A segunda temporada do animê ULTRAMAN, que é baseado no mangá de Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi, estreou na Netflix há pouco mais de duas semanas. São apenas 6 episódios, o que é muito pouco para contar o arco de Ultraman Taro, que se passa originalmente em Nova Iorque.
Não sabemos ainda por qual motivo, razão ou circunstância o tripé formado por Tsuburaya, Production I.G e Sola Digital Arts resolveu mudar boa parte da trama. Alguns elementos foram utilizados, outros foram inseridos e o resultado não foi muito satisfatório, pelo menos para quem acompanha o mangá – publicado no Brasil pela Editora JBC.
A primeira temporada cobriu os oito primeiros volumes e foi ótima, em que pese algumas mudanças como a extinção de Red (King) na trama, pontos que ajudam no desenvolvimento na relação entre Shinjiro Hayata e Rena Sayama, e falhas em algumas cenas da animação (que deixaram os movimentos mais “quadrados” e menos naturais).
Mas como contar a saga de Taro em apenas seis episódios? Talvez 8 ou 10 fossem suficientes. O que vimos foi, na realidade, outra trama com novos personagens, um Kotaro Higashi mal desenvolvido, saídas fáceis demais, lutas que pouparam violência e – consequentemente – um Dan Moroboshi menos implacável e mais apagado.
Inclusive, quem leu o mangá sabe que parte de seu passado é revelado e que surge um personagem importante, embora ele também não fosse bem aproveitado como deveria.
Em suma, apesar de referência às séries clássicas, a segunda temporada deixou muito a desejar. Até esperei que alguma coisa ou outra mudasse mesmo, já que personagens como Izumi (a namorada de Kotaro) e Maya (da raça alienígena Wadoran) foram criados para os novos episódios, pois não existem no mangá da dupla Shimizu e Shimoguchi.
Eis que depois do final de semana de estreia, a Tsuburaya anunciou a terceira e última temporada de ULTRAMAN. Ainda não sabemos quantos episódios serão desta vez, mas sabemos que o lançamento será em algum momento de 2023. A Tsuburaya lançou na ocasião um pôster e um teaser com o novo Ultraman caído, seu Color Timer piscando no peito, assim como o herói-título da série original no último episódio, após ser nocauteado pelo Alien Zetton.
No rodapé do pôster aparece a seguinte mensagem: “Farewell, Ultraman”. Sim, o mesmo título oficial em inglês do episódio 39 (final) de Ultraman, exibido originalmente na noite de 9 de abril de 1967, pela TBS. Referências claras de um fim de ciclo, talvez levando o animê para um caminho ainda mais independente do mangá e criando seu próprio desfecho.
#Anime_ULTRAMAN Final Season will stream worldwide on #Netflix in 2023!https://t.co/GvznXT7P5w
Watch the 20-second new #ULTRAMAN teaser now:
▶️https://t.co/VFXxireREC pic.twitter.com/tZ5hFqRSWc— ULTRAMAN Global (@TsuburayaGlobal) April 18, 2022
Ah, o teaser teve até a narração de Koji Ishizaka, o mesmo da série clássica, dizendo: “Esta é outra resposta ao Ultraman”. Veja:
Vale lembrar que o mangá, atualmente, está no volume 18 no Japão e ainda não tem previsão para acabar. Em tempo, os volumes 15 e 16 foram publicados no Brasil nesta quinta (28) pela JBC.
Depois de uma segunda temporada mambembe, ULTRAMAN nem precisava de uma terceira temporada. Por outro lado, ainda bem que será a última. Como fã da franquia e leitor do mangá, tenho receio do que pode ser a saga dos Irmãos Leo e Astra, que é tão densa quanto as anteriores e também é um complemento para o desenvolvimento de Taro.
A impressão que fica até agora é que a terceira temporada virá para cumprir tabela, terminar o que foi iniciado em abril de 2019. Sendo assim, toda a expectativa que uma parcela do público tem agora pode ser um banho de água fria. Ou talvez a produção veja o que não deu muito certo na segunda temporada para sim criar um desfecho digno, se baseando amplamente no mangá ou criando uma situação própria para o animê.
Ainda dá tempo de salvar o que resta para uma boa adaptação de ULTRAMAN, resgatando a verdadeira essência do mangá e homenageando a série clássica de 1966. Enquanto a estreia não acontece, sigo cantando aquele clássico do Guilherme Arantes (com o perdão do trocadilho): ♪Adeus também foi feito pra se dizer/Bye bye, so long, farewell…♪
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Bem, tem a questão da Netflix ter cancelado vários projetos de animação por causa da situação financeira atual então me parece que Ultraman foi mais uma vítima.
Pode ser também que na época que começaram a planejar a 2° temporada, tinha pouco material novo pro manga. Tem também a questão da armadura do Taro: originalmente não iam dar uma pra ele mas a pressão por uma acabou fazendo eles mudarem de ideia.