Chegamos à terceira semana de Ranking Oricon 2021, mais uma semana marcada pelo sucesso de Jujutsu Kaisen, a mais nova sensação da Shonen Jump. A lista, que cobre o período de 18 a 24 de janeiro, não apresenta nenhuma surpresa para quem acompanha as vendas semanais desde o final do ano passado.
Vejamos a tabela com os 50 volumes e os já “tradicionais” comentários, além da lista de séries mais vendidas (ao final):
Como adiantado na introdução, a semana não reservou nenhuma grande surpresa e trouxe a coroa de volta ao mangá de Gege Akutami.
Com 15 episódios do animê do estúdio Mappa, a popularidade vai de vento em popa, seguindo um curso quase que natural pelos próprios méritos da história, nada espetacular mas muito bem executada, e também por ocupar o vácuo deixado por Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba que também continua a vender bem.
Com 156.528 cópias do volume 14 (o mais atual), Jujutsu reassumiu o posto após uma queda drástica de Attack on Titan #33, 1º colocado no ranking da semana passada, com 226.752 exemplares vendidos, e 32º agora, com pouco mais de 1/3 em relação ao os 7 dias anteriores, 73.146 exemplares. Trata-se da 3ª semana seguida de AoT #33.
Observa-se inclusive uma diminuição no número de volumes vendidos em geral No ranking referente a 11-17 de janeiro, todos os 16 primeiros colocados (curiosamente, 15 volumes de Jujutsu Kaisen e um de Attack on Titan) haviam alcançado pelo menos as 100 mil cópias vendidas por edição, enquanto na lista dessa semana, apenas o líder conseguiu tal feito.
A curva descendente parece manter uma lógica de acordo com os lançamentos das editoras japonesas, que costumam acontecer na primeira semana o mês.
Dos 50 encadernados, gostaria de destacar a presença de Skip Beat! no top 10, com seu mais novo volume (46). A série de Yoshiki Nakamura é publicada há quase 20 anos pela Hakusensha – começou a sair em 2002 – e em dado momento chegou a fazer algum barulho por aqui (por scanlator, diga-se), mas nunca despertou interesse de nenhuma empresa brasileira.
Vale também a menção a Blue Period #9 – obra cuja adaptação em animê foi anunciada recentemente. O mangá de Tsubasa Yamaguchi vem chamando cada vez mais atenção e tem toda a cara de que pode pintar por aqui (JBC ou NewPOP são favoritas, ao nosso ver).
O título da série é uma referência direta à chamada “Fase azul” de Picasso, que compreende a predominância do azul em seus trabalhos na metade da primeira década do século XX, e conta a história de um garoto que de repente vê sua vida mudada pela pintura.
O total de volumes vendidos por série demonstram a tendência que o ranking por volumes também apontava (com destaque para Haikyu!!, Kemono Jihen e Chainsaw Man, que não aparecem no ranking com nenhum volume específico, mas ainda assim tiveram números razoavelmente bons).
- Demon Slayer – Kimetsu no Yaiba, 1.668.297 cópias vendidas;
- Jujutsu Kaisen, 1.331.833 cópias vendidas;
- Attack on Titan, 259.209 cópias vendidas;
- Chainsaw Man, 153.250 cópias vendidas;
- Spy x Family, 101.509 cópias vendidas;
- My Hero Academia, 96.436 cópias vendidas;
- Skip Beat!, 90.771 cópias vendidas;
- Haikyu!!, 87.245 cópias vendidas;
- Kemono Jihen, 84.619 cópias vendidas;
- Blue Period, 83.985 cópias vendidas.
Fonte: Oricon
Saudades do tempo em que eu olhava o ranking de vendas e tinha vários mangas novos para ler