O segundo dos três anúncios reservados para este sábado (3), dia em que a série original de Kamen Rider completa 50 anos de sua estreia no Japão, agitou as redes sociais, especialmente entre o fandom brasileiro de tokusatsu. Vem aí Kamen Rider Black Sun, o reboot do clássico Kamen Rider Black (1987~88), com estreia prevista para a primavera japonesa de 2022 (entre março e junho). A divulgação aconteceu às 10h da manhã (22h de sexta pelo horário de Brasília).
Dirigido por Kazuya Shiraishi (Kyoaku e The Blood of Wolves), esse novo projeto inovará as perspectivas para uma nova interpretação do personagem criado pelo mangaká Shotaro Ishinomori (1938~98), segundo nota oficial.
O logo de Kamen Rider Black Sun foi desenvolvido pelo artista Masato Suzuki (Flying Bell Company) e teve a caligrafia feita por Souun Takeda (Souun Office).
Status do homem mutante no Brasil
Numa live transmitida em 10 de maio de 2020, Nelson Sato, presidente da distribuidora, havia comentado sobre a possibilidade de adquirir duas séries Kamen Rider, sendo Black e uma série da era Heisei. Com a aquisição do clássico de sucesso na extinta Rede Manchete, a Sato Company anunciou em 16 de agosto, num painel do evento online Geek Nation, a estreia de Black na Band, substituindo Jaspion.
Em 3 de setembro de 2020, a versão brasileira sofreu uma suspensão pela lei dos direitos conexos. Após a exibição dos dois primeiros episódios, em 30 de agosto do mesmo ano, Black foi cancelado da programação da Band.
Esse foi um dos motivos pela saída das séries tokusatsu da emissora do Morumbi em 13 de setembro, somado à falta de patrocínios. Cogitava-se a possibilidade de outro horário para as séries tokusatsu na Band, já que a programação esportiva voltou a ocupar boa parte da grade dominical desde 20 de setembro.
Adicionado em outubro passado, Kamen Rider Black estava disponível no Prime Video até meados de março, apenas com áudio original e legendas em português. Com a recente negociação dos direitos conexos, é possível que a série retorne ao catálogo em algum momento com a dublagem original da extinta Álamo e mais a versão brasileira do último episódio (inédito na TV brasileira) realizada pela Centauro.
Kamen Rider Black estará disponível no canal TokuSato (188), que estreia nesta terça (6) na plataforma gratuita de streaming Pluto TV.
Fonte: Kamen Rider Official
Sobre Kamen Rider Black
Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada). A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.
Em 1995, a Manchete exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power Rangers, VR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.
Tomara que a Toei inova com esse reboot que coloque novos elementos tipo um novo segundo rider um parceiro do Black e novas transformações do Black, não fiquei mais do mesmo igual a serie clássica.
Parece interessante ver o Black por outra perspectiva assim como Ichigo e V3,tomara que esse novo Black possa evoluir em Black Rx, e que o Shadow Moon vire um KR também,haja visto que no final de Black ele ajuda Kotaro a matar o Grande Rei e em Black Rx,ele se sacrifica pra salvar algumas crianças e acaba morrendo….
Nobuiko não ajudou Isamu contra o Grande Rei. Nobuiko estava no chão golpeado no King Stone pelo Satan Sabre, que estava com Isamu. E este, por ser candidato a sucessor do Império Gorgon, chamou o Satan Sabre que estava nas mãos de Nobuiko, a pedido dele antes que morresse. Posteriotmente, o Grande Rei foi perfurado pelo Satan Sabre.
Um segundo Rider como parceiro é desnecessário. O enredo se passa entre DOIS jovens selecionados para disputar o trono do Império Gorgon. São DOIS King Stones. Um para cada jovem.
Se fosse para ter outras transformações, faria sentido um reboot do RX (que inclusive foi bem infantil, comparado ao Black e que merece bem mais um reboot), e não do Black.
A sua forma original e a trama, foi o que alavancou o sucesso da franquia Kamen Rider, já que esta série é a mais famosa da mesma (aqui e no Japão). Mudar isso é o mesmo que dar um tiro no próprio pé. E tão pouco seria um reboot, só porque vai ter o mesmo nome, mas com o visual totalmente diferente.
O que os produtores deveriam fazer é adicionar novos golpes, com maior poder de destruição, similares aos de Shadow Moon. Nada de transformações mirabolantes (chaves e centurões falantes, cartões ou braceletes, todos feitos de plástico colorido). E nem armas espalhafatosas de cores “berrantes”, que são nitidamente brinquedos de luz e som.
torcendo para que tenha finalmente apareça o imperador secular de forma humanoide com os poderes das kingstone de black e shadowmoon. na serie antiga so mostrou o bagaço do imperador antigo.
que boa noticia vao reviver o lendario black ja que cansaram de fazer esses riders atuais onde todo mundo faz henshin na serie e so ficam usando livrinhos e brinquedinhos e isso esta estragando a serie
que venha reboot do black kamen rider .
Obrigado pelo “bizarro” ao se referir a Masked Rider
Credo, quanta ideia ruim.
“Cansaram” onde, amigo? A série KR continua firme e forte, essa é uma das ramificações pra expandir a franquia apenas, e nem é a primeira, já fizeram o Amazons antes.
Off.: Sempre houve mais de um KR,em KR 1 (teve Ichigo,Nigo e os Shock Riders),depois em V3 (V3 e Riderman),as multi-formas dos Riders começaram com Stronger e Rx (Rx,Robo e BioRiders),depois Kuuga aprimorou a idéia e desde então…agora aquela Complete Form 21 do Decade (Decade Vs Zi-O) poderia ter sido melhor aprimorada,dúvido que depois daquele filme veremos o DCD novamente com o mesmo ator
E a graça do Black é ele ser sozinho, é uma história pesada, colocar parceirinho torna o negócio imbecil pra caralho. Toda a história do Kotaro é sobre ele estar sozinho quando lutar. E esse lance das formas, deixa longe do Black também, por favor. Não tem nada de inovador em fazer o mesmo que os outros fazem, isso é o completo oposto do que você quer dizer.
A época do Black era uma coisa e naquele tempo quem dava as cartas era o Shotaro Ishinomori,hoje é a Bandai e com o aval dos sucessores dele,tanto que se não fossem essas formas e o carisma da franquia ressuscitada pelo Kuuga, KR teria o mesmo destino dos Metal Heroes….
Igual a daqueles brinquedos SIC?
Aguardem Nutellagem da brava: piadinhas, visual coloridinho, criancinhas participando ativamente, atores com visual andrógeno, zero de teor sombrio ou violência na história. Esperem um Kamen Rider Marvel, como os atuais. E o choro é livre Nutellada, frequentadora desse site.
Essa ideia foi utilizado em reboot de Kamen Rider Amazons, mas acredito que vai acrescentar mas coisas em Black, adicionando um novo Rider e mais o Shadow Moon que fica três riders dentro da serie, novas armas, novas transformações e novos finishes, sem ficar somente no rider kick, mas mantendo a trama principal.
Você tem razão, e foi o que imaginei desde que começou a era Heisei,se a Geração Nutella/Irmãos Neto e afins vissem o que a gente via nos tokus dos anos 80 a 2000,eles teriam um infarto,se vissem coisas legais como o Jaspion e Spielvan fincando a espada nos monstros e depois dando o Cosmic Halley e Blade Slice, a derrota do Flash King pro Za-Sconder,a morte e ressurreição do Jiban,a destruição do Tetra Boy e Jet Garuda no final de Jetman,ou a morte e ressurreição do Black e Blue Beetle em B-Fighter e afins,coisas estas que eles ficariam criticando até a última,escreveriam verdadeiros textões e outras besteiras….Off.: Meu falecido pai os chamaria de Geração Casca-de-Ovo,Pó-de-arroz que qualquer coisinha correria pra baixo da saia das mães…ou como diria o Simon Phoenix:”(…) o mundo virou uma versão covarde dele mesmo (…)”…a sociedade atual precisa de Um Simon Phoenix e de um John Spartan pra botar o mundo nos eixos e acabar com essa nutellagem….
Pela sua lógica absurda o Amazons deveria ser um fracasso e não foi, pelo contrário.
Lógica absurda? Só se for da sociedade atual que encovardou….sociedade que hoje não aceitaria guerreiros sombrios como o Black,Shin e outros…Off.:Conheço o Black desde a Era da Manchete,assisti todos episódios,inclusive o último que vi em sites de vídeo e era cool,já Rx ,a Toei deu uma amenizada….Off.:Assisti alguns vídeos do Amazon e pra molecada atual seria traumatizante…o que chega ser irônico,já que muitos são adeptos do MK….Off.: Quem define esses Riders “nutella” é a Bandai e a Toei se fazem algo nos moldes de alguma série dos anos 80 a 2000,corre o risco de não vender ou de tomar processo por instigar a violência…Off.:Fui daquela Geração de Ouro da tv,onde assistiamos Esquadrão Classe A,Super Máquina,Jaspion,Jiraya,Jiban e afins sem censura ou questionamentos e superviosinados pelos meus pais….
Gostaria que este seja o Primeiro Tokusatsu licenciado como Original Netflix será que poderia ser adquirido?
Essas coisas que você mencionou não tem absolutamente nada demais. Morte e violência estão presentes nos tokusatsu de hoje também. E hoje em dia tem coisas muito mais pesadas em animes e mangás mais populares do que qualquer série antiga de tokusatsu conseguiu ser.
Não, sua geração não é mais corajosa ou resiliente do que a geração de hoje
Você sabe que a culpa da geração nutella de hoje é da geração dos anos 80 e 90, né? Gente que cresceu assistindo tudo que podia, mas que ao crescer, foram os primeiros a podar tudo que os filhos assistem.
“Ai, é muito violento, ai é muito apelativo.” São falas de pais de 30-40 anos, que cresceram em que época mesmo?
Lembre que as crianças de hoje assistem o que é feito pra elas – e não, elas não deixar de ver Jaspion porque é violento, não vão ver porque é velho em muitas maneiras. Eu lembro de quando criança não conseguir assistir Speed Racer – que tem tantas mortes quanto ou mais que qualquer tokusatsu mancheteiro – e achar horrível por ser velho. E meu pai adorava, porque era da época dele. O tempo muda, valores mudam, tudo muda. Você não pode esperar que um moleque de 10 anos de hoje em dia aja como um dos anos 80.
Interessante esses pontos de vista de vocês,por vezes me deixo levar por sites,comentários e afins e como disseram não se pode comparar uma criança dos anos 80 com uma de 2021….Off.:No fundo,nem eu sei mais de quem é o culpado por essa “nutellagem”/covardia e afins,mas se tivesse filhos,eles gostassem de Jaspion,CDZ,DBZ e afins,os apoiaria da mesma forma que meus pais fizeram comigo,assistia tais séries e não me tornou uma pessoa violenta,aprendi coisas boas com tais obras de ficção,lembro de meus pais assistindo “A Ressurreição de Jiban” e quando saiu aquela parte onde surje o Perfect Jiban e suas armas,meu pai disse:”(…) Voc~e sabia que isso já viraram brinquedos?(…)” e eu respondi:”(…) Sabia,queria que estes os existisse aqui (…)” Off.:Eu também vi o Amazons é também barra, diferindo um pouco da linha principal, ou seja de 1 ao Saber,e com histórias que lembram um pouco o Shin Kamen Rider….
esses kamen rider atuais so ficam usando brinquedinhos e livrinhos todo mundo fazendo henshin virou uma bagunça total
realmente, os ultimos kamen riders não curti muito… de 2000 pra ca acho que os unicos que assisti do inicio ao fim e gostei de verdade foi “Ryuki”, “Faiz/555″(esse até não curti muito os trajes mas o enredo em si é bom… os outros, alguns consegui ver até o fim e achei mais ou menos bom como o Den-o, Wizard, Decade, OOO… e alguns outros, o resto tentei começar e dropei rapidão, principalmente os mais atuais.