Em uma entrevista recente para a TV Asahi, Yoshiyuki Tomino, criador de Gundam, acabou fazendo um comentário sobre Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba e Evangelion, duas franquias atualmente em alta no Japão. Sem papas na língua, Tomino disse “enquanto viver, não tenho nenuhm problema em dizer ‘vou esmagar Kimetsu’ ou ‘vou esmagar Eva'”.
https://youtu.be/KQfB_G3kiDk
Apesar de forte, o comentário não é necessariamente por um julgamento moral das obras. Aparentemente, é mais relacionado com a competição em fazer o maior sucesso, pois ele complementa: “Se não pensar assim, você não vai seguir na indústria de animês depois dos 80 anos” – idade que o diretor completa em novembro. Trechos da entrevista podem ser vistos neste fio.
Tomino não dirige uma série para TV desde Reconguista in G (2014), mas, talvez, esteja pensando em voltar ao ramo. Diferente das obras de Hayao Miyazaki, diretor que já soltou diversos comentários deixando a entender não se importar muito com fãs de animês, Gundam compete com outros animês pelos fãs, então a rivalidade talvez seja um tanto natural (mas Tomino também “compete” com Miyazaki).
A animação original de Gundam está disponível na Crunchyroll, que conta com diversas outras da franquia, e uma série dublada chega em breve pela Loading. A Netflix possui alguns poucos títulos em seu catálogo e está envolvida em um filme live-action com a Legendary e a Sunrise.
Fonte: SoraNews
Mobile Suit Gundam
Kido Senshi Gandamu
A primeira série animada Mobile Suit Gundam conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980. Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, aproveitando as cenas originais, mas mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e ficaram oficialmente disponíveis no canal Gundam Info por um tempo.
O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.
A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.
Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, como Gundam Iron-Blooded Orphans, estão disponíveis pela Crunchyroll e Netflix com legendas em português.
Não sei se Gundam supera Evangelion, apesar de os dois terem robôs gigantes abordam temas bem diferentes, mas acho melhor que Demon Slayer, entendo o pensamento dele, Gundam tem seus altos e baixos, e cada década tem séries ótimas, não sei até que ponto a franquia pode chegar, mas espero que continuam lançando sempre boas obras.
Pensei que tinham anunciado um filme de Gundam (bom, vai ter o da Netflix)… O Tomino não chega a criticar nenhuma das obras, apenas comentou que se vai competir com alguém, que mire nos melhores.
Vamo q vamo então coroa. Faz ae, prometeu tem que cumprir. E sabemos que Gundam tem potencial pra isso.
Mas o senhor é un gênio n só por Gundam mas tb por Ideon que é outra obra prima conhecida por muito poucos.
Pra mim Gundam só prestou ate o 00 e a essa altura acho dificil surgir outra história a altura do que foi o arco da “Guerra de um ano” que rendeu varias outras séries que continuam a história filmes e ovas.
Esmagar tá errado. Ele vai é matar todo mundo. Até os personagens da obra dele kkk
gundam 00 pra mim foi um dos melhores.
Os três abordam temas diferentes – principalmente Kimetsu – e tem bases de fãs bem diferentes. Acho que nenhum está em concorrência direta, mas a longevidade de Gundam fala por si.
Reconguista in G é horrível.