Após criar uma conta no Twitter, a mangaká Rumiko Takahashi contou um pouco dos bastidores da sua rotina na criação de um mangá semanal.
Segundo ela, o capítulo começa com uma conversa com o seu editor para decidir os rumos da história. Após a conversa – que pode durar horas – ela começa a fazer o storyboard do mangá, numa tarefa que pode levar até 3 dias enquanto continua a se comunicar com o editor.
Pronto o storyboard, ela finalmente passa para a “arte final”. Cada página leva uma hora para ficar pronta e no total ela dedica entre 2 e 3 dias para terminar a arte (que passam por seus assistentes depois disso). A autora também diz que trabalha até tarde, virando noites e dormindo por vezes apenas durante 3 horas.
Takahashi começou sua carreira em 1978 com Katte na Yatsura (Alienígenas Egoístas, em tradução livre). Atualmente, ela publica Mao, nas páginas da Shonen Sunday, da editora Shogakukan. A obra está em publicação desde 2019, rendendo 8 volumes encadernados até o momento e conta a história de Nanoka Kiba, uma garota que é transportada para o período Taishô (1912-1926), onde conhece Gao, um viajante que a ajuda a investigar os eventos bizarros que a fizeram chegar lá.
Ela também publica, de forma irregular, o “Teatro de Rumiko Takahashi”. No ano passado, a autora recebeu uma medalha de honra do governo japonês.
Para saber mais sobre as outras obras da autora, convidamos a assistir nosso TriviaBox sobre Yashahime, onde falamos dos principais trabalhos da mangaká – em especial as que chegaram em nossas terras.
Fonte: Otaku USA Magazine
De cara, a Rumiko já derruba a lenda de que os mangakás fazem as histórias como dão na telha.
Esse negocio de dormir pouco faz mal demais. Uma hora cai duro no chão. Muito errado o modo de trabalho de mangaká.
Sonho ter mais obras dessa deusa aqui no Brasil <3
Rapa vida de Magaka é escravidão, n é atoa q alguns após emplacar um mega sucesso n quer mais trabalhar. Hj em dia entendo muito bem o pq o Toriyama n quer voltar pra isso e pq o Togashi n pode trabalhar tanto. Doidera.
Trabalho escravo
Quem pensa isso n lê os comentários dos magakas nas obras. Desde de q leio mangá sempre tem comentário de “o editor q sugeriu isso” ou “meu editor mandou aquilo”. A galera as vezes viaja e n presta atenção no q tá lendo.
Serío que tem gente que pensa que é tudo obra do mangá-ká?
Sim, principalmente os fãs que acham mangás melhor que comics porque não teriam “intervenção editorial”.
Tem coisa que não entendo… Um iniciante, beleza, mas alguns mais experientes já poderiam se limitar a escrever a histórias, talvez os storyboards e deixar que os assistentes fizessem os desenhos,
Intervenção editorial tem em tudo quanto é lugar. Harry Potter já foi recusado em varias editoras.
Mas não estou falando em intervenção editorial nesse sentido, de vetar uma publicação. Na verdade, me expressei mal, o que eu quis dizer é que os editores não ficam só aprovando ou não as páginas que os autores enviam. O trabalho vai além disso.
Por exemplo, o autor tem uma ideia para o próximo arco de histórias e discute com o editor quais os melhores caminhos a seguir. Ideias que o autor achava interessantes podem ser descartadas. Só que o editor normalmente dá uma justificativa pra vetar ou mesmo dá sugestões. Um caso que lembro é de um editor ter pedido para um mangaká retardar ao máximo a morte de uma personagem porque gostava dela.
Um exemplo clássico é dos shonens, onde não é incomum os editores convencerem os autores a “esticarem” a obra. Ou mesmo encurtarem.
E se o autor não concordar com isso? Ele tem o direito de pular fora, procurar outra editora (mas também terá supervisão editorial) ou publicar de forma independente.
Acho que a exceção dessa regra é Togashi com Hunter x Hunter, sofreu tanto com os editores e ritmo louco que agora faz quando quer.
Togashi não consegue trabalhar muito por causa das dores da coluna, Akira deve ter tido problemas menores mas ainda assim ficou traumatizado.
Mas a questão do traço do autor, não é nem ego ou orgulho e sim ser do próprio autor a arte.
Meu bom Jesus, que ritmo de trabalho horrível!
No caso do Togashi, parece que ele já fazia HXH quando queria. Teria sido uma exigência do autor, já famoso, para voltar a fazer mangás para a Jump.
Não só esticar historia e até não matar a personagem. Até mesmo cenas ecchi e fanservices que até mesmo não condiz com a historia ou cena, aparecem no mangá por exigência do editor.
Alias de historias idependentes, teve um mangá que foi publicado assim, mas fez tanto sucesso que queriam publicar de forma oficial e encardenado. A autora exigiu que só libera se deixar o mangá como está, sem alterações e não obrigasse a escrever como os editores queriam.
Por isso que eu até fico pistola quando ficam culpando o autor (mangá-ká) por qualquer problema no mangá ou anime. O pessoal não pesquisa direito ou tem preguiça de pesquisar. Precisa ver se foi o editor que exigiu tal coisa no mangá. Se os mangá-kás tivessem mais controle sobre suas obras, não teriamos discussões como a falta de originalidade dos mangás e animes e até outras discussões problematicas.
A saúde do Togashi é uma parada que provavelmente aqui levaria ele pra uma aposentadoria forçada, lembro que ele fala que ele sente dor a todo momento nem deitando melhora. Toriyama pelo que ele fala em entrevistas e nos mangás o trabalho era tanto que ele não tinha tempo de curti a vida, em Marusaku ele fala que tinha o sonho de comprar um carro americano, quando comprou ele praticamente não mexeu no carro devido ao trabalho., acho que ele ficou quase um ano sem nem ligar o veiculo.