A Nintendo ganhou um processo contra o site RomUniverse, que distribuía diversos jogos da empresa em arquivo ROM. A ação foi tomada em 2019, com um pedido de 15 milhões de dólares em indenização, mas a juíza Consuelo Marshall definiu o valor em 2,115 milhões (10,9 milhões de reais).
Para a empresa, o RomUniverse era um “caso claro de pirataria” – entre outros materiais, o site disponibilizava diversos jogos para serem baixados. Além disso, também havia a possibilidade de comprar uma conta premium, podendo baixar uma quantidade ilimitada de arquivos e em maior velocidade.
O reú, Matthew Storman, quem hospedava o site, negou distribuir ROMs piratas e também alegou que ele mesmo nunca fez upload de jogos no portal. Contudo, em um depoimento anterior, havia alegado já ter carregado arquivos no site.
No entendimento da juíza, a defesa de Storman contradizia seu próprio depoimento – feito sob juramento –, no qual indicava o conhecimento da violação de propriedade intelectual praticada pelo site. Segundo o Polygon, o ganho em cima de assinaturas premium foi um fator relevante para o veredito e definição do valor das indenizações.
A Nintendo já ganhou casos parecidos no EUA e no Reino Unido. Na verdade, ela sofre hoje certo escrutínio dentro da comunidade gamer por promover uma espécie de “caça aos hacks”, emitindo notificações de DMCA (direitos digitais segundo a lei americana) contra diversos mods e hacks de jogos seus.
A empresa também é alvo de fortes críticas quando mira em sites oferecendo bibliotecas de jogos antigos, pois boa parte está praticamente indisponível atualmente por meios legais. Mesmo se tratando, ipsis litteris, de arquivos ilegais, a comunidade defende a necessidade de preservação histórica desses materiais.
Alguns ficam com receio mesmo quando o jogo não é exatamente da Nintendo. Um desenvolvedor havia feito um “remaster” de dois Zelda para CD-i, cuja existência é basicamente ignorada pela empresa, mas depois os retirou do ar, dada a grande exposição e um provável medo de ser alvo de um eventual pedido de DMCA.
Em dezembro do ano passado, um hacker que invadiu servidores da empresa foi condenado e preso – acredita-se existir uma ligação entre ele e os Gigaleaks.
Fonte: Polygon e Nintendo Everything
Nintendo sendo Nintendo. O lance da pirataria é mais complexo do que parece e infelizmente a Nintendo é mais parte do problema q da solução. Realmente por jogos que são vendidos pela empresa e ainda pra quem tenta tirar uma graninha em cima tem de se ferra, agora quando é pra preservação de jogo velho é sacanagem da empresa, n vai nem encostar no jogo pra que da uma de babaca?
Cada vez mais a Nintendo vem se indispondo para com os fãs, primeiro impedindo a preservação de ROMs de games antigos, impedindo fã-games, fora caso daquela coletânea do Super Mario 64 que ao invés de deixar na sua loja por tempo indeterminado,a removeu,fora os preços abusivos em vários paises (já li isso em forúns estrangeiros)…Off.:E aquele defeito do Switch,já foi sanado?….Off.:Tem que surgir mais uma fabricante de games,pro público ter mais opção….
O problema é que o fã da Nintendo é alucinado, reclama, mais no fim compra. Por isso esse abuso, esse lance do Mario mesmo teve maluco q defendeu a limitação dos jogos. Enquanto o consumidor consumir, nada vai mudar. Pelo que sei o defeito foi na teoria resolvido, mas outro dia ela perdeu um processo em relação a isso a um pouco tempo se não me engano.
Eu não gosto da política da Nintendo pra evitar “pirataria”, já que muitas vezes quem mais se ferra são os próprios consumidores da empresa. Mas quando se trata de vender serviço em site de ROMs, aí não tem como defender…
Eu fui fã da Nintendo durante a Era Nintendinho e Super NES,e participava do clube deles (era da Playtronic),daí pra continuar participando teria que comprar um cartucho original do Super NES que na época era caro,desisti….fora isso,um sobrinho meu tinha ganho um PS1 e resolvemos testar o console e adorei,fora que descobri que certas franquias que gostava no Super NES não iriam pro N64 e sim pro Playstation,dai um tempo comprei meu Playstation e desde então tive Playstation,Off.: Por vezes pensei em comprar um Switch,mas diante do desrespeito para com os fãs e o preço desisti….Off.:Atualmente espero por outra versão do PS5,principalmente se for Slim e quando der,o compro….
A Nintendo sempre foi conservadora desde Hiroshi Yamauchi e ainda quer os seus jogos exclusivos somente no seu console e o presidente da empresa sempre é um japonês e nunca foi um ocidental e ainda o presidente mais novo é menos pior do que os outros anteriores mas mantem a sua política injusta para o mercado de jogos com os jogos antigos com preço de lançamento.
plano premium pra roms é de foder…. nem contra a nintendo da pra defender
e a nintendo hj é talvez a pior empresa no trato com a comunidade e onde só os fãs doentes e alucinados ainda defendem as práticas dela
eu não nego que os jogos, especialmente a PI da empresa como Zelda, smash bros, mario e até pokémon (q hj já não me atrai como antes) são mto atrativas, mas daí a vc pagar um preço totalmente descabido, com jogos caríssimos e com dlcs caríssimas (aquela história do amibo para o Breath foi um esculacho), simplesmente jogam todo meu interesse no ralo
hj no máximo eu compraria um 3ds e mesmo assim pra pegar um r4 e encher de jogo pirata e só
Da Nintendo ultimamente só tenho pego Pokémon. Quase nem tenho tempo mais de jogar.
Talvez se esse site não vendesse acesso premium, não pagaria multa ou seria muito menor (2 milhões de dólares é ainda uma facada no Bolso), mas a Nintendo tem que ou ser menos chata e ignorante sobre ROMs de jogos antigos que não achamos em lugar nenhum legalmente, ou libera tudo dela pra vender legalmente (loja virtual da Nintendo ou steam da vida) por um preço bom e justo.
Li em outro sites que a Nintendo mandou avisos para o dono descontínuar o site mas ele ignorou e deu no que deu
Faz parecer a todos, que Nintendo criou todos os jogos!
O mesmo acontece com Sony e Microsoft.
Abram os olhos, fanboy!
A Nintendo manda pra qualquer um, independente de cobrar por isso ou n. Só precisa cair no radar dela.
Exato. A Nintendo não tem motivo algum pra acabar com sites de rooms que disponibiliza jogos que não vende mais em meios oficiais. O que ela perde com a pirataria nesse sentido? Nada. Até porque alguém comprando um cartucho original com algum revendedor, o lucro vai pro revendedor e não pra ela
Velho, quem é que paga plano premium pra baixar rom da Nintendo que é a coisa mais leve do mundo?
Ocidental ia fazer as mesmas merd4s que o Jim Ryan tá fazendo na Clony.
Tá cego cara? O site em questão cobrava pra baixar ROMs então mereceu o processo.
Outro cego.
Quais m4rdas? lançar para PC?
A Nintendo está certa em defender seus produtos. Isto ninguém pode negar. Mas, é difícil defender a Nintendo, sendo que ela própria não cuida bem de seu catalogo. Acho um absurdo que não seja possível comprar todos os jogos da empresa na eShop. Acho que se ela investisse em uma espécie de “Gamepass da Nintendo”, que contivesse pelo menos todos os jogos com mais de 05 anos já lançados pela empresa, ela já irai lucrar muito mais do que ela evita de perder de lucro investindo em advogados para fechar estes sites, uma vez que boa parte das pessoas procuram as roms de jogos que já não são vendidos mais pela própria Nintendo. Por exemplo, eu acho MUITO errado baixar séries piratas da Netflix, sendo que é relativamente barato você assinar o serviço, nem que seja apenas por um mês para assistir a alguma série especifica. Agora, eu não consigo defender a Nintendo, uma vez que ela não fornece nenhum meio acessível para podermos jogar algum jogo.
Leia de novo, pra te ajudar vou destacar essa parte que falei: “Realmente por jogos que são vendidos pela empresa e ainda pra quem tenta tirar uma graninha em cima tem de se ferra…”
Na próxima leia tudo, se não entender fica caladinho. To falando da situação em geral. Se não entendeu o problema é seu.
Se lançassem um programa com assinatura a valor módico com acesso a um biblioteca com esses games a plataformas populares não precisariam dessas medidas estúpidas.
Políticas de mega corporações como a Nintendo não merecem respeito.