O filme Mobile Suit Gundam Hathaway conseguiu acumular mais de 1 bilhão de ienes (46 milhões de reais) em bilheteria, marca atingida pela última vez na franquia em 1988, com Char Contra-Ataca – que, curiosamente, é a história anterior à do longa, na cronologia da franquia.
Até o momento, o filme com maior bilheteria da série é Gundam III: Confrontos do Espaço, o último da trilogia compilatória, lançado em 1982 no Japão, com 2,3 bilhões de ienes em bilheteria – de acordo com este site, isso hoje valeria a uns 2,9 bilhões de ienes (135 milhões de reais).
Atualmente, Gundam III e Char Contra-Ataca estão disponíveis com legendas na Netflix. Gundam Hathaway chega por lá no começo de julho e com dublagem.
O longa estreou no Japão em 11 de junho, depois de ser adiado 3 vezes por conta da COVID-19. Seu lançamento inicial estava previsto para julho do ano passado.
Fonte: Natalie
Mobile Suit Gundam
Kido Senshi Gandamu
A primeira série animada Mobile Suit Gundam conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980. Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, aproveitando as cenas originais, mas mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e ficaram oficialmente disponíveis no canal Gundam Info por um tempo.
O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.
A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.
Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, como Gundam Iron-Blooded Orphans, estão disponíveis pela Crunchyroll e Netflix com legendas em português.
Eu tenho muita curiosidade de ver Gundam, mas antes eu imagino que terei de pesquisar quais as cronologias desse universo (que parecem ter dois universos ainda por cima).
Pra assistir a esse filme especificamente, se ver o Gundam The Origin no Crunchyroll e os três primeiros filmes compilatórios de Mobile Suit Gundam na Netflix ou YouTube e o filme “Char Contra-Ataca” na Netflix já deve ser o suficiente para aproveitar melhor esse Gundam Hathaway.