A partir de junho, a PlayStation Plus terá três modalidades de assinatura: Essencial, Extra e Premium. O novo modelo é uma junção das PS Plus e PS Now, trazendo uma biblioteca de jogos que inclui catálogos do PlayStation, PlayStation 2 e PSP.

Essa é uma iniciativa da Sony para competir com o Game Pass da Microsoft, e já era ventilada nos bastidores há alguns meses.

Confira os benefícios de cada modalidade, que são exatamente como rumores indicavam:

  • Essencial: Benefícios atuais da PS+, e mesmo preço do serviço atual;
  • Extra: Benefícios anteriores e uma biblioteca de até 400 jogos do PS4 e PS5;
  • Premium: Benefícios anteriores, e mais 340 jogos disponíveis, incluindo de bibliotecas do PS3 (via streaming em nuvem), PS1, PS2 e PSP; além de testes por tempo limitado de alguns games.

Apesar de supostamente mirar no Game Pass, podemos ver também elementos incorporados do serviço online do Nintendo Switch, que traz uma biblioteca de jogos antigos para os assinantes (e uma outra biblioteca de alguns outros consoles antigos para quem pagar o pacote mais caro).

Os atuais assinantes da PS Now vão migrar automaticamente para o Premium quando o serviço for lançado, uma vez que a PS Now será descontinuada.

Em 2020, Jim Ryan, responsável pela divisão do PlayStation, disse que “não pretendemos colocar lançamentos em um modelo de assinatura. Esses jogos custam milhões, às vezes mais de 100 milhões de dólares, para serem desenvolvidos. Não vemos como sustentável. Queremos fazer jogos maiores e melhores, e possivelmente mais persistentes. Então colocá-los em uma assinatura no primeiro dia não faz sentido para nós”.


Fonte: Gematsu