Assim como Memories, Captain Tsubasa: Rising Sun, o mangá atual de Yoichi Takahashi, está chegando em “sua batalha final”. Pelo menos é o que diz a edição mais recente o da Captain Tsubasa Magazine.
A revista também anunciou que entrará em hiato devido à pandemia de Covid-19, com a próxima edição será adiada de abril para junho.
A revista nasceu em abril de 2020 como um braço da Grand Jump, tendo como foco apenas a série Captain Tsubasa.
Captain Tsubasa: Rising Sun está em publicação desde 2013 e já conta com 14 volumes encadernados, com o 15º programado para o dia 02 de abril.
É uma das continuações de Captain Tsubasa – também conhecido no Brasil como Super Campeões – feita pelo autor original da obra, Yoichi Takahashi, trazendo o Tsubasa Oozora jogando nas Olímpiadas pelo Japão.
Fonte: ANN
A série original de Captain Tsubasa acompanha Tsubasa Oozora (ou Oliver Tsubasa na dublagem brasileira de séries mais antigas) em sua jornada de se tornar um jogador profissional. Após ganhar diversos campeonatos jogando pelo time da escola, cujo treinador é um famoso ex-jogador brasileiro, ele vence a Copa Sub-17 pelo Japão e vem jogar no Brasil. Nas sequências da série, vemos Tsubasa no São Paulo Futebol Clube (ou Brancos F.C., dependendo da versão), posteriormente no Barcelona e também jogando pelo Japão na Copa de 2002.
O primeiro mangá foi seriado na Shonen Jump, da editora Shueisha, de 1981 a 1988, com 37 volumes compilados (além de render várias continuações e spin-offs). A série já inspirou quatro animações: Captain Tsubasa (1983-1986), Captain Tsubasa J (1994-1995), Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2002) e Captain Tsubasa (2018-2019).
No Brasil, foram exibidas Captain Tsubasa J, pela extinta Rede Manchete nos anos 1990, e Road to 2002, pelo Cartoon Network e Rede TV!, nos anos 2000. Em ambos os casos, a série foi chamada de Super Campeões. O Cartoon também trouxe o remake de 2018, com o nome Captain Tsubasa, começando a exibi-lo no mesmo ano, durante a Copa do Mundo e agora essa série está disponível dublada no Amazon Prime Video, além de ter tido dois episódios disponíveis nos voo da LATAM, no serviço LATAM Play, por pouco de tempo.
Que pena, eu como leitor do manga posso dizer que daria pra fazer uns 200 vols e espero que o Autor continue depois de encerrar o Rising sun
Qual a sequência certa para ler, considerando os mencionados “diversas sequências e spin offs”?
Captain Tsubasa, World Youth, Road to 2002, Golden 23, Kaigai Gekito e esse.
E o traço cabeça de alfinete não muda
Gostaria de apenas um anime indo até World Youth já temos 4 séries uma que flerta com 2002, essa ultima de 2018 que estava muito top, mas para no ponto alta igual a que passou na antiga Manchete Captain Tsubasa J, que pena que nunca veremos
World Youth animado completo, uma solução seria a continuação por OVAS como fez Prince Of Tennis, talvez em ano de Copa da Mundo eles lancem mais alguma coisa, porém ver Captain Tsubasa World Youth é um grande sonho meu, contudo com a volta de Dragon Quest (Fly o pequeno Guerreiro), que provavelmente irá adaptar a história de Dai (Fly) até o fim, esse sonho não parece impossível.