Os fãs de tokusatsu que assistiam as séries clássicas, licenciadas pela Sato Company, sofreram mais um baque. No Prime Video, Jaspion, Changeman e Flashman saíram do catálogo (Jiraiya, Jiban e National Kid já tinham saído da plataforma de streaming da Amazon em janeiro deste ano).
No TokuSato, canal oficial da Sato Company do YouTube, os clássicos também saíram do ar, com exceção de National Kid e Jiban.
Segundo apuração de Danilo Modolo, do canal TokuDoc, ainda não houve acerto com os todos os dubladores das séries antigas sobre seus respectivos direitos conexos. O mesmo vale para Kamen Rider Black, que está disponível no Prime Video apenas na versão legendada. Até o momento, a distribuidora oficializou o acordo feito com o dublador Elcio Sodré, a voz de Issamu Minami na série de 1987.
Até o momento da publicação desta nota, a Sato Company ainda não se pronunciou sobre a retirada das séries clássicas. No entanto, é possível que as mesmas retornem, mas em versões legendadas.
Assista o vídeo:
Além da disponibilização nas plataformas de streaming, Jaspion, Changeman e Jiraiya tiveram exibições nas manhãs de domingo da Band. Inicialmente programadas para ocupar o horário do futebol, que foi adiado por causa da pandemia da COVID-19, as séries de sucesso da extinta Rede Manchete estrearam em 22 de março de 2020 e dobraram a audiência faixa.
Segundo dados prévios do Ibope, Jaspion garantiu uma média de 2,2 pontos de audiência na grande São Paulo, com pico de 2,6. Os nomes dos títulos apareceram nos trending topic do Twitter (relembre aqui).
Em 30 de agosto do mesmo ano, os dois primeiros episódios de Kamen Rider Black foram exibidos, substituindo Jaspion na faixa das 11h50 da manhã. Mas em 3 de setembro de 2020, a versão brasileira sofreu uma suspensão pela lei dos direitos conexos, causando no cancelamento da série na programação da Band.
Segundo informações, esse foi um dos motivos pela saída das séries tokusatsu da emissora do Morumbi em 13 de setembro, somado à falta de patrocínios. Cogitava-se a possibilidade de outro horário para as séries tokusatsu na Band, já que a programação esportiva voltou a ocupar boa parte da grade dominical.
Fonte: TokuDoc
Agora que isso pegou quero ver o que a Sato vai fazer, já que eles só vivem de Changeman, Jiraya e Jaspion, nada contra as séries, até acho legal, mas o pessoal não cansa de viver só disso não? fico imaginando se os animes no Brasil fossem parecidos, a gente só vivesse de CDZ, Shurato e Yu Yu Hakusho.
Acho que a Sato Co. vai acabar resolvendo essa parada com os dubladores, mas deveria ir atrás de material novo ou mesmo outros tokus clássicos aqui no Brasil, como Metalder, Google Five (o nome era esse?) ou Lion Man.
É nessas horas de material de streaming saindo fora de catálogo que sempre é bom lembrar que esse mesmo material só não vai se perder porque saiu anos antes em formato físico (leia-se em DVD) pela Focus Filmes em cópia decente, não devendo quase nada pras suas contrapartes da Toei Video
Felizmente o público fã de animes e mangás no Brasil se renova como deveria, e cada geração tem suas produções marcantes. Já passou da hora dos fãs de tokusatsu superarem o fim da Manchete, e espero que a Loading ajude um pouco nisso.
eu so tenho a fazer um apelo a loading , por favor salve os tokusatsus das maos diabolicas da sato company.
O que esses dubladores querem afinal?
Por que não tiram dinheiro das majors, essas sim arrancam até as suas almas…
Ainda bem, é ótimo lembrar de cada época e seus animes diferentes, no meu caso como nasci nos anos 90, lembro da época do CN e Fox Kids, TV Globinho e Bom dia e Cia, Band Kids, PlayTV em 2006 e etc…, as pessoas tem que entender que cada época tem seus animes, reprisas são legas as vezes, acho ótimo e amo ver Cardcaptor Sakura na Loading, mas quero lembrar do Canal como um canal que reprisava Sakura e também tinha animes novos como Attack on Titan, My Hero Academia e varios outros que irão chegar. Acredita que tem gente que pede Jaspion na Loading?
Não, Artie. A Focus errou feio em boa parte de lançamentos de tokusatsu em DVD. Seja no timing quanto quanto na qualidade.
Pois é tem tanta serie maneira no Japão que nunca teve chance de vim pro Brasil velho, se não pode lançar sentai tem outras coisas como os Tomica hero, o próprio Gridman que chegou a passar a versão americana seria uma boa trazer o original reforçado o já anunciado anime que vai estrear dublado aqui, tem metal hero faltando que poderia vim também como Jamperson, e ressuscitar os detetive espaciais aqui com uma nova dublado pra se manter um padrão nas vozes, trazer a trilogia dos Gransazer por tem muito material maneiro e investir pesado nos ultra e kamen riders
Serie que tem adaptações pela saban não vai rolar a não ser que a hasbro abdique dos direitos por exemplo kamen rider black rx tem uma adaptação americana porem a Disney não renovou os direitos quando estava na sua tutela hoje a serie pode voltar a ser trabalhada no Brasil, Spilvan,Metalder, e os B-Fighter não podem ser vendidas pois existe adaptações americanas delas, o que eu tenho duvida é shaider pois ele serve de base pra segunda parte de vr troppers então não sei se isso prejudica uma possível nova empreitada de relançamento dos 3 policiais do espaço aqui no Brasil.
são direitos deles filho
Eu acho que não tem nada a ver com os fãs da Manchete não querendo superar essas séries. Fã da Manchete é fã da Manchete, fã de tokusatsu é outra história. Eu gosto de Jaspion e Changeman porque é Jaspion e Changeman, só ocorre que eles foram originalmente exibidos na Manchete, lembrando que eles tiveram exibições em outros canais como foi a mais recente na BAND. O interessante de você ter essas séries preparadas para sobreviver todas as eras é trazer novos fãs a cada geração sem perder os fãs das antigas. Mas essas licenças precisam estar com uma empresa que tenha como trabalhar as séries dessa maneira. A Sato Co não tem recursos financeiros pra pagar por esses direitos conexos e muito menos pra redublar todas as séries. E também não acho que redublar seja a solução porque você elimina uma geração inteira de pessoas consumindo essas séries. Eu acho que nos deparamos com uma situação de morte. Infelizmente por causa da ausência dessa disposição de recursos esse grupo de séries se tornou inviável, morreu.
Pagar os direitos conexos é mais barato que pagar uma nova dublagem. A Sato, ao licenciar, já deveria ter se preparado pra pagar esses direitos aos dubladores.
Enfim, mesmo que em ondas, a Sato pode conseguir ir pagando os direitos conexos. Que isso se resolva logo.
Tem nada a haver o que tu disse vei.
Vc ta querendo disser que a culpa de não lançarem novos lançamentos são dos fãs antigos quando a culpa maior é da pirataria, muitos assistem essas series por meio não oficial isso sim prejudica os novos lançamentos.
Os fã que consomem material original estão estimulando novos lançamentos independente do ano de exibição ou ano de lançamento.
Não, a culpa é dos fãs antigos que são presos a época da manchete, você acha mesmo que 1/3 desse pessoal assiste as series novas? a maioria acha que Kamen Rider começou no Black e que Jaspion é o primeiro Metal Hero, pirataria não tem nada a ver, tem fã que assiste anime pirata e por meios oficiais, agora tokusatsu o pessoal só quer saber dos antigos, e tudo que veio depois da manchete é ruim, as pessoas tem a ilusão de que tokusatsu é igual anime, onde geral acompanha direto, quando na verdade pessoal que acompanha mesmo é a grande minoria.
No Jiraiya, de fato foi um desastre
Sério? Vc acha mesmo que a geração manchete não sabe sobre as continuações? Acorda amigo estamos na era digital, têm internet em quase todas casas hoje em dia.
O maior empecilho para novos lançamentos é a pirataria e não um nicho que assiste jaspion e changeman de forma oficial.
Na verdade devemos agradecer que essa minoria ainda assiste tokusatsu antigo, se não fosse por eles os tokusatsus ja tinham morrido no brasil e só ia ter ficado o insuportavel politicamente correto Power Ranger.
O que falta é mais apoio dos fã em consumir material oficial, isso sim traria mais lançamentos de tokusatsus por aqui.
Claro que conhecem as continuações, e dizem que são ruins, infantis e na época da manchete tudo era perfeito, você está generalizando algo que não existe, animes as pessoas conhecem e assistem as continuações, o publico que assiste de forma legal e ilegal coisas novas e velhas é enorme, o mesmo cara que assiste CDZ muitas vezes assiste Attack on Titan, agora diferente do cara que assiste Kamen Rider Black e diz que é o melhor da franquia e os outros são lixos.
Só pra lembrar que após o fim do Toonami e do Animax, o pessoal assistia mais animes ilegais, começou até ter um preconceito na época com a dublagem, isso não impediu das novas gerações assistiram os animes novos, a mídia na internet falava sobre ele, diferente de tokusatsu, não vejo nenhum lugar falando de tokusatsus novos.
Tokusatsu não tem muita força no pais, o pessoal lembra da era manchete, essa é a verdade, tem pessoas que continuaram após isso, mas são a minoria, a maioria lembra de series de heróis japoneses que assistiram na infância.
Google Five é quase impossível com a Hasbro no comando de PR (e por consequência no sentai). Vide o que eles fizeram com os sets de sentai que a Shout tava fazendo.
Novamente,o Sato meteu os pés pelas mãos,sem planejamento,tenho pena dos fãs….Off.:Também fui da Geração Manchete e ainda acho estranho ainda reexibirem Jaspion,KR Black e cia,sendo que tem muitos tokus atuais,não digo as sentais porcausa da “onore” Hasbro,mas tem outros Riders como Zero One e Saber…Of.:Pra mim,a Era Manchete acabou a muito tempo,graças a web,pude ver Excreedraft a B-Fighter Kabuto e tantas outras….nem todo fã da Manchete é saudosista e uma vez aprendi que ou você segue em frente ou dança,porque o tempo não para….Off.:Não gostei do que Toei fez com Jaspion e Jiraya naqueles filmes do Gavan G,não quero nem imaginar o que fariam com a Rescue Police (Winspector,Solbrain e Exceedraft) ou Jiban e Janperson….
Que material original cidadão que não tem, o investimento nesse tipo de produto parou na manchete, o povo simplesmente não corte, se a Sato fosse uma empresa de responsa titia trazido Kamen Rider build ou zero one em vez da merda do zio, e uma empr da que tá a tantos anos no mercado mas comete cada erro grotesco que dá até vergonha, uma amadorismo de primeiro linha, o que tem de gente pedindo Jiraya, Jaspion e Cia na loading chega até a ver vergonhoso
Concordo plenamente, Como nasci nos anos 90 eu cresci vendo Power Rangers, e em todas as escolas, na faculdade, estágios, trabalho e talz, o pessoal lembrava das séries e comentava sobre a série original, o filme dos anos 90, força do tempo, força animal (inclusive o episodio que reúne os rangers vermelhos), muitos sabiam que tinha novas temporadas e até que Power Rangers é baseado em Super Sentai….mas é só isso, ninguém teve interesse em assistir novas temporadas ou Super Sentai, ninguém liga, são só series de heróis coloridos que assistiam na infância, são poucas pessoas que realmente curtem essa produção e vão atrás de outras temporadas, e com Tokusatsu é igual, por isso digo que Tokustasu não tem força no pais, pessoal só quer ver as series que assistiam na infância, ninguém liga pras series novas, diferente de animes, onde o pessoal que via desde de DBZ na Globo, Naruto no SBT, assiste hoje animes como Attack on Titan e My Hero Academia.
Cara, com o dólar na estratosfera, a dublagem passa fácil dos 500 mil mangos, nem toda empresa média tem isso.
Mas até que do Black não está de todo errado, já que Black era para ser o marco zero dos Riders, depois isso mudou.
Jiraiya tem um BOX “edição de colecionador” refeito pela Focus que pouca gente conhece e ficou praticamente 100% perfeito e que teve poucas cópias no mercado, quem adquiriu pode se dizer que é um grande felizardo, tá com um material de alta qualidade nas mãos.
Pessoal tá se apegando muito a essa “modinha” do Direito Conexo…Se o Sato gasta 5 Mil de Direitos Conexos do elenco de dublagem de um seriado é muito…Tem ator na Globo que participou de novela completa com mais de 150 capítulos e recebe 300 conto de direitos por toda a sua participação, imagina quem dublou só um ou dois episódios…
Vc trampa de graça cara? Se eu pegar algo q vc fez a anos atrás, vc vai deixar eu usar sem ter que te atribuir nada? Se a resposta for sim vc é um trouxa, mas a gente sabe que é não. Então para de fogo.
Sinceramente eu tenho a ligeira impressão que isso tudo poderia ter sido contornado se a Sato Company n tivesse jogado sujo com o Elcio Sodré e tivesse negociado com ele na moral. Mas quis fazer o cara de vilão perante ao publico pra ver se ganhava no grito algo que era direito dele. Tá ae o resultado.