A Valve anunciou o Steam Deck, um aparelho portátil, capaz de rodar os jogos AAA mais recentes. O console já pode ser reservado em reigões selecionadas, mas o Brasil não é uma delas.
No Deck, o usuário loga em sua conta na Steam e consegue acessar sua biblioteca, podendo jogar qualquer um de seus jogos normalmente. Há um dock, vendido separadamente, por meio do qual é possível conectar o console a fontes externas, USB, cabo de internet e outros aparelhos.
São 3 modelos: 64GB, 256GB e 512GB. Os preços são, respectivamente, 399 dólares (aproximadamente 2040 reais), 529 dólares (2700 reais) e 649 dólares (3320 reais) – ainda não há preço localizados. O lançamento começa em dezembro de 2021 nessas regiões selecionadas.
Fonte: Steam
“com facilidade” em termos…a localização dos botões e do analógico no lado direito parece ter sido elaborada por alguém que nunca usou um controle na vida.
Ai, ai… steam machines 2.0…
Cara achei ele um tanto quanto desconfortável, os botões tão numa posição horrível, o valor chega a ser maior que os consoles atuais e o mais importante: Pra um portátil ele parece um tanto quanto incomodo. Eu sinceramente não vejo muita gente apostando nele, só quem é muito entusiasta, no mais ainda ter de comprar o dock em separado pra fazer ele virar um pc não me parece vantagem, talvez só pra quem n tem um bom pc.
Bom, pelo que entendi esse Steam Deck veio pra ser mais uma opção para jogar via Steam. Não vai substituir PC ou Nintendo Switch como andam alardeando (ou “flameando”) por aí…
Quanto a questão da ergonomia, parece um trambolhão mesmo, mas o chamou a minha atenção foi o peso dele, um pouco mais de meio quilo.
E outro fator que tá pegando é o preço: na prática, os modelos que valem são os que custam a partir de 500 dólares.