Em 3 de julho de 2009…
… o canal Disney XD entrava no ar, substituindo o Jetix, que por sua vez foi o substituto da Fox Kids no Brasil a partir de 14 de fevereiro de 2004. Por uma estratégia de mercado da Disney, essa história agora chega ao fim, com o desligamento do Disney XD no dia 31 de março, para focar em conteúdo exclusivo do streaming Disney+.
A Fox Kids começou como um bloco infantil dentro do canal Fox, tanto nos EUA como aqui, quando estreou em 1993. A partir de 1996 ele se tornou um canal no Brasil e no resto da América Latina, enquanto continuou como bloco na matriz, e assim seguiu, chegando a ser um dos canais infantis de maior audiência da TV paga – esse sucesso, inclusive, atrasou um pouco o seu rebranding em nosso país.
No começo de 2004, o bloco Fox Kids foi renomeado para Jetix tempos após a compra pela Disney, que passou a exibí-lo dentro do Toon Disney nos EUA. A transformação da emissora daqui veio definitivamente em agosto de 2004.
Não por menos, muitos têm lembranças nostálgicas da 1ª versão do canal, que exibiu diversos animês (confira os primeiros deles no nosso TriviaBox aqui). Quando a Fox Kids foi “encerrada” em 2004, segundo o site NaTelinha, crianças e pais enviaram cartas e emails reclamando, incluindo até mesmo ameaça de protesto na sede da Disney no Brasil, em São Paulo.
Mas, no fim, de nada adiantou: a Fox Kids virou Jetix, mesmo com os protestos. Porém, mal durou 5 anos. Em 2009, foi a vez da marca “Jetix” ser descontinuada, aqui dando espaço ao Disney XD (em alguns países, o Jetix virou Disney Channel), pois a empresa queria focar nos nomes “Disney”, “ABC” e “ESPN”. A marca Jetix foi oficialmente descontinuada mundialmente em 2010.
O Disney XD tinha um foco maior em produções “da casa” (animações e live-actions), mas, ao menos no início, manteve alguns animês na grade. Na estreia do canal, foi ao ar Digimon 4 (embora tivessem anunciado a série original…) – uma reprise – e, pouco depois, Digimon Data Squad e novos episódios de Dinossauro Rei.
Ainda passaram pelo canal títulos como Beyblade (Metal Saga) e, mais recentemente, Yo-kai Watch. Mas o investimento em animês foi evidentemente minguando, passando longe da força dos desenhos japoneses na programação de seus antecessores.
Nascido de um esforço da Disney para fortalecer a própria “marca Disney”, agora o Disney XD ironicamente se encerra pelo mesmo motivo e, com isso, encerra também uma trajetória de quase 30 anos na TV, iniciada com a Fox Kids.
Matéria original: Jetix vai virar Disney XD no segundo semestre, por Fábio Soares (Tio Cloud)
Lembro de todos estes canais.Adoro a Fox Kids e um pouco a Jetix.
Foi mal, mas o Jetix, mesmo tendo um nome legal, não era 1\5 do que a Fox Kids representava.
Vai por min, se a Fox Kids ainda existisse, todos os filmes, series e OVAs mais recentes de Digimon ja teriam sido dublados faz tempo.
Perder o Loading TV foi um baita golpe na minha felicidade, mas a dor que eu senti na época em que a Fox Kids morreu, isso me fez chorar, pio do que isso, so quando anunciaram a falência da inesquecível Rede Manchete.
Rede Manchete, Animax, Fox Kids e o mais recente, Loading TV.
Esses canais fazem falta DEMAIS!!
Eu espero que em 2.030 realmente surja um novo canal de animes dublados que continue com o legado deles.
Quem tinha DirecTV, tinha Locomotion em vez de Fox Kids, que entrou na grade somente quando mudou de nome para Jetix em 1º de julho de 2004. A Locomotion já havia sido comprada pela Sony em 2004 e tornou-se Animax em 31 de julho de 2005. Mais tarde, viraria Sony Spin e depois Lifetime.
Já existem e já te mencionei faz tempo.
Dê audiência pra eles e dê sugestões pra eles enquanto ainda dá tempo. Ficar só na nostalgia não vai ajudar em nada.
Nada a ver mano discordo disso a toei não investe na marca pra cá tanto que a última só veio de forma incompleta por terceiros, Digimon não tem o investimento apropriado por culpa da toei mesmo
Não tem como competir com a internet. E, com Crunchyroll, Netflix e futuramente, hidive, eu, sinceramente, não sinto falta nenhuma de canais de tv que passem animês. Com certeza, no passado foi muito importante. Especialmente para mim que sou da geração Rede Manchete. Mas, hoje, se eu dependesse de ter que ver algum animê na “tv tradicional”, eu ia preferir partir para a pirataria. Não consigo mais ficar preso a um horário e ainda aguentar as propagandas no meio dos episódios.
Se um dia (em 2.030) surgir um novo canal de animes dublados que possa exibir Fairy Tail, Digimon (pouco importa se for o Tri ou App Monsters), Golden Kamui, Campione, Iruma-kun, Goblin Slayer , Sekirei e as Novas Aventuras de Fly, todos dublados (incluindo as musicas de abertura e encerramento de cada um), eu juro que aguento assistir a centenas de comerciais sem reclamar, contanto que esse a vários outros sejam DUBLADOS junto com as suas musicas.
E eu tenho certeza ABSOLUTA de que se o tal do Play Channel for mais do que um mero boato e SE ele pudesse dublar (junto com as suas respectivas musicas é claro) pelo menos metade desses animes que eu citei, uma enorme parte dos fãs de animes dublados iria ”aguentar as propagandas no meio dos episódios” so pelo prazer de (re)velo – los dublados, incluindo você, por favor nem tente negar que você faria isso, se for mesmo verdade de que você também é dos tempos da Manchete, no mínimo você também tem vontade de pelos menos ver mais musicas de Fairy Tail sendo dubladas e quanto ao anime do Iruma, esse é outro que merece dublagem.
Mas parece que eles estão começando a mudar de ideia, primeiro eles resolveram liberar a dublagem de DBS, depois a Netflix recebeu carta branca pra redublar One Piece e hoje ate os filmes mais recentes foram dublados, ate sm ta ganhando destaque.
Quem sabe, um dia chega a vez de Digimon.
Concordo.
Quais eram esses canais mesmo?
Alguns deles é de TV aberta ou a cabo?
Não e não velho a dublagem de one piece e da toei e não dá Netflix quem escolheu o elenco foi a toei e ela pode pintar em alguma plataforma a qualquer momento,onde piece não é um produto original dela então não impede nada de a dublagem pitar em alguma outra plataforma
Com certeza, eu sinto falta das músicas dubladas. Tanto que gosto de ver os covers em português no Youtube. E, tem alguns que ficam bem legais (este do Fairy Tail mesmo, muito bom https://youtu.be/9d2_Ltgat8U). Mas, ainda assim, só ficaria empolgado em assistir a estes animês se eles forem disponibilizados on-demand na internet. Para você ter uma ideia, eu raramente assisto a qualquer canal de tv. Até noticias, eu vejo tudo pelo Youtube e sites de noticias na internet.
Não. São dois canais da Pluto TV (Pluto TV Anime e Anime Ação), incluindo um que exibe Naruto 24 horas por dia.
Disse tudo. A época já é outra.
Primeira regra de confiabilidade: se não existe sites oficiais de longa data, e que também não sejam Blogspot ou Instagram da vida falando sobre alguma suposta informação nova envolvendo entretenimento no Brasil, é boato.
Você que costuma frequentar o JBOX deveria ter ciência disso. Ninguém nunca falou a respeito dessa bait fora esses canais amadores de cultura geek que usam sites fakes de fonte. No mínimo sites especializados em TV como NaTelinha, TVLaint e afins falariam algo a respeito se fosse o caso, não esses canais pequenos que usam fake news de fonte.
Pior que é verdade.
Mesmo assim, espero que surja alguma boa noticia em 2.030.
Espero que no futuro eles invistam na dublagem tanto de novos animes, como em suas musicas.
O problema desses on-demand é o fato deles não dublarem as musicas dos animes.
Por essa razão eu espero mesmo que surja um novo canal de animes dublados que possa substituir o Loading TV.
Uma pena que so vamos conseguir isso em 2.030, SE acontecer.
Eu espero que a TOEI reconsidere a sua ideia sobre Digimon, afinal esse é um ótimo anime e que possui muitos fãs aqui no Brasil.
Pois é cara ela esqueceu a série num churrasco data squad foi a última trabalhada com a Matrix japonês, a 6 temporada não foi adaptada a terceira parte, nem tri nem last evolution nada foi trabalhado no Brasil fora que temos mais 3 séries inédita da franquia, onde piece e Sailor Moon sendo trabalhadas me deu um pouco de esperança
Talvez antes disso surja.
Mas se não for bem planejado igual as diversas outras tentativas, não espere muita coisa.
Concordo.
Eu te entendo.