Outro dia o Larc, gerente do site JBox, me sugeriu o seguinte tema para a coluna: “Por que o tokusatsu de hoje é diferente de antigamente?”. Pegando o gancho de Donbrothers, achei que a franquia Super Sentai seria um bom exemplo para responder essa pergunta. Afinal, a nova série tem uma pegada bem diferente de sua antecessora, Zenkaiger. Ambas são bem diferentes dos clássicos da era Showa e Heisei.
Vamos primeiro tentar destrinchar o gênero como um todo. É bem verdade que a grande maioria das produções de tokusatsu é destinada para o público infantil. E isso acontece desde a era de ouro dos filmes kaiju. Godzilla chamou atenção do público em geral por fazer uma metáfora com os efeitos da Segunda Guerra Mundial. Os filmes do gênero tiveram uma pegada mais fantasiosa com o tempo, o que cativou ainda mais o público infantil da época.
Não é a toa que, já na década de 1960, a fórmula do cinema se estendeu para a TV e a criançada de outrora assistia séries como Ultraman, Ultra Seven, Robô Gigante, Vingadores do Espaço, etc. Algumas tiveram lá seus momentos engraçados, bobos, galhofa, mas nada impedia que em algum momento houvesse momentos mais sérios/sisudos/carrancudos. Todas seguindo suas propostas, influências, contextos da época e coisas do tipo. E isso não é muito diferente das séries tokusatsu dos anos 80 e 90 que passaram no Brasil, na época da saudosa Rede Manchete.
Falando nisso, certamente você já deve ter visto pela tokunet afora alguns fãs afirmando que séries como Sharivan, Metalder, Kamen Rider Black, Liveman, etc eram mais “adultas”. Confesso que eu também era um dos tais que afirmavam isso, há uns 10 anos. É óbvio que esses clássicos podem atrair algum adulto na casa dos 20, 30 anos. Mas não podemos nos esquecer que os mesmos sempre tiveram objetivos comerciais voltados para o público infantil (entenda: a missão era vender brinquedos desde sempre), independentemente do teor de cada trama.
O mesmo também vale para Jetman, que cativou um público teen e adulto e nunca deixou o público infantil de lado.
Dito isso, eu aproveito o gancho para discordar respeitosamente do sr. Shinichiro Shirakura, o atual chefão da Toei. Ao responder o tradutor brasileiro Charles Kruger sobre a atual faixa etária das séries Super Sentai, ele afirmou o seguinte: “O público alvo de Super Sentai, como sempre foi e nunca mudou, (é de) meninos de 3 a 6 anos. Mas estamos trabalhando para que seja visto por uma faixa etária mais ampla”.
A fala não está totalmente errada, se considerarmos que Shirakura tem uma visão comercial e bem distinta dos fãs. Vale aqui lembrar que ele recentemente mudou sua visão sobre Kamen Rider fora do Japão quando conversou com fãs que não residem no Japão sobre o potencial da franquia (pois ele contava apenas com as experiências frustradas que a Toei teve com as adaptações Masked Rider e Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão).
Pois é. Shirakura precisa de mais dois dedos de prosa com os fãs do lado de cá – ou com os japoneses mesmo – para entender que Super Sentai ainda atrai um público (bem) mais velho, apesar de uma ou outra série ser excessivamente infantil.
Não dá pra dizer que a franquia “sempre foi e nunca mudou” de faixa etária, pois já tivemos momentos dramáticos em séries como Bioman, Changeman, Flashman, Jetman, Zyuranger, etc. As mesmas também tiveram seus momentos engraçados até. Ah, vale lembrar que algumas séries dos anos 90 foram bem mais infantis e tiveram vilãs um tanto… digamos, apelativas. Mas isso são outros quinhentos.
Donbrothers tem como roteirista o experiente Toshiki Inoue, o mesmo de Jetman. Isso não significa que a nova série será ou venha a ser em algum momento como o clássico de 1991. Pode ser que role alguma ou outra referência, mas, como expectador (e espectador), eu quero que Donbrothers seja uma série inteligente/interessante/relevante e não uma imitação do Esquadrão dos Homens-Pássaro. Elementos de décadas passadas podem até funcionar, mas sem deixar de cativar um público pré-escolar ou mesmo de jovens e adultos.
Voltando à pergunta do Larc: Por que o tokusatsu de hoje é diferente de antigamente? A resposta não é tão simples e nem tão complexa. O entretenimento mudou para melhor ou para pior, dependendo de cada ponto de vista ou gosto pessoal. No geral, tanto animês e mangás, por exemplo, têm uma pegada diferente das “décadas de ouro”. O mesmo vale para o tokusatsu.
Eu acho meio injusto comparar Kamen Rider Revice com Kamen Rider Black. Ultraman Trigger com Ultraman. E até Donbrothers e Zenkaiger com um Gorenger, um Changeman ou um Jetman da vida. Seria o mesmo que comparar Jaspion com National Kid, que são de épocas e contextos diferentes e, portanto, há um abismo enorme entre tais produções.
Aliás, acho boas essas séries citadas, exceto Zenkaiger, por motivos que eu já escrevi em outros textos. O que eu costumo criticar eventualmente é o excesso de infantilização nos enredos, que acaba afastando alguns fãs mais velhos. Foi assim com a série de 2021. Veja bem: um enredo ser infantil não é necessariamente ruim. Depende muito da proposta e do desenvolvimento de cada roteiro. Seja como for, o marketing sempre será a alma do negócio para manter tais produtos no mercado japonês.
Minha curiosidade é saber se Donbrothers será mais lembrado que Zenkaiger daqui a 10, 20 anos. Se a promessa da Toei em “deixar de lado a tradição” seguir uma boa direção, provavelmente sim.
Kamen Rider e Ultraman vão muito bem, obrigado. Só nos resta saber quando Super Sentai vai realmente “crescer”. Tomara que muito em breve.
O texto presente nesta coluna é de responsabilidade de seu autor e não reflete necessariamente a opinião do site JBox.
Hoje mesmo eu li uma entrevista com a equipe que fez o anime Gear Fighter Dendoh e várias vezes eles falaram que tinham que tomar cuidado com o tom da série pra não ficar “infantil” demais senão iria pro nicho dos sentais.
Nossa visão de sentai é muito romantizada, eu diria. Pra eles, sempre foi algo, pra fazer uma comparação um tanto grosseira, entretenimento nível glória. Um colega do RB mesmo falou tempo atrás que quando as criancinhas crescem, elas “graduam” de sentai e passar a preferir animes como Pokémon. O que dá uma ideia de como é a faixa etária. Um dos caras que cuidavam de PR na era da Saban Brands falou do problema da faixa etária do show. Crianças acima de 6 não se interessavam e abaixo disso, as crianças nem sempre entendiam.
Nem discordo tanto da coluna mas meu ponto é algo na linha: eles sempre viram a franquia como sendo isso mesmo e trabalharam com essa ideia em mente.
Em tempo: também não gosto de Zenkaiger, mais porque achei sem graça e com visuais péssimos.
É até complicado pegar uma série como Zenkaiger de exemplo de Sentai ou tokusatsu moderno, já que ela é muito diferente não só de Donbrothers mas mesmo das antecessoras, como Kiramager ou Kyuuranger. Não vou nem entrar no mérito da infantilidade, mas a simplicidade extrema da série me passou a impressão de ser um produto da pandemia, pouco ambiciosa e com muitas limitações em várias áreas, até nas locações utilizadas.
Ao menos, Super Sentai, na minha visão, vem tentando muita coisa diferente e até experimental em alguns casos há uns anos, talvez desde a celebração de Gokaiger..e é nítido que Donbrothers vem com uma proposta ousada, clima mais de j-drama e menos cenas de ação até aqui.
Eles vêm tentando, só lembrar de Go-Busters, que veio depois de Gokaiger. A série fez muita coisa diferente, mas acabou sendo um flop (só em vendas, porque é disparado um dos melhores dos atuais) e logo no ano seguinte já voltaram pro tradicional com Kyoryuger. Aí depois disso teve Sentai com 12 membros (Kyuranger), duas equipes lutando entre si (Lupinranger Vs Patranger) e depois chegou em Zenkaiger.
Curiosamente comentei algo muito parecido em um tópico lá no Fórum OuterSpace, acho que o mercado pedia essa infantilização é tanto que se formos comparar Gavan com Kabutack veremos essa mudança de forma bem expressiva em que a primeira é mais séria e contida no humor enquanto a segunda é uma comédia infantil explicitamente, hoje com as expansões das marcas acho que é hora da Toei mudar essa perspectiva e deixar mais ampla porque seu produto é reconhecido no mundo todo, inclusive os Super Sentai (digo isso além dos Power Rangers) que muitos fazem questão de comprar os bonecos e demais quinquilharias que eles lançam.
Enfim eu realmente torço pra essa mudança de foco na faixa de etária de forma mais abrangente, mas vendo o que o SR. Shirakura postou eu acredito que até pode acontecer mas muito devagarinho.
Quanto a matéria é muito boa, e temos uma visão muito parecida do porque a franquia não evolui.
Parabéns pela análise.
Desde 2010 Sentai mudou bastante pra melhor, tivemos séries excelentes como Go Busters, ToQger, Kirameiger, Kyuuranger e tal. A melhor coisa que mudaram foram as lutas dos atores reais, as séries dos anos 90-2010 tinham umas coreografias já super manjadas, hoje em dia eles tentam bastante coisa nova e diferente, igual aquelas lutas de Kirameiger que são 5 minutos de batalha sem UM CORTE de câmera, é muito divertido!
Eu adorei Zenkaiger, ri e me emocionei, mas estou achando Don Brothers superior em TUDO, estou amando!
Acho que as restrições orçamentárias tem menos a ver com a pandemia e mais com o próprio estado da franquia, que tem rendido menos a cada ano que passa.
Problema com Don Brothers é se acostumar ou relevar a Cgi, mas parece que será melhor que Zenkaiger.
Menos gastos vem por não usarem tanto atores nas cenas de luta ou locais pra gravar ou msm explosões em Cgi.
Acho a série boa demais pra falar que é inassistivel só por causa de um CGI bobinho
A série começou pouco,,,esperar pra ver se teremos algum melhor…pq nem a luta de mecha ta boa,sinto como se ligas se um ps2 na hora.
Mal teve luta de mecha, teve umas duas só e achei ok, nunca fui fã de mecha