Quarta-feira, 23 de junho de 2021. Essa é a data de expiração do contrato de Changeman e Flashman no Brasil, séries Super Sentai que atualmente estão nas mãos da Sato Company. A distribuidora de Nelson Sato havia adquirido os direitos em maio de 2015, junto com Jaspion, Jiraiya, Jiban e National Kid (que anteriormente estavam com a Focus Filmes).
Com o fim do contrato, não será possível uma renovação, uma vez que a Hasbro, atual detentora de Power Rangers, possui os direitos de toda a franquia Super Sentai. Isso inclui até mesmo séries antigas que jamais foram adaptadas no Ocidente.
A data foi confirmada pelo canal Resistência Tokusatsu, que havia entrevistado Sato em junho de 2020. “A Hasbro comprou a Saban, então é dona de todos os (Super) Sentais. Quando acabar os meus direitos de Flashman e Changeman, essas séries automaticamente serão da Hasbro.”
Assista a um trecho da entrevista de Nelson Sato para a Resistência Tokusatsu:
No início de março deste ano, Changeman, Flashman e mais alguns clássicos exibidos pela extinta Rede Manchete deixaram o catálogo da plataforma de streaming Amazon Prime Video. Desde então as séries Super Sentai de maior sucesso no Brasil ficaram indisponíveis.
Fonte: Resistência Tokusatsu
Sobre Changeman
Esquadrão Relâmpago Changeman (Dengeki Sentai Changeman) é a nona série da franquia Super Sentai, produzida em 1985 pela Toei Company. Quando o Império Gozma, liderado pelo comandante Giluke em nome de Bazoo, ameaça a Terra, uma lendária energia chamada de “força terrestre” se manifesta. Há tempos em um treinamento militar, os jovens Tsurugi, Hayate, Ozora, Sayaka e Mai são banhados por essa energia, transformando-se em Changeman para lutar pela paz do planeta.
Por intermédio da Everest Video, Changeman chegou ao Brasil inicialmente em VHS, juntamente com Jaspion, em meados de 1987. No dia 22 de fevereiro de 1988, o quinteto colorido estreava no programa Clube da Criança, da Rede Manchete, tornando-se um fenômeno ao lado do herói metálico, abrindo portas para dezenas de séries tokusatsu em nossa TV. Vendeu vários produtos licenciados e chegou até a virar história em quadrinhos oficial desenhada no Brasil.
Nos anos 1990, Changeman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2009, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD – que trouxe alguns problemas, como episódios aleatórios com imagem capturada do canal japonês Toei Channel.
Entre 22 de março e 13 de setembro de 2020, Changeman foi reprisado nas manhãs de domingo pela Band, junto com Jaspion e Jiraiya. Com a volta do Show do Esporte, os últimos cinco episódios do Esquadrão Relâmpago não foram reexibidos.
Saiba tudo sobre a série em nossa matéria especial.
Sobre Flashman
Comando Estelar Flashman é a décima série da franquia Super Sentai, produzida em 1986 pela Toei Company. A saga dos cinco jovens terráqueos Jin, Dan Goh, Sara e Lu começa vintes anos antes quando eles são sequestrados por Caçadores Espaciais ainda na infância. O quinteto é salvo por habitantes do Planeta Flash e passa por um árduo treinamento para aprender técnicas especiais. Ao saberem que o Cruzador Imperial Mess, liderado por Monarca La Deus, está a caminho do Planeta Terra, Jin e os outro partem para o nosso planeta. Assim começa a jornada dos Flashman, em defesa da Terra e à procura de seus verdadeiros pais.
Devido ao boom de Jaspion e Changeman no Brasil, Flashman foi licenciado pela Everest Vídeo e estreou na extinta Rede Manchete em 6 de março de 1989 como atração do programa Clube da Criança. Até hoje é uma das séries mais queridas pelos fãs brasileiros de tokusatsu e é também reconhecida como uma das melhores séries Super Sentai lançadas por aqui.
Nos anos 1990, Flashman foi reprisado nas emissoras Record e CNT/Gazeta. Em 2010, a Focus Filmes lançou a série completa em duas boxes de DVD.
Agora, só no piratão? Mas essas séries já não podiam mais usar a dublagem brazuca, certo?
Só podiam usar pagando os direitos conexos.
Negócios. Simplesmente negócios. Sem mais.
O problema os direitos conexos são caros e ai vai ter que contabilizar cada segundo o dublador dublou, Sato deve esta fechando com a dublagem de Kamen Rider Black e as outras series dubladas devem ser jogada no limbo legendado.
Se não fosse a pirataria estaríamos lascados.
Não mudou nada. Não tem nenhuma plataforma de streaming legalizada pra ver mesmo…
Gracas a Deus chegou ao fim…
Mais de dez anos nas mãos de duas distribuidoras “licenciadas” e foram tratadas como lixo.
Uma pena, mas aguardo poder ver as series originais algum dia novamente licenciadas na tv e outras plataformas….
O jeito agora é assistir no meu PC mesmo
Tinha como isso ficar mais triste?
Esses tokusatsus eram bons demais.
Saber que nunca mais vão passar na televisão de novo me fere por dentro.
Pior que é verdade.
Como podem nos condenar por ”financiar” a pirataria quando a gente não tem escolha?
A situação ta cada vez pior pra quem gosta de tokusatsus dublados.
Achei que o loading ia fazer um contrato com a sato de terem pelo menos os direitos de flasham e jiraya, mas no final so trouxeram essas novelas coreanas sem graça e idiotas.
Power rangers foi ate um tapa buraco decente, mas eu queria mesmo é que tivessem trazido os Ultramans.
Afinal, quem tem os direitos de Ryukendo e Maskman nos dias de hoje?
Que bom que eu tenho os meus DVDs.
também não precisa pagar pra ver pirata,é só procurar e baixar(que vai ser a única forma de ver eles dublados logo em breve…)
mas a rede brasil exibe atualmente flashman toda terça as 22:30 da noite.
Caio, essa exibição de Flashman é pirata. A Rede Brasil não respeita as leis, infelizmente.
Os direitos de Maskman e também de Goggle Five já estão com a Hasbro, obviamente. As licenças de ambas as séries acabaram há vários anos. Quanto ao direitos de Ryukendo, provavelmente foram expirados. A série não é exibida há um bom tempo no Brasil.
O problema principal não é os direitos expirarem e sim essa política imbecil da Hasbro lixo em ficar com frescurinha pra liberar sentai. Eles mataram até os DVD sets que a Shout Factory tava lançando nos EUA.
Até curto PR, mas estou boicotando a Hasbro, simplesmente não comprando nada deles.
Graças a Deus acabou a licença…
Nos últimos 10 anos passaram por duas distribuidoras e nao tiveram o tratamento que mereciam…
Expira no papel né? Porque na teoria a Hasbro, que segundo um certo pessoal até ano passado é gente boa e libera os direitos se outras empresas pedirem, já tinha dado Copyright Claim no canal da Sato do Youtube a um tempão, e a Sato resolveu simplesmente deixar pra lá pra não dar confusão.
EU GOSTO DOS DORAMAS COREANOS Q A LOADING PASSA SÓ O DORAMA *”A LENDA UM LUXO DE SONHAR”* JÁ É A *”QUARTA”* VEZ Q EU ESTOU ASSISTINDO.
EU PELO MENOS EU TENHO 1 APLICATIVO NO MEU CELULAR Q EU ASSISTO QUALQUER SUPER SENTAIS, METAL HEROS, TOKUSATSUS E ULTRAMANS Q EU QUISER
ISSO É VDD
ATÉ LION MAN ESSE CANAL ESTÁ EXIBINDO
O problema foi que a Sato comprou briga com o dublador do Black, e o resto do pessoal da dublagem se doeu e caiu matando.
Se a Sato tivesse negociado e pago sem reclamar, tava tudo tranquilo.
Sato não deveria ter adiquerido-se o Black, poderia ser duas series inéditas e ai não teria essa treta com dubladores, Jaspion e outras series passariam dublados normalmente.
o que a hasbro faz é uma tristeza (q começou com a saban)
tipo, legal tem umas séries de power rangers mto boas e td, mas eles mataram a versão original, que achoq que desde maskman (me corrijam se estiver errado), que não temos mais as versões japonesas da série e mto menos a opção de ver elas aqui
dia desses eu fui ver aquele crossover super sentai x kamen raider e falando sinceramente, dão de 10 nas versões estadunidenses (e olha q não dá pra dizer de memória afetiva, pq a grosso modo, tenho das duas versões)
é basicamente uma forma de nos obrigar a consumir somente o produto deles ou lutar pra achar uma versão pirata com legendas razoáveis se quisermos ver o original
é mto triste essa situação e honestamente hj nem consigo me empolgar mto com power ranger, parece q falta alguma coisa, sei lá
Eh isso mesmo a Hasbro detém os direitos de Super Sentai para monopolizar a franquia Power Rangers e pior que a toei quer que feche sites de fansubs que legenda ilegalmente series SUPER SENTAI, é só esperar se vai acabar a parceria da Hasbro com a Toei ou vai renovar em 2023.
O problema é não da pra ver nada de novo sendo dublado, só os antigão mesmo.
Mas eu queria ver os Kamen rider Driver e Ghost dublados, junto com os Ultramans que deviam ta passando no loading agora.
Tomara que alguma distribuidora compre os direitos da serie.
Ryukendo é bom demais para ser esquecido.
Verdade.
Os direitos de Ryukendo são da Televix, distribuidora de conteúdo para a América Latina(também responsável pela distribuição de Ultraseven X). A série só veio para o Brasil por estar inclusa em um pacote de animes comprado pela Rede TV. Como o contrato terminou há um bom tempo não há indícios de qualquer interessado na mesma.
Vale frisar que a série só foi exibida por estar nesse pacote(que incluía o anime Fullmetal Alchemist) e pra não ficar encostada. Acabou tendo alguma audiência por mero acaso e sem ter qualquer planejamento de licenciamento.
Fim de uma era apenas para o Sato. Quem gosta das duas series vai atrás a internet dentro ate achar e seja feliz dentro da bolha nostálgica.
Pagina na vira e a vida segue.