A partir deste sábado (24), a plataforma japonesa de streaming Toei Tokusatsu Fan Club vai disponibilizar a primeira temporada completa de Mighty Morphin Power Rangers. A versão contará com a dublagem que foi transmitida originalmente pela TV japonesa nos anos 90. Os primeiros 40 episódios (de um total de 52) da segunda temporada serão adicionados na plataforma a partir de maio.
ついに!
TTFCで初代「POWER RANGERS」第1シーズンの配信が決定!
今週の土曜日、正午スタートです。
日本で逆輸入放送された日本語吹替版となります。第2シーズン(61~100話)は5月配信予定!
GO GO POWER RANGERS! pic.twitter.com/RR5YIw8tNk
— 東映特撮ファンクラブ(TTFC) (@tokusatsu_fc) April 19, 2021
Inicialmente, a TV Asahi – mesma emissora que exibe as séries Super Sentai – transmitiu Mighty Morphin Power Rangers nas madrugadas de quarta para quinta, da 1h40 às 2h10 da manhã, isso entre 4 de outubro de 1995 e 37 de março de 1996. O horário foi escolhido para não interferir no desenvolvimento das séries Super Sentai.
A partir de 6 de abril de 1996, Power Rangers passou a ser transmitido nas manhãs de sábado, das 6h às 6h30, ficando na programação da TV Asahi até 21 de setembro. Após 48 episódios, a série foi substituída pelo animê Gundam X, que já estava em exibição na TV Asahi nos finais de tarde de sexta-feira e migrou para as manhãs de sábado.
Os episódios 49 ao 100 (até o 40 da segunda temporada) foram exibidos de janeiro a julho de 1999 pelo canal pago Super Channel (atual Super! Drama TV).
Curiosamente, as atrizes Machiko Soga (in memorian; Aracnin Morgana em Jiraiya) e Ami Kawai (Marshall em Jiban), que interpretaram as vilãs Bandora e Lamy, respectivamente, em Kyoryu Sentai Zyuranger (a série Super Sentai que deu origem aos Power Rangers), emprestaram suas vozes para suas contrapartes americanas – Rita Repulsa e Scorpina.
Fonte: Toei Tokusatsu Fan Club
Power Rangers
Power Rangers é uma adaptação norte-americana da franquia Super Sentai, conhecida pelo público brasileiro através das séries Changeman (1985), Flashman (1986), Goggle Five (1982) e Maskman (1987). Criada pelo empresário Haim Saban, a série foi ao ar pela primeira vez nos EUA em 28 de agosto de 1993 com o título Mighty Morphin Power Rangers e logo se tornou uma febre mundial. A primeira temporada apresenta os adolescentes Jason, Zack, Billy, Trini e Kimberly, que foram escolhidos por Zordon para lutar contra Rita Repulsa e seus capangas. Mais tarde aparece Tommy, o Ranger Verde, como vilão e posteriormente aliado do quinteto, mantendo destaque e admiração dos fãs até os dias de hoje.
A série sofreu mudanças de elenco, surgiram novos inimigos na trama, visuais diferentes para cada temporada e com o tempo foi se consolidando como uma franquia de super-heróis na TV americana. A marca Power Rangers foi inicialmente administrada pela antiga Saban Entertainment, depois foi transferida para a Disney em 2002, foi readquirida por Haim Saban em 2010 e finalmente vendida para a Hasbro (a mesma produtora de Transformers) em 2018. Os heróis multicoloridos não ficaram restritos à TV e atualmente mantêm expansão no cinema, no RPG e principalmente nos quadrinhos da editora BOOM! Studios.
No Brasil, Power Rangers estreou em 17 de outubro de 1994 no canal pago Fox e mais tarde em 2 de janeiro de 1995 como atração do extinto programa infantil TV Colosso, na Rede Globo, onde garantiu sucesso. Várias temporadas foram exibidas na Band, nos extintos canais pagos Fox Kids e Jetix, na Nickelodeon e atualmente no Cartoon Network e na Loading, com a exibição de Power Rangers Morfagem Feroz.
Enquanto isso, a Hasbro boicota Super Sentai cancelando novos box em DVD que a Shout ia lançar…
Exato! É uma baita de uma palhaçada o que ela faz. Se o Japão exibe Power Rangers sem atrapalhar no Super Sentai, porque aqui no ocidente não podemos optar por assistir Super Sentai também? Nem um nem outro devem ser “proibidos” de serem veiculados, há espaço para os dois coexistirem no mercado. Meu sonho é ver vários Super Sentais clássicos sendo lançados por aqui dublados, como Mirai Sentai Timeranger (minha temporada favorita).