O animê de One-Punch Man pode estar com os dias contados no catálogo da Netflix. A plataforma informa na página da animação que a mesma estará disponível até o dia 30 de junho. Ainda não sabemos se a licença será renovada.
Isso não quer dizer que a série não possa voltar ao catálogo – ou até mesmo continuar disponível após a renovação da licença. Lembramos do caso no início do ano, em que várias séries de Power Rangers deixaram a Netflix, com algumas voltando logo depois.
A primeira temporada de One-PunchMan estreou no catálogo da Netflix em 2017 com direito à dublagem. Essa temporada também pode ser comprada digitalmente na Microsoft Store. Já a versão legendada chegou ao Brasil pelo extinto streaming Daisuki, e atualmente se encontra nos catálogos da Crunchyroll e Funimation.
Devido a rumores sobre uma eventual dublagem da segunda temporada, esperada por muitos fãs da série, o JBox entrou em contato com Diego Lima, diretor da dublagem da primeira temporada.
Sobre a possível saída do catálogo da Netflix, ele respondeu: “Para minha surpresa, estou tendo conhecimento da notícia em primeira mão. Quando gravamos em 2017, assinamos um contrato (padrão) de direitos conexos. Essa relação permite a dona do produto distribuir o anime nas mais variadas plataformas, seja streaming, home vídeo, TV aberta ou fechada. Infelizmente não temos informações privilegiadas frente ao tema. Então é uma surpresa para os fãs e para nós da dublagem também”.
Questionado com relação aos rumores da dublagem de mais episódios, Diego afirma que “ano passado surgiram esses rumores, como surgem com tantos outros animês. Infelizmente a saída do animê do acervo de um serviço de streaming líder é estranha mesmo. Isso não impede algum outro provedor de conteúdo assegurar os direitos de exibição da primeira ou da segunda ou de ambas as temporadas produzidas. Talvez a distribuidora ou licenciadora possam dar um panorama mais claro para os fãs. Nós enquanto dubladores, só podemos torcer pra que essa situação seja revista e não prejudique os amantes da série. Vamos torcer!”.
Fonte: Netflix
One-Punch Man surgiu em 2009 como uma webcomic, escrita por um artista conhecido apenas como One (autor também de Mob Psycho 100). A partir de 2012, Yusuke Murata começou um “remake” do trabalho de One, refazendo suas artes para uma publicação da editora Shueisha, que conta atualmente com 23 volumes. A Editora Panini é a responsável pela obra aqui no Brasil, trazendo inclusive uma enciclopédia da série.
O animê de 2015 teve animação do estúdio Madhouse (Death Note) e foi exibido para brasileiros pelo extinto serviço de streaming Daisuki. Atualmente, se encontra com sua 1ª temporada disponível no catálogo da Netflix, incluindo versão dublada em português, e na Crunchyroll, apenas com o áudio original e legendas em português.
Produzida pelo estúdio J.C.Staff, com direção de Chikara Sakurai (que já trabalhou em episódios de Naruto Shippuden), a 2ª temporada estreou em abril de 2019 no Japão. Licenciada na América Latina pela Televix, espera-se que ocorra uma estreia da versão dublada em 2020. A nova fase conta com o tema de abertura composto pelo brasileiro Ricardo Cruz junto ao JAM Project.
A história da obra é focada em Saitama, um herói que treinou arduamente até ficar careca. Quando ele terminou esse treinamento, ficou extremamente forte e acabou derrotando seus inimigos com apenas um soco, o que o deixa bem frustrado.
Falou, falou, e não disse nada…
Você disse tudo.
Vou assistir mais uma vez antes de ser removido da Netflix
Acho que os direitos ainda tá com a Viz, mas não sei sobre quem tem o direito da dublagem, não entendo muito bem esses direitos conexos.🍦
O anime é da Viz, mas acho que a dublagem fica a cargo da Televix, representante da Viz aqui na América do Sul.
Direitos conexos é tipo assim: os dubladores recebem uma porcentagem do dinheiro toda vez que a série é exibida com dublagem em algum streaming (geralmente quando muda de lugar), ou rede de televisão. Acho que é isso, mas posso estar errado, pesquise mais sobre.
Ata.🍦