Em uma série de tweets na última sexta (14), Mushyio expôs como foi fazer parte da equipe de produção da última temporada de Attack on Titan (Shingeki no Kyojin), produzida pelo estúdio MAPPA.
Trabalhando como freelancer, descreve o ritmo de trabalho como nada saudáveis e que teve que refazer desenhos enquanto virava a noite. Mushyio também afirma que criticou a decisão do estúdio em trabalhar em quatro produções simultaneamente e que os profissionais poderiam ser melhor capacitados, o que excluiria a possibilidade de erros acontecerem.
Na época, além de produzir a primeira parte da última temporada de Attack on Titan, o estúdio trabalhava nas adaptações de Jujutsu Kaisen, Zombie Land Saga Revenge e The Gymnastics Samurai (Taisou Samurai, no original).
Por fim, disse que o ambiente de trabalho se assemelhava ao de uma fábrica e que ao menos 80% dos outros animadores fizeram as mesmas reclamações. Atualmente, a sua conta na rede social está privada.
Fonte: ANN
Virou a Mad house 2.0
O estúdio MAPPA tem como um dos sócios um dos antigos donos da Madhouse (outro estúdio famoso por boas produções e por escravizar animadores). Isso explica muita coisa. Aliás, esse modo como os japoneses trabalham, em más condições, ocorre também em vários outros lugares. Os mangakás sofrem a mesma coisa, só lembrar que muitos deles possuem sérios problemas de saúde. Essa cultura é prejudicial demais.
Cara que barra, foda é vê um bando de otaku leite com pera que deve ser tudo sustentado pelo papai xingando o cara e reclamando de quem critica o estúdio. Não duvido que a conta esteja como privada pra evitar ataques desses cabeças de bosta que não sabem o que é trabalhar num ambiente merda sem suporte nenhum.
Tempos atrás li relatos sobre a Marvel e DC faziam a mesma coisa…Off.:O fato é que as máscaras estão caindo ….
No caso da Marvel e DC já é outra história, já quando o assunto envolve produção de mangás e anime a parada é mais pesada.
Já ouvi falar disso e por isso que muitos mangakás adoecem e por vezes fazem longos hiatos….por causa do stress….
Sério? Onde você encontrou esse pessoal? Creio que ninguém é tão burro a assim pra não perceber
Camarada da Sakuga Brasil tava reclamando a vera no twitter no dia, pois tinha maluco q tava dizendo q ele tava atacando o estudio por hate.
galera mto imbecil, parece que não consegue diferenciar o fato de fã de anime, de uma condição de trabalho desumana (que aliás é assustador como em toda indústria de entretenimento vc vê o mesmo tipo de problema, com games, mangás e provavelmente hqs tendo exatamente o mesmo tipo de denúncia)
Estúdio loucamente só pensando em dinheiro e os funcionários se fud$%. Muita sacanagem, tem que ser um trabalho de bom horário e justo.
No Japão tem até uma palavra pra morrer de tanto trabalhar, isso pra mim já mostra que o problema é mais profundo e prejudicial do que pensamos.
Só que a Madhouse era superior, até porque os anos 90 foram a Era de Ouro dos animes.