A bagunçada cronologia de Tenchi Muyo! se torna um pouco mais acessível nos meios oficiais a partir de hoje (3), com a adição de três títulos pela Funimation: a série de OVAs original (Tenchi Muyo! Ryo-Ohki), o spin-off para TV Tenchi in Tokyo e os três longas-metragens, ambos com idioma original e legendas em português.
Presente na plataforma com o título de Tenchi Muyo! OVA Series, esta se trata da primeira produção da franquia, datada de 1992 a 1995, mas não tão conhecida aqui no Brasil. As duas primeiras temporadas estão reunidas como uma só, com 13 episódios. Esses capítulos chegaram a ser exibidos dublados por aqui a partir de julho de 2001, na Band, como uma saideira do bloco Band Kids na época — e talvez por isso os programadores tenham “largado mão”, já que o conteúdo era bastante impróprio para o horário e… para um programa dito infantil. Houve ainda uma única reprise pela Rede 21, canal do mesmo grupo.
J-Pédia: Acesse aqui o guia de episódios da temporada 1 e aqui o guia da temporada 2
Essa série teve uma 3ª temporada em 2003, ainda inédita no Brasil, uma 4ª em 2016 e uma 5ª temporada em 2020 – estas duas disponíveis oficialmente pela Crunchyroll, todas legendadas.
Já Tenchi Muyo! Tenchi in Tokyo (Shin Tenchi Muyo, de 1997) é mais familiar aos brasileiros. Essa é uma série de TV de um universo alternativo e sem ligação com os OVAs, bastante reprisada no Band Kids do começo do milênio e que ainda retornou anos depois. Ela foi exibida por aqui como sendo uma continuação de outra série de TV alternativa, Tenchi Universe, mas deve ser encarada de forma individual mesmo.
Os três filmes da franquia foram adicionados em uma única aba chamada de Tenchi Muyo! Movies. O primeiro, Tenchi Muyo in Love (1996) e o terceiro, Tenchi Muyo in Love 2 (1999), são como uma expansão da série de TV Tenchi Universe (1995). Já o segundo, The Daughter of Darkness (1997), pode ser visto isoladamente, sendo a adaptação de uma novel de Nahoko Hasegawa (roteirista da 1ª temporada dos OVAs).
Todos esses longas eram inéditos no Brasil até então.
Para mais detalhes da salada envolvendo a franquia Tenchi Muyo!, você pode conferir o nosso TriviaBox especial feito em parceria com a Crunchyroll:
E a dublagem?
Se você acompanhou Tenchi Muyo! nas primeiras exibições no Brasil, pode estar se perguntando onde está a clássica dublagem da Herbert Richers. Infelizmente, as chances são baixas de uma futura adição desse áudio pela Funimation em um futuro próximo.
As séries da franquia chegaram ao Brasil em 2000 por intermédio da Cloverway, empresa que já não existe mais, tornando ainda mais complicada essa recuperação do áudio original – que até pode ainda estar nos arquivos da Band, mas exigiria um empenho grande não só pela sua recuperação, mas também para se acertar os direitos conexos de todos os profissionais envolvidos (já que o contrato original não previa o streaming).
Empenho semelhante aconteceu recentemente com Cardcaptor Sakura (que também era da Cloverway), então impossível, não é. Apenas, infelizmente, muito improvável.
Atualização 10h41: Esta publicação foi atualizada com a citação aos filmes.
Fonte: Funimation
Criada por Masaki Kajishima, Tenchi Muyo! Ryo-Ohki começou em 1992, com 7 episódios lançados direto no mercado de vídeo japonês até 1993. Em 1994, começou a segunda temporada, finalizada em 1995.
Com o sucesso desses OVAs, em 1995 foi feita uma série de TV recontando a história da 1ª temporada de maneira um pouco mais “leve” – esse animê ficou conhecido como Tenchi Universe. Depois, em 1997, outra série de TV surgiu, sem ligação com as demais, sendo conhecida como Tenchi in Tokyo (pois mostra Tenchi se mudando para ir estudar em Tóquio).
A partir do fim do ano 2000, a Band exibiu no Brasil, dentro de seu bloco infantil Band Kids, as séries Tenchi Universe e Tenchi in Tokyo, dando uma falsa impressão de que uma seria continuação da outra. Posteriormente, em 2001, a mesma emissora fez uma única exibição das duas primeiras temporadas da série original de OVAs, acompanhado de um especial da personagem Mihoshi de 1994, no que ficou conhecido pelos fãs da época como “Tenchi no Espaço”.
Em 2002, uma 3ª série de TV independente, chamada de Tenchi Muyo! GXP foi ao ar no Japão e nunca foi exibida no Brasil. Foi um pequeno impulso para que Tenchi Muyo! Ryo-Ohki (a série original) ganhasse a sua terceira temporada em 2003, com o último lançamento em setembro de 2005. 11 anos depois, em 2014 a franquia foi resgatada com Ai Tenchi Muyo!, uma série de 50 episódios com média de 4 minutos de duração casa. Os curtas foram patrocinados pela cidade de Takahashi como forma de promover o turismo da região.
Somente em 2016 a série de OVAs foi resgatada, com mais 4 episódios em sua 4ª temporada. Por fim, chegamos a 2020 com a 5ª temporada, que traz direção de Keitaro Motonaga, o mesmo de Digimon tri.
Se redublarem espero que mantenha o elenco classico da seríe, sei que tem algumas baixas, mas se manter o elenco principal da HR pra mim é otimo.
Acho que agora finalmente pode ser que a Funimation faça aos fãs o favor que fansubs ficaram devendo por anos, que é poder assistir Tenchi In Tokyo legendado junto com todos os OVAs da série posteriormente.
Sem dublagem, sem comemoração.
A Kiyone aparece nos inéditos? Não consigo imaginar a personagem sem a voz da Ana Lucia (que descanse em paz)
Concordo.
UP, eu sei como você se sente, eu também me senti assim quando tiveram que substituir o dublador do Camus de Aquário por essa mesma razão, mesmo assim, temos que ter em mente que ainda tem muitas dubladoras (tanto veteranas quanto novatas) com vozes boas o bastante para suceder a Ana Lucia como a nova voz da Kiyone e também da Irma Lili em Black Clover.
Tenchi Muyo é um ótimo anime dublado e teve uma das melhores aberturas dubladas que eu ja vi, ”A vida é curta, vamos curtir o amor” é uma musica que foi muito bem dublada e quem nunca teve a chance de escuta – la deveria ouvi-la no Youtube agora, vale a pena.
Quanto a dublagem, de precisar redublar, além de trazer de volta a Cristiane Monteiro ( a mulher que canto a abertura ”A vida é curta, vamos curtir o amor”), é OBRIGATORIO que eles contratem também: Luiz Sergio Vieira, Fernanda Baroli ,Sheila Dorfman e Flávia Saddy, pois forem responsáveis por deram voz para o Tenchi, Aeka, Ryoko e Washu respectivamente, ou seja, se qualquer coisa de Tenchi Muyo for redublada (ou ate dublada, tipo um novo OVA ou serie), a Funimation tem incluir pelos menos esses 5 dubladores(ras) no elenco de redublagem.
Quem ja assistiu Tenchi Muyo dublado vai concordar comigo.
No caso a filha da Ana Lucia poderá herda a personagem que a mãe fazia por sua voz ser praticamente igual! sério. quando estava ouvindo a Toru no anime da Kobaiyashi San M.Dragon eu tinha certeza que quem fazia era a Ana Lucia. depois vim saber que era a filha dela. e vamos torcer que dublem o anime algum dia. se o Cowboy Bebop teve dublagem. Há uma janela de uma possibilidade sim.
Ganhar na loteria pra mim seria este anime ganha a re/dublagem carioca.
Eu quando assistia na Band achava confuso mas gostava de ver. kkkk era bem engraçado.
https://media1.giphy.com/media/d1E2VyhFsxawRbeo/giphy.gif
Tenchi Muyo Ryoh-ki tem todo dublado? Achei o final com dublagem americana só.
Sempre penso na dubladora da Alita e da Megumin para o lugar dela quando imagino a Toph com outra voz.
A Christiane Monteiro tbm dublou a Yugi, a vilã de Tenchi in Tokyo. E o que eu achei mais sensacional é que ela fez 2 tons de voz completamente diferentes pra quando a vilã tá no seu covil manipulando os outros e quando ela tá disfarçada entre os humanos. Se rolar uma redublagem, eu não consigo imaginar outra pessoa no papel!
a do Camus eu estranhei mto, eu achava a voz do cara sensacional para ele, mas o q entrou deu conta do recado
*Fernanda Baronne.
…e a Érika Menezes na Mihoshi junto com a Flávia Fontenelle na Sasami, incluindo elas também, para mim o elenco já está completo.
Tenchi Muyo, que tem uma dublagem antiga e bagunçada, esse sim precisa de redublagem
Amava demais, quando mlk era gamado na Ryoko rs
A música da pioneira era tão melhor
As duas primeiras temporadas foram dubladas por completo e exibidas na TV em 2001. Da terceira em diante não há dublagem.
Da hora, vou assistir! Quando vi Tenchi Muyo no catálogo, fui seco achando que era a série original. Eu já nem lembro direito da história, então fiquei meio perdido com os novos episódios e desisti de assistir. Agora assim vou poder acompanhar.
Finalmente alguém no Brasil deu moral ao Tenchi Muyo. Parabéns!
Também gostava dessa, bom saber que eu não sou o único que lembra.
Mais uma razão para dublarem as musicas, caso a Funimation resolva REdublar tudo o que eles possuem de Tenchi Muyo.
Concordo.
Obrigado Jardel, é muito bom ter você no site, gosto de saber que eu não sou o único que se importa com a dublagem Br, queria que tivessem mais gente como você, assim seria muito mais fácil convencer a Funimation a dublar ate as musicas quando resolverem redublar Tenchi Muyo, de preferencia com o todo o Elenco (BR) original.
Concordo.
Concordo.
A Christiane Monteiro é outra dubladora que não pode ficar de fora se Tenchi Muyo tiver que ser redublado.
Concordo.
Essa é outra razão para eu ter ficado TÃO feliz com a dublagem de Cowboy Bebop, pois com isso, tanto a Funimation quanto a Netflix devem ter percebido como a dublagem dos clássicos pode ser tão benéfica pro canal quanto a dos novos, que sabe, TALVEZ haja esperança para animes como Hokuto no ken, Cyber teen in Akihabara, Sybaster, Silient Mobius ou ate X serem dublados no futuro.
Sonhar não é crime.
É nós
Vamos torcer que seja dublado e Redublado na Imagine Sound Thinking e quem sabe Som de Vera Cruz com elenco Clássico ainda Possível.
Está mais do que na hora da Funimation começar a trabalhar com estúdios do Rio de Janeiro para variar suas dublagens e Elencos.
A Bia Menezes poderia ser a Nova dubladora da Kiyone já que ela tem a voz igual a da mãe dela e seria uma homenagem ou a Amanda Brígido .
Torcer que o William Viana ou o Eric Bouglex chamen ela para os testes adoraria a Bia Menezes dublando a Kiyone nos Filmes , Serie de TV e OVAS Principalmente 😁
Acho que o William Viana traria até o elenco carioca do filme de Cyberteam in Akihabara se a série for pra image Sound Thinking, claro as vozes ainda possíveis …
Verdade a dublagem de Tenchi Muyo está no meu ❤ só torço que a Funimation mande pra image Sound, Alcatéia RJ ou Som de Vera Cruz.
Como é Clássico tem chances de ir pra Imagine Sound Thinking e o William trazer a Maioria do elenco da Herbert Richers ou se por um Milagre a Funimation mandar pra Som de Vera Cruz ou Alcatéia/Gramophone RJ.
Sou fan dele já Jardel is Top dos Tops Topezera 👍
Meus Deus Rafinha seria o ponto inicial pra Funimation começar a trabalhar com estúdios do Rio de Janeiro .
Concordo.
Bem lembrado.
Suas opiniões são muito necessárias aqui e principalmente lá no anmtv cara .
Vlew
A música da pioneira era de OVAs de Tenchi Muyo!, as aberturas originais das séries de Tenchi Muyo! exibidas no Band Kids eram totalmente diferentes
O importante é que foram dubladas, tomara que isso se repita na re-dublagem de Tenchi Muyo.
Sim e não. A “nossa” Kiyone não, mas usaram o mesmo nome para outra personagem. Se não me engano, a mãe biológica do Tenchi. Uma pena, a Kiyone era uma ótima personagem…