A vtuber Kizuna Ai recentemente comentou num vídeo sobre sua voz. Kizuna é uma das poucas vtubers – se não for a única – cuja voz original já foi de conhecimento público. A atriz Nozomi Kasuga já admitiu interpretar a personagem.
Contudo, com a criação de um projeto introduzindo diversas “versões” da vtuber lá em 2019, muitos fãs passaram a suspeitar que Kasuga (cuja identidade era então apenas uma suspeita) tinha sido substituída. No novo vídeo, Kizuna se diz brava e frustrada com comentários de pessoas “que não pesquisam as coisas direito”.
Ela insiste que não há “nenhum ator por trás dela” e que sua voz nunca mudou. A vtuber admite mudanças em sua personalidade, supostamente normais a qualquer pessoa. Para “provar” possuir a mesma voz, ela refaz as falas de seu primeiro vídeo no canal, aparentemente no mesmo tom.
Confira o vídeo com o desabafo, postado no dia 20 de janeiro:
Em abril de 2020, Kasuga entrou como uma assessora na empresa Kizuna Ai Co., Ltd, responsável atualmente por gerenciar tudo relacionado à vtuber. Essa empresa foi aberta após relatórios do meio de 2019 indicando dívidas da Activ8, responsável por criar e até então gerenciar a personagem, quando se especula a saída de Kasuga do projeto.
A atriz também saiu da agência com a qual tinha contrato em fevereiro de 2020. Ela ainda fez um vídeo falando sobre Kizuna Ai e sua entrada na empresa da vtuber quando abriu um canal próprio, o qual segue bastante ativo. Na época, foi noticiado que ela teria saído do papel.
Você pode saber um pouco mais sobre a Ai e vtubers num geral nesta edição da coluna Café & Matchá!
Fonte: ANN
“Até onde se sabe, a atriz não faz mais a personagem, mas a data exata de sua saída não é de conhecimento público.”
Insano que você faz uma matéria dessas e vê um vídeo desses e fala isso. Active8 literalmente anunciou que Nozomi é Kizuna Ai e Nozomi no próprio canal dela admitiu isso.
A agência que ela saiu não é uma agencia de vtubers but de Seiyuu, porque ela está 100% focada em Kizuna Ai e sendo parte da empresa Kizuna Ai Inc. Completamente insano que eu tenha que explicar isso em um vídeo onde ela fala pra pessoas como você pesquisarem direito. Que merda de “jornalista” você é.
Desculpa moço, do que eu entendi do vídeo da Nozomi quando ela revela ser a Kizuna Ai, parece que ela não está mais no papel para ir pra uma parte mais business. Os comentários no vídeo ressaltam isso. Além diso, uma matéria que eu consultei dizia explicitamente que ela saiu do papel e que agora estava como consultora, ou seja, uma área mais ligada ao business e menos à atuação.
Até porque é evidente que a “marca” vai fazer um comentário dizendo que nada mudou para se defender de críticas. Mas tirei essa parte do texto.
Carai!!! Negócio tá feio quando até um personagem fictício precisa se defender na internet… A q ponto chegamos… Yahahahaha!!!
Ai esta a vantagem da Hatsune Miku. Ela será “eterna”. Agora, as vTubers tem atrizes por trás. E, algum dia elas vão querer partir para outros negócios. A não ser que o dinheiro seja MUITO bom. Não duvido que, nos próximos anos, o Japão invista pesado em criar “vozes” virtuais.
Ou mesmo, usar inteligência artificial para transformar uma voz em outra. Isto já é possível. A uma reportagem onde uma empresa criou um vídeo “fake” do Obama. É bem assustador. Mas, seria uma forma das empresas criarem vTubers eternas. Bastaria treinar uma atriz para agir igual a atriz anterior e então usar IA para deixar as vozes iguais.