo que não tenham legendas em português.
tem um site que tem a legenda do episodios