A empresa japonesa BIGWEST e a empresa americana Harmony Gold USA assinaram, em 1º de março, um acordo referente aos direitos mundiais de Macross e Robotech. Para quem não sabe, a franquia Robotech foi criada a partir da edição de 3 séries diferentes: Macross, Southern Cross e MOSPEADA, os direitos foram cedidos pela Tatsunoko para a Harmony Gold, que então criou a produção.
O problema é que Macross não é somente da Tatsukono, a Bigwest também é dona da série e, aparentemente, não foi envolvida na negociação de direitos para a Harmony. Por isso, diversas disputas judiciais começaram referentes às duas franquias.
O acordo agora acerta a distribuição mundial da maioria das sequências e filmes de Macross e garante que a Bigwest não fará oposição ao lançamento no Japão de um live-action de Robotech, produzido pela Harmony. A empresa americana também está autorizada a utilizar 41 personagens de Macross na sua franquia, inclusive para vender bonecos internacionalmente (exceto no Japão) e ambas as corporações trabalharão juntas na distribuição das franquias.
Ainda nebuloso, o lançamento das produções de Macross será melhor detalhado futuramente, mas já abre possibilidade de novas séries chegarem por aqui legalmente, caso seja do interesse das donas das licenças.
No Brasil, o transgênico Robotech foi exibido pela Globo e Locomotion. A versão original de Macross passou por emissoras locais e pela CNT/Gazeta com o nome Guerra das Galáxias.
Já Macross Plus foi exibido em 1999 pelo canal Multishow, dividido em 6 episódios. A animação foi produzida no Japão em 1994, lançada por lá como um OVA de 4 episódios e ganhando posteriormente um filme em 1995.
Agradecimentos ao leitor José Marcel pela dica.
Macross não tem nada a ver então com, Gundam ??
Eu achava que a única ligação entre as duas era de serem produzidas pela Sunrise… Não sabia que Macross é da Tatsunoko.
Que venham pela Netflix e Crunchyroll