Nesta sexta-feira (24), no Japão, houve o lançamento do 41º volume de Berserk, aclamado seinen de Kentaro Miura. Trata-se do primeiro encadernado lançado após a morte do autor — e o primeiro num intervalo de 3 anos (o tomo de número 40 havia sido impresso no Japão em setembro de 2018). Miura foi vítima de uma dissecção aguda da aorta e faleceu em maio.
As editoras Dark Horse (EUA) e Glénat (França), licenciantes do título da Hakusensha nos dois países do ocidente, homenagearam a série com anúncios de página inteira em dois dos jornais mais relevantes do mundo: o New York Times e o Le Monde. Uma arte também foi destaque no Asahi Shimbun, um dos mais tradicionais veículos de comunicação do Japão.
Junto ao lançamento do novo volume, a Hakusensha comunicou que o futuro da série ainda segue indefinido. A editora ainda não decidiu se o mangá será encerrado ou se a história continuará.
Em setembro, o perfil MangaMogura, responsável por inúmeros vazamentos do mercado japonês de mangás, revelou que o desejo do editor da Berserk é dar seguimento ao enredo. Vale lembrar que o capítulo mais recente, publicado justamente em setembro (4 meses após a morte do autor), contou com a contribuição do Studio Gaga, fundado pelo próprio Miura.
According to the editorial they want to proceed what they think would be the wish of Kentarou Miura
— Manga Mogura RE (Manga & Anime News) (@MangaMoguraRE) September 7, 2021
O 41º volume de Berserk foi lançado em edição especial, acompanhado por um CD-drama que adapta o capítulo Despertar, do último volume. Esta é a primeira adaptação do capítulo para outra mídia, que contará com a participação do elenco principal do animê de 2016, disponível no Brasil na Crunchyroll e que foi exibido em TV aberta pela Loading (em ambos os casos, apenas com legendas).
No Brasil, Berserk é publicado pela editora Panini, que já trouxe ao Brasil os 40 volumes anteriores da série e no momento está reiprimindo a obra.
Fonte: ANN.
Berserk conta a história de Guts, um ex-mercenário conhecido como Black Swordsman, que procura por vingança ao homem que um dia ele confiou e que lhe traiu, roubando aquilo que ele mais amava. Agora nada pode parar Guts em sua jornada, junto de sua espada Dragonslayer e companheiros que encontra no caminho, Guts segue um caminho sangrento atrás deste homem.
No Brasil, a Panini começou a lançar Berserk em 2005, quando trouxe a série no aposentado formato meio-tanko. Em 2014, após muita insistência dos fãs da obra e do público consumidor em geral, a editora relançou o mangá em formato tankobon, que atualmente se encontra em reimpressão.
É muito triste. Miura não deveria ter morrido de jeito nenhum tão cedo. Mas com essa calsa da morte ai ninguém ta livre disso não.
Sei que muitos podem pensar no termino da obra, aquilo de “se o autor faleuceu, a obra vai junto” ou “n vai ser a mesma coisa sem autor original”, mas creio que deveriam continuar, apesar das dificuldades, continuar a obra desse grande autor em forma de homenagem a ele e respeito ao fãs. No final se a historia for ruim ou boa, não importa, a obra só não pode ficar em aberto sem uma conclusão.
Acho que deveria se respeitar qual fosse o desejo manifesto do autor. Se o Miura falou que gostaria que continuassem, seria um respeito continuar.
Eu acho que não deveria nem ter discussão sobre o futuro da obra. Infelizmente, o Miura não conseguiu terminar mas não é culpa dele. Essas coisas acontecem.
Se tão pensando nisso até agora, olha…
A Divina Comédia é um dos livros mais aclamados da literatura clássica e não tem conclusão. Ficar “em aberto” é a conclusão perfeita da obra.
Espero que respeitem o último desejo do mestre , sempre quando lembro da sua ida me entristece
Teu cu
alguma noticia sobre a continuaçao de berserk?
Até então nada.
eu nunca acompanhei e é muito triste essa situação…