A Funimation adicionou hoje (04) ao catálogo o primeiro remake de Patrulha Estelar, Yamato 2199, com legendas em português. A série está intitulada na plataforma como Star Blazers, o nome americano da franquia. A animação começou a entrar, na verdade, no dia 25 de janeiro, mas só hoje todos os episódios ficaram disponíveis na plataforma.
A sequência, 2202, deve entrar em breve por completo – no momento estão disponíveis o primeiro e o último episódio.
Patrulha Estelar Yamato
Star Blazers: Space Battleship Yamato 2199 & 2202
Space Battleship Yamato 2199 & 2202 são remakes da franquia Space Blatteship Yamato (Uchuu Senkan Yamato), produzida originalmente pelo grupo TAC, com 3 temporadas exibidas entre 1974 a 1980 no Japão, além de filmes. A nova versão foi produzida pelos estúdios AIC (filmes 1-3 de 2199) e Xebec (filmes 4 a 7 e todos os filmes de 2202).
Yamato 2199 foi primeiramente exibido nos cinemas japoneses, com 7 filmes lançados entre 2012 e 2013, recontando a primeira temporada da série. Já Yamato 2202 (2017-2019) adapta a segunda temporada, também chegando primeiro aos cinemas com 7 filmes.
A versão do serviço pelo jeito divide os dois títulos em 52 episódios, 26 para cada “temporada”. Os filmes também foram exibidos assim na TV japonesa, esse é chamado de “formato animê de TV”. O home-vídeo também traz a série nesse modelo de episódios.
A animação original começou a ser lançada em 1979 nos EUA sob o nome Star Blazers e foi exibida pela primeira vez no Brasil na década de 1980, intitulada Patrulha Estelar.
A história se passa no ano de 2199, quando a raça alienígena dos Gamilas (Gamelons na dublagem do animê) causa um dano radioativo na Terra, impossível de reverter. Os habitantes se refugiam na superfície e a extinção da humanidade está prevista em um ano.
Porém, uma esperança vinda de uma mensagem misteriosa em uma cápsula, faz com que os humanos busquem a salvação no Planeta Iscandar. Para isso, criam a Encouraçado Espacial Yamato, aproveitando a estrutura do clássico navio usado na Segunda Guerra, com a tripulação viajando pelo espaço em busca do elemento que removerá a radiação da Terra.
A NewPOP vai lançar o mangá de Leiji Matsumoto em breve.
Fonte: Funimation
Finalmente o remake de Patrulha Estelar vai ser exibido oficialmente por aqui.
A primeira temporada é muito boa e conta com uma ótima animação. Já a segunda não achei tão caprichada assim e meio que dropei. Não por causa da parte técnica – que está um pouco inferior – mas porque a trama estava um tanto brisada…
Tomara que os planos da Funimation para Patrulha Estelar no Brasil sejam mais ambiciosos.
Será que rola dublagem da série?
Yamato 2199 ficou sublime mesmo! Já 2202 ficou uma bosta! Cagaram todo o roteiro, destruíram a ótima história original de O Cometa Império. Uma pena…
Eu ainda pretendo ver o restante da segunda temporada, mas derraparam mesmo…