A hololive anunciou a “graduação” da vtuber Kiryu Coco no dia 1º de julho – graduação é o termo utilizado na indústria de idols no Japão para quando artistas deixam o grupo que fazem parte. Haverá uma stream especial nesse dia.
A youtuber virtual também deu a notícia em uma live:
Segundo o Tokyo Girls Update, o uso de “graduação” é por dar uma imagem positiva ao fim do ciclo, passando a impressão de um final em bons termos – isso nem sempre é real, mas há casos nos quais a agência já monta um plano “pós-graduação” para artistas.
Coco era alvo de diversos comentários maldosos e violentos (o famoso “hate”), muitos especulam a decisão se relacionar com problemas enfrentado pela responsável por interpretá-la em função da recepção negativa e assédio por parte de fãs de vtubers.
Muitos fãs, e até pessoas que conhecem o universo vtuber de forma mais genérica, se dizem decepcionados com a hololive por supostamente não tomar medidas firmes contra esse tipo de comportamento.
A “briga” com Coco ocorreu após, em uma live, ela chamar Taiwan de “país” – a República Popular da China (RPC) não reconhece a região de Taiwan como um país (autointitulado República da China), negando relações diplomáticas com quaisquer países que reconhecerem a região como um Estado independente.
A fala trouxe problemas com a RPC (doravante apenas China), levando até à suspensão temporária da vtuber, que virou alvo de ataques de perfis supostamente chineses. O evento também é considerado relacionado com o fim da divisão chinesa da hololive e muito especulam que a saída da vtuber é para a empresa poder se reestabelecer nesse mercado.
Além disso, muitos acreditam que a atriz por trás de Coco é Kson Onair, que recentemente reativou seu canal, inclusive mostrando seu rosto. Não passaram desapercebidas pelos fãs as similaridades entre as vozes. Talvez a decisão de sair da agência se relacione com a escolha de seguir carreira sozinha.
A nota da empresa/agência deixa a entender que a iniciativa foi da própria vtuber (ou da atriz). Haverá uma “cerimônia de graduação”, com merchandising especial. Além disso, o canal de Kiryu seguirá com conteúdo exclusivo para assinantes até às 11h59 (BRT) de 30 de setembro. Fãs podem enviar cartas e mensagens pelos canais oficiais até dia 14 de julho.
Coco estreou no final de 2019, sendo parte da quarta geração da Hololive, tendo ainda o apelido kaichou (“presidente [de organização/empresa]”). Ela também falava inglês, fazendo sucesso com fãs internacionais, e é creditada por propor a “hololive USA”.
Ainda não sabe bem o que é uma youtuber virtual? Leia esta edição da coluna Café & Matchá para entender melhor!
Fonte: Cover Corp
Ma que doidera, personagem virtual se aposentado e ainda sofrendo hate. Velho que tá rolando com as pessoas. Carai…
DOR
Ladeira abaixo o ser humano……..
Quem deve ter se incomodado com o hate foi a atriz que interpreta ela, né? Sem contar que a agenda com essas vtuber deve ser super estressante.
A censura chinesa chegando também nos países “livres”… Pois é…
É, vi q o negócio tem mais coisa por trás. Esse mundo parece ser tão nocivo quanto o de idols, doidera.
Q merda cês tem na cabeça? KKKKKKKKKKK elas só não podem comentar certos assuntos, e se trabalharem na hololive, obviamente não podem sair do personagem, pq elas são consideradas idols no Japão, mas qr dramátizar isso? Kkkkkkkkkk assédio tem em todo lugar, n é exclusividade desse meio n
Hate por parte dos chineses é a vida, chinês é tudo otario msm, empresa de jogos chinesas censuram pra crl as coisas, assédio ela recebe dês de sempre, não sei de onde tiraram que ela ainda se importa com isso kkkkkkkk até pq é dali q sai o dinheiro dela, donates absurdos perguntando cor de calcinha, então sla, provavelmente ela saiu pq já tava cansada e fds, ela n pode sair da personagem então deve ser desgastante
Tem coisas que a gente só entende depois que sai da adolescência.
Vc normaliza o assedio e eu que tenho merda na cabeça?
Te da uma dica: pensa um pouco antes de digitar cara. Tu até tinha uma argumentação interessante, mas terminou falando besteira. Sem ressentimentos.
Isso definitivamente soa muito “late stage capitalism”…
Sim, eu sei sobre a importancia de contratos e as consequencias de não seguir a risca eles. Mas tem certas coisinhas relacionadas a Ética que, no papel, não deveriam ser negociadas. E quando a gente vê que boa parte desse hate foi causado por um elemento geopolítico que pode ser dito como “vergonhoso”, no mínimo a gente não deveria ver a saída da Coco como algo digno de vergonha, mas sim de alívio.
“Dinheiro na mão, calcinha no chão” – Versão Geopolítica.
nah, provavelmente ta saindo por causa da china mesmo, ja aconteceu uma vez com a vtuber do dum dum knights
Cara hate chines é num nível… que pqp. De nacionalista, pior ainda. Pelo que rolou na internet ela teve uns problemas pessoais também.
2 coisas que define bem os chineses, muito orgulhosos e rancorosos, eles levam o ódio a outro nível quando se opõem a seus ideais, é uma verdadeira ditadura, louco é aquele que compra briga com a China por vontade própria
Realmente, a situação poderia acabar muito, mas muito pior…