A Konami desbaniu, com ressalvas, a carta Mudança de Opinião (Change of Heart) do jogo de TCG de Yu-Gi-Oh!. Ela surgiu em 2004, aparecendo primeiro na 2ª temporada do animê Duel Monsters, e agora tem seu uso limitado – os jogadores podem incluir uma única carta no deck.
O card, cujo efeito é controlar um monstro do inimigo até a Fase Final, foi banido em abril de 2005. Ao contrário de outras cartas com efeito parecido, como Controle Cerebral ou Controle Mental, a Mudança de Opinião não tem qualquer restrição, sendo agora a “válida” mais forte para controlar um monstro do adversário.
Na época do banimento, quando combos eram mais simples e a dinâmica um pouco diferente, essa carta provavelmente era muito mais “apelona” do que hoje. Por exemplo, a Mudança de Opinião é inútil no primeiro turno – cartas mais recentes podem ter efeitos devastadores logo no primeiro turno, como a Confronto Justo, que pode ser ativada direto da mão se o jogador não controla ainda nenhuma carta.
Ao retirar uma carta do banimento após tanto tempo, a Konami dá indícios de que outras, banidas quando o TCG ainda estava começando, possam sair da lista — até porque muitas delas hoje são bem menos poderosas.
YU-GI-OH!
O primeiro episódio de Yu-Gi-Oh! Duel Monsters foi ao ar no Japão no dia 18 de abril de 2000, com produção do Studio Gallop e da Nihon Ad Systems, adaptando o mangá original do autor Kazuki Takahashi, que vinha sendo publicado na Weekly Shonen Jump, da editora Shueisha, desde 1996. No entanto, em 1998, a Toei Animation também produziu seu animê de Yu-Gi-Oh!, sendo mais focado em outros “jogos” mostrados no início da revista, ao invés do duelo de cartas.
Com edições feitas no Ocidente pela empresa 4 Kids, a série ‘Duel Monsters‘ conquistou o mundo, transformando o cardgame em uma mania. No Brasil, esse animê foi exibido pela Nickelodeon e pela Rede Globo.
Além desses, também rolaram os animês Yu-Gi-Oh! GX (2004-2008), Yu-Gi-Oh! 5D’s (2008-2011), Yu-Gi-Oh! Zexal (2011-2014), Yu-Gi-Oh! Arc-V (2014-2017, disponível legendado na Netflix), Yu-Gi-Oh! Vrains (2017-2019, disponível na Crunchyroll) e Yu-Gi-Oh! Sevens, que estreou no Japão em 2020.
Os 38 volumes do mangá original foram publicados por aqui pela Editora JBC. entre 2006 e 2010.
Em 2018, o longa-metragem O Lado Negro das Dimensões estreou com dublagem em português por aqui em diferentes plataformas. Confira nossa crítica.
O jogo tomou uma proporção tão bizarra q essa carta n tá valendo nada. Yahahaha!
Mano que massa. kkkk Eu jogo o MAster Duel digo a vocês, como ta hoje em dia, essa carta pode ser negada facilmente, mas seu efeito é muito bom ainda.
kkkk é muito complexo na moral, hoje em dia se a pessoa quiser ter deck forte de yugioh tem que realmente estudar e entende o deck. kkkk
Será que volta pra balist????????? Uns anos atrás liberaram Snatch Steal e voltou a ser banida na lista seguinte…
Quem teve ideia de tirar isso da Banlist ta conringando legal agora, sim a carta é inutil se vc começa a partida, mas se vc sai em segundo com ela na mão vc já sai combando usando o boss do campo montado pelo oponente se ele não tiver nenhum negate, fora q ela pode catar carta facedown
Valendo em que sentido????? Porque se for o preço dela, ficou bem cara nas ultimas horas, o cara que tiver a versão foil do Metal Raiders vai descolar um bom troco nela (se quiser vender, claro).
ctz, ela é muito mais forte q Snatch Steal, já q não tem custo e pega até carta facedown fazer link pegando o boss do oponente vai ser lindo
Digo questão de meta game. Ela foi banida pq o efeito era considerado apelão. Só q o jogo tá numa proporção tão absurda q essa carta n vale nada sozinha.
Mas o nome dessa carta não era Troca de Coração? E ela era do Bakura na primeira temporada do anime.
Na época do YGO clássico, nem existia tradução oficial das cartas. Então, na dublagem BR, eles traduziam os nomes conforme ficava melhor. Exemplo do Rei Caveira, cujo nome oficial é “Caveira Invocada” :p
Ah, embora eu ainda prefire os nomes originais da dublagem do anime.
E demorou bem, hoje em dia essa carta não faz muita diferença apesar de ter umas clássicas que ainda mandam ver, depende muito da sorte de ser o primeiro ou segundo a jogar e o que foi jogado no turno correspondente.
Eu também. Acho mais nostálgico, e algumas traduções da dublagem ficaram até melhores que as oficiais, que tendem a ser bem literais.
Ela apareceu na temporada 1 mesmo, mas change of heart significa mudança de opinião, só reparar quando americanos falam isso, querem dizer que mudaram a opinião deles, mas prefiro troca do coração porque tem até um coração segurado pela anja meio demon na arte da carta.
Fazer o curso do Senai de Yugioh. Yahahaha! Talvez abrir uma academia de duelo n seja uma ideia idiota afinal. YAHAHAHA!!!!
Pois é, eu, com os decks que tenho, não usaria, não vejo necessidade e nem colocaria forçada, pelo menos não tomou errata…
Eu me perguntava porque ainda era limitada e finalmente deixou de ser, tem uns bagulhos muito mais quebrado sem limitação nenhuma por aí
Te vejo muito no mangá livre e te achei até aqui kkkkk
já fui jogador de TCG até 2011, e joguei Duel Links de 2017 a 2021, ainda acompanho as noticias do card game