O canal TokuSato (antigo Tokusatsu TV) lançou nesta semana os primeiros 30 episódios de Kamen Rider Black no YouTube, com legendas em português. A Sato Company detém os direitos desta e de outras séries tokusatsu para a América Latina.
Assista ao primeiro episódio:
Episódio 1 – A Metamorfose (BLACK!!変身, Burakku!! Henshin)
Exibido no Japão em: 4 de outubro de 1987 (MBS e TBS)
Exibido no Brasil em: 22 de abril de 1991 (Manchete)
Dirigido por: Yoshiaki Kobayashi
Escrito por: Shozo Uehara
Fonte: TokuSato
Kamen Rider Black
Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada). A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.
Em 1995, a Manchete exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power Rangers, VR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.
O ano é 2049, no Brasil ainda só vamos ter Jaspion, Jiraya e Kamen Rider Black….séries novas? São só lendas XD
são sempre as mesmas séries, puta que pariu. ainda bem que sei mais idiomas além do português.
Ultraman Orb, Kamen Rider Zi-O e Kamen Rider Amazons estão disponíveis nas plataformas de streaming. Sim, temos séries novas/recentes. :)
Tudo só legendado, nada de series inéditas dubladas, e até as series que tem dublagem estão só sendo exibidas legendadas. Tokustasu por aqui é um nicho bem pequeno, se continuar assim, até 2030 Tokustasu vai estar morto por aqui.
E a dublagem foi parar no limbo mesmo, hein?
Talvez como produto que tente ir além do nicho do nicho. Mas pros fãs, sempre existirão os fansubers pra deixá-los atualizados. O problema é que o brasileiro só aceita consumir nostalgia. Se vier a série do ano passado, rola um hate.
foi cara gastar uma grana consideravel pela dublagem para ter bem pouco retorno
E em 2049, teremos uma velharada de 70 a 80 anos dizendo aos netos e até bisnetos que “bom mesmo eram os tokusatsus da Manchete”…
A Sato tá simplesmente saturando um produto que poderia ter muito mais apelo se eles trouxessem logo a dublagem clássica de volta, junto com o lendário último episódio dublado. Só falta agora perderem o timing de anunciar isso quando o mangá de Kamen Rider Black chegar às livrarias pela New Pop ou todo mundo estiver empolgado com o reboot com proposta mais “madura” em 2022.
Discordo, Ryukendo quando foi exibido na RedeTV só não foi mais bem sucedido por má vontade da emissora em investir em produtos licenciados, porque audiência dava, e hoje há até um público mais jovem que tem nostalgia da série. Esse mesmo pessoal era criança ou adolescente na época da exibição, e a própria série era recente no período.
Essa distribuidora além de não se esforçar pra trazer material novo que preste, não se dá mais ao trabalho sequer de trazer de volta as dublagens dos produtos que já licenciam. Disseram que se resolveram com o Élcio Sodré sobre a pendenga de Direitos Conexos, mas pelo visto ou foi tudo balela ou se resolveram só com ele, mas estão pendentes com qualquer outro cujas reivindicações não vieram a público.
só torço para um dia UM DIA podermos ouvir o ep final dublado
E falar que o únicos Kamen rider que prestam são o Black e o Black RX XD.
Hate por parte de uma parcela de saudosistas da Manchete sempre existiu e isso não influi muito na popularidade de alguma série nova/recente. Sempre vai ter um público fiel de tokusatsu, indepententemente se o material for dublado ou legendado. Sobre Ryukendo, a RedeTV! poderia ter apostado mais na série. Havia também esse problema e outros como afiliadas da emissora que exibiam programação local na faixa das 19h, a Focus que apressou o lançamento em DVD, etc. Faltou estratégia comercial à época.
Eu enfatizei a falta de venda de produtos licenciados, mas esse lance das afiliadas também se encaixa no que eu considerei “má vontade da emissora” pra promover a série ainda mais, e talvez até ter exibido outras séries de tokusatsu, como o chinês Armor Hero, que a Televix havia adquirido os direitos pouco antes de Ryukendo ir ao ar regularmente na RedeTV.
Até quando a Sato vai continuar requentando essa serie.
Enquanto isso o mercado de games vive colocando coisa nova na prateleira e BR consome de boa. Isso é mais desculpa de publisher preguiçosa. para fazer dinheiro tem que gastar.