A Promotoria Pública de Tóquio formalmente acusou o estúdio ufotable e Hikaru Kondo (51), fundador e presidente do estúdio, de violar as leis que determinam os impostos sobre rendimentos corporativos e consumo (incluindo venda e circulação de bens, publicidade etc), sonegando 137 milhões de ienes (6,5 milhões de reais) em impostos. Pelo nosso entendimento, o processo é referente a investigações feitas desde 2019.
Em uma nota, o estúdio reconheceu ser alvo de um processo desde fevereiro do ano passado e alega já ter seguido os protocolos e pago os impostos devidos às autoridades. A empresa teria excluído parte das vendas em 2015, 2017 e 2018, sonegando 109 milhões em rendimentos, e também teria dito ser isenta do imposto sobre consumo entre 2014 e 2018, totalizando 28 milhões – resultando nos 137 milhões mencionados anteriormente.
Segundo matéria anterior do Mainichi Shimbum, Hikaru Kondo teria escondido em sua própria casa 30% da receita de alguns estabelecimentos temáticos de animês do estúdio, mencionando um valor de 139 milhões quando a investigação ocorria.
Algumas reportagens iniciais, lá de 2019, colocavam o valor sonegado em torno de 400 milhões de ienes (19 milhões de reais), alegando que o estúdio teria se apropriado de fundos para caridade feitos em função do terremoto de Fukushima em 2011. O caso foi investigado, mas nenhuma acusação formal foi feita.
O estúdio é responsável pela animação de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, a atual febre do Japão.
Pelo jeito isso é bem recorrente em estúdios de animação né? Vira e mexe se tem uma denuncia dessa, isso ou trabalho quase q a nível escravo.
De novo !!!🍦
Legítima defesa
Essa acusação, pelo que entendemos, é em decorrência das denúncias que ocorrem desde de 2019.
Ata.🍦
imposto é roubo
São duas questões diferentes. Esse tipo de denúncia eu não me lembro de já ter acontecido com outro estúdio… já as péssimas condições de trabalho, falta de pagamento, etc, realmente já atingiram vários, principalmente Wit Studio e Mappa, ou a David Production algum tempo atrás.
Errado não está, a empresa investe muita grana para trazer qualidade em animações triple AAA juntamente com outros produtores externos. Aí vem o governo querer parte equivalente do trampo alheio, se foder. Mas eu acho o seguinte, já que sonega milhões então deve pagar mais por funcionário, quadro e etc…no fim é apenas legítima defesa mesmo.
Pera, imposto que eles pagam soma em milhões????? Que imposto é esse???
Cara, quando a empresa sonega, o imposto acumula e nisso ela fica devendo para o governo.
“Kondo (presidente da Ufotable) deve um total de 440 milhões de ienes (algo em torno de R$ 21 milhões). Além disso, lojas e cafeterias com temáticas dos animes do estúdio tiveram cerca de 30% dos valores desviados.”
Não pagam imposto e pagam merreca pros animadores. Que preguiça.
se não me engano a Ufotable é conhecida por ser um dos poucos estúdios que tratam e remuneram bem seus animadores.
Poxa, mas esse valor faz com que o imposto (6,5 milhões) dê mais de um milhão por ano. Meio abusivo esse imposto. Por isso esse é um empreendimento ruim pra se trabalhar no Japão.
Todo imposto é abusivo mesmo, aqui no Brasil você compra o Ps5 e da outro para o governo. No caso desse empreendimento no Japão, quem lucra mesmo são os donos dos estúdios e investidores externos.
A galera que desenvolve a animações, jogos e etc, são vistos apenas como instrumentos mesmo.
Obviamente, os animadores contratados são de alto nível e eles sabem quanto vale seu trabalho. Não é por bondade da Ufotable, é a única opção que ela tem.