No último domingo (27), em entrevista ao vivo concedida ao canal do JBox no YouTube, o time de músicos da trilha sonora brasileira de Yu Yu Hakusho lançou um novo projeto de financiamento coletivo. Aberto pela plataforma do Catarse, o projeto visa a produção de um disco com as músicas da série, o YuYu20, em CD e LP.
Você pode acessar o projeto pelo link: bit.ly/catarseyuyu20
Segundo o produtor musical Hans Zeh, caso a meta seja atingida, serão produzidas 300 cópias do CD e mais 300 cópias do vinil colorido. Até o fechamento dessa nota, a campanha já havia atingido 31% da meta, completa no esquema “tudo ou nada” em R$ 30.000,00. Além dos discos, outra das recompensas do projeto é uma apresentação ao vivo dos cantores originais, Luigi Carneiro e Carla de Castro, acompanhados por banda e um bate-papo com os apoiadores.
Conteúdo do vinil:
Por ser um formato de espaço limitado, o vinil de 180g trará apenas as 12 faixas, sendo as 6 músicas tema (a abertura e os 5 encerramentos) com a mesma gravação da época da exibição do animê pela Manchete, e também as 6 regravações dos mesmos temas, em versões mais extensas. Essas regravações fazem parte do projeto YuYu20, que teve início em 2017 como celebração aos 20 anos de estreia de Yu Yu Hakusho no Brasil (se ainda não conhece, confira parte dessas regravações na nossa playlist especial no YouTube).
A cor do vinil ainda não foi definida e a imagem acima é meramente ilustrativa.
Conteúdo do CD:
Já o CD terá o mesmo conteúdo do vinil e mais uma série de extras, como versões instrumentais, remixes e faixas autorais.
A arte da capa está definida, mas assim como o vinil, a mídia e caixa ainda estão sendo decididas e a imagem acima é meramente ilustrativa.
E as músicas nas plataformas digitais?
Ainda segundo Hans, a trilha sonora deve chegar ao Spotify, Deezer e outros serviços musicais de streaming só após o lançamento físico, devido a questões de documentação. A ideia é que as versões digitais sejam adicionadas logo após a entrega das versões físicas aos apoiadores do Catarse.
Confira mais detalhes sobre o projeto nas palavras dos próprios músicos no vídeo abaixo (a partir de 1h34m):
Yu Yu Hakusho é originalmente um mangá de Yoshihiro Togashi, publicado na famosa Shonen Jump entre 1990 e 1994. Conta a história de Yusuke Urameshi, um rapaz problemático e encrenqueiro que surpreende o mundo espiritual ao dar sua vida para salvar um garotinho de um atropelamento. Como não estava nada programado para a sua morte, ele recebe uma chance de voltar à vida, desde que cumpra algumas tarefas como detetive espiritual. O mangá foi publicado duas vezes no Brasil pela Editora JBC.
O animê veio em 1992, com produção do Studio Pierrot (o mesmo que anos depois faria o sucesso Naruto). Os 112 episódios foram exibidos no Brasil a partir de 1997 pela Rede Manchete e sua trilha sonora ficou reconhecida como uma das melhores adaptações nacionais do gênero. Existiu o projeto de um disco na época, mas o trabalho nunca foi levado à frente (um projeto tributo, feito pelos músicos originais, teve 5 vídeos lançados em nosso canal no YouTube).
Em 2004, Yu Yu Hakusho voltou ao ar no Brasil pelo canal pago Cartoon Network, com uma redublagem feita com quase todo o elenco original. Na época, não houve um acerto para o uso da trilha brasileira e assim conferimos pela primeira vez as músicas originais do Japão. Essa versão teve poucos episódios exibidos também pela Band e em seguida foi reprisada por completo pela PlayTV, também saindo em DVD pela PlayArte.
Vinil ainda é produzido ainda hoje? Surpreso.
faz tempinho , uns 4 anos pra ca ,Mas pra galera que tem grana pra gastar e tb na parte nostalgica
Que fofo esse projeto, tomara que dê tudo certo!
Também torço por isso.
Eu ja tive o prazer de comprar os CDs com as musicas temas de CDZ e do Filme de Digimon (aquele que foi dublado), agora vou pode fazer o mesmo com Yu yu Hakusho.
Tomara que esse CD seja finalmente a prova suprema de que a dublagem das musicas também é um fator SUPER importante na hora de popularizar um anime, podem acreditar em min quando eu digo que Fairy Tail foi outro grande exemplo disso, se o anime ja tinha vários fãs, agora que ele fico conhecido mesmo, principalmente pela abertura dublada.
Eu espero que isso vire moda no futuro, quero muito que as musicas de Dragon Ball (1,Z,GT,Super e ate o Kai) sejam todas estendidas e convertidas em musicas de CD, o mesmo deveria acontecer com as musicas de Digimon (do 1 ao 5), Shaman King, Bayblade, Sakura c.c (tendo como extra a canção dublada da Tomoyo no filme a carta selada) e El Hazard (se bem que esse ultimo so teve 2 musicas), concerteza eu iria comprar todos, sou muito fã da dublagem br, principalmente quando utilizada (oficialmente) nas musicas de anime dublados.
Por isso eu espero que um dia voltem a dublar as musicas de Fairy Tail, quero muito que no futuro anunciem que iram produzir TODAS as musicas de Fairy Tail dubladas e estendidas em discos e CDs, quem é fã de verdade de animes dublados vai curtir a ideia.
Isso sim seria razão de sobra pro pessoal comemorar.
De uns anos pra cá retornou, tem muito colecionador de vinil, até games ganha versões de vinil lembro de SOTC ganhar também.
Eu entendo o lado nostálgico, eu se puder compro o CD porque vivi isso e é prático ainda pra mim.
sim eu tb ,mas não duvido que sera caro por bolso Brasileiro . O LP certeza sera mais que 150
Devia ter incluído Sailor Moon na lista, esse tem que ser o próximo anime a ganha um cd com as musicas completas, junto com a do filme Eternal que devia ter sido dublada.
Foi o comentário menos feminista que você fez aqui no site.
Você e o restante dessas feminazes podiam fazer disso um abito.
Muito legal o projeto. Vou apoiar
Não só produzido, como lançado diversos discos anualmente, assim como são vendidos e lançados novos modelos de reprodutores de vinil. Inclusive, a Audio Technica (grande empresa japonesa de audio) vende no Brasil reprodutores de vinil. A Amazon brasileira vende discos de vinil tambem.
Incrível! O CD com as músicas brasileiras de CDZ contem Pegasus Fantasy cantada pelo Edu do Angra?
Idem!
A versão que eu comprei era antiga, então não.
Mas acho que ja devem ter vendido um que tivesse a musica do Edu do Angra incluída.
Concordo.
Eu já nem tenho leitor de CD em casa