O streaming do Telecine está se despedindo. Até o final do ano, a Globo pretende passar todo o conteúdo do antigo Telecine Play (atualmente chamado apenas… Telecine) para o Globoplay. Segundo um comunicado oficial, a estratégia é “concentrar o extenso portifólio em um único ambiente”, com o objetivo de “aprimorar a experiência dos usuários”.
Algumas informações, no entanto, apontam um possível outro motivo. Segundo apurado pelo TV Pop, a Globo estaria planejando uma demissão em massa do departamento operacional de todos os seus canais, inclusive do canal aberto, também ainda neste ano.
Neste cenário, não seria absurdo especular que equipes ligadas aos streamings também serão enxugadas, ou dissolvidas, e, por isso, a empresa preferiria até mesmo se desfazer de um dos streamings, preferencialmente o menos utilizado.
O suposto fim do departamento operacional estaria dividindo opiniões internamente, uma vez que é ele quem garante a qualidade das transmissões da empresa. Inclusive, é a qualidade da Globo que minimizou desmontes do operacional em outro canais, como a Record, pois colocar nas mãos de uma produtora terceirizada aumenta o número (e gravidade) de erros técnicos durante as transmissões.
Se efetivada, a terceirização não só faria a qualidade dos canais Globo cair, mas também encorajaria suas concorrentes a fazer o mesmo, uma vez que sempre foi a Globo o parâmetro de qualidade da TV brasileira. A empresa, no entanto, nega as demissões.
Vale ressaltar que, mesmo sem essas demissões, o conglomerado já vem trabalhando com equipes menores — e isso é perceptível em seus programas (o logo do Faustão aparecendo no “domingão do Huck”, quem lembra?).
Com a extinção do streaming do Telecine (o canal pago ainda segue vivo), os filmes de animês e tokusatsu por lá então devem todos ir eventualmente para o Globoplay, como já ocorreu recentemente com My Hero Academia: 2 Heróis.
O catálogo do Telecine atualmente conta com muitas produções licenciadas pela Sato Company, como três filmes de Eureka Seven, o longa de Love Live! Sunshine!!, e o próprio My Hero Academia: 2 Heróis – todos dublados. Lá também está o filme Godzilla II.
O streaming de filmes existe desde 2012, mas apenas em 2018 foi lançada uma assinatura avulsa – antes disso, era preciso assinar canais Telecine na TV a cabo para poder aproveitar o catálogo. Já o Globoplay chegou em 2015 e é o líder nacional com mais de 20 milhões de usuários, na frente de gigantes como Netflix e Disney+ no Brasil.
Fonte: IGN
Faz sentido a Globoplay absorver o Telecine, para fortalecer o conteúdo deste serviço. Mas essa parada de sair demitindo geral…
Globo tá demitindo todo mundo, ser uma empresa “big tech” custa bilhões
Esses filmes de animes em parceria com a Sato deveria passar na Sessão da Tarde.
Gostaria que os títulos da Sentai Filmworks possam chegar ao Globoplay também e as Temporadas Antigas e Atuais de Digimon
A Globo demite porque tá em crise desde que o presidente Bolsonaro cortou os benefícios dela, isso é fato e não fanatismo político, o repasse do governo pras TVs é “igual” agora (ele dá menos pra Globo, pras outras emissoras ele dá mais pra falarem menos mal dele).
Nunca vi uma empresa com 15 bilhões no banco falir…
Ou seja, não é igual na vdd kkkk mas entendi o ponto
Acredito que a Globo também esteja tentando adotar medidas administrativas semelhantes aos canais americanos, o que também contribui com as demissões
As emissoras dos EUA só contratam atores por obra, por exemplo, tática que a Globo tem começado a adotar tmb depois de décadas contratando de forma exclusiva
Até agora nada de Dragon Ball. Assim como a Disney, que anunciou a nova animação de Los Tres Caballeros em agosto e nada.
Uai me explica porque tá demitindo em massa então, até o Faustão rodou, pode ter 15 bilhões mas a fonte tá rasa agora e pra não secar tão demitindo muita gente, dúvido que ela feche ano que vem com Bolsonaro (porque não depende só dele a renovação de tv aberta, depende do congresso também) mas que ela deve pagar o que não declarou vai ter pra continuar e por isso devem tá demitindo muita gente.
Esta informação é parcialmente falsa. Sim, o Bolsonaro realmente cortou uma bela fatia da compra de tempo de propaganda da Globo. Mas, é uma fatia pequena perto de tudo que a Globo ganha com compras privadas. Esta crise que a Globo está passando é por causa da ascensão do uso de serviços de streaming, incluindo ai Youtube e Facebook.
O que acontece é que, antes, a Globo simplesmente não tinha concorrência. E, por isto, ela nunca “aprendeu” a se inovar diante de mudanças no mercado. A única coisa que a Globo fazia para enfrentar a concorrência era “roubar” os apresentadores e atores que estavam atrapalhando a audiência da emissora. Tanto que, antes, a Globo tinha a famosa “geladeira” de funcionários que ela contratava, pagava salário, mas não utiliza. O artista era pago para, somente, evitar que ele fosse para a concorrência. Mas, agora que os serviços de streaming chegaram, a Globo não pode utilizar esta estratégia de “roubar” os apresentadores da concorrência. Ela está tendo que aprender a como lidar com os novos tempos.
O corte de verbas do Governo foi somente mais um problema que surgiu, mas não é o problema principal.