Há pouco tempo, usuários do PlayStation começaram a receber e-mails da Sony comunicando a decisão da empresa em encerrar as lojas virtuais (a PlayStation Store) no PS3 e PS Vita, e todas as funcionalidades de compra restantes no PSP (que já teve a loja encerrada anteriormente em 2016), tornando portanto, impossível comprar conteúdos digitais, incluindo jogos e DLCs para estes consoles após um período determinado.
A loja do PlayStation 3 seria fechada mais cedo, no dia 2 de julho; enquanto no PS Vita, o desligamento seria feito em 27 de agosto de 2021. A partir de então, só ainda seria possível comprar algum título destas plataformas na versão de mídia física — mas a maioria já se encontra esgotada.
Agora, o presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan volta atrás (em partes) e comunica em nota publicada no blog do PlayStation que os jogadores poderão continuar comprando jogos de PS3 e PS Vita.
“Ficou claro que tomamos uma decisão equivocada. Portanto, hoje, tenho a satisfação de comunicar que manteremos a PlayStation Store operacional para os dispositivos PS3 e PS Vita”, explica Ryan. “Inicialmente, quando tomamos a decisão de encerrar o suporte de compras para PS3 e PS Vita, consideramos vários fatores, incluindo os desafios de dar suporte comercial para dispositivos mais antigos e nossa capacidade de concentrar mais recursos em dispositivos mais novos, os quais a maioria dos jogadores estava utilizando. Vemos agora que muitos de vocês estão incrivelmente entusiasmados com a possibilidade de continuar a comprar jogos clássicos de PS3 e PS Vita no futuro próximo, então fico feliz por termos encontrado uma solução para continuar as operações.”
Acredita-se que esta mudança de planos tenha sido motivada pela recepção negativa dos usuários do PlayStation, que eram contra o fechamento da PlayStation Store nestes dispositivos.
No entanto, a decisão de acabar com as opções de compra que ainda estão disponíveis no PSP continuam conforme planejado. A partir de 2 de julho de 2021, qualquer transação financeira por meio deste portátil estará desativada.
Fonte: PlayStation Blog
Ainda bem. Não to curtindo nem um pouco essa administração Jim Ryan, voltou atrás pq viu a reação negativa e tbm o engajamento as novas plataformas tá complicado. PS5 ainda é item escanço, e ainda tem o lance do problema do PS4 que não ativa mais jogos. Sony só tomando pedrada, tem realmente que repensar.
Com essas e outras,o dele já deve estar na reta,principalmente depois que fez com os estúdios japoneses,soltou o PS5 numa hora imprópria e outras atitudes deploráveis….Off.:Espero que o PS5 não vire um “elefante branco”,pois pretendo pegar uma possível versão slim e depois do Super NES,só tive PlayStation,atualmente tenho 2 PlayStation Slim (PS3 e PS4) que são recordações de meus entes queridos que já partiram….
PSP “ninguém” joga praticamente. Já PS3 é outra realidade. Muitos ainda jogam, justo.
Eu tava jogando hoje agora pouco… https://uploads.disquscdn.com/images/90f9a425c0fdcaa2a6ea2e576a0a60c1a96e74f40d62172bbea1db9f97bdb192.jpg
Podiam voltar a ter promos pro ps3 e psvita os preços tão mto altos….época boa de pegar game de 99 por 5 reais nas promos da pstore