A Data.AI lançou hoje (30) um relatório sobre o cenário mundial de jogos no primeiro trimestre de 2021. Dentre várias análises, estão os jogos mais lucrativos (highest-grossing) para celulares, Nintendo Switch Lite (um portátil, mas considerado à parte) e no PC.
Dentre os jogos mobile para celulares e dispositivos móveis similares, Genshin Impact, não supreendentemente, pegou a primeira posição, mas Umamusume, a única franquia japonesa da lista, aparece em 7º lugar. Confira:
- Genshin Impact;
- ROBLOX;
- Honor of Kings;
- Candy Crush Saga;
- Game For Peace;
- Coin Master;
- Umamusume: Pretty Derby;
- Lineage W;
- PUBG MOBILE;
- Free Fire.
Umamusume ainda entrou como um dos jogos mobile que definiram 2021 (ou seja, grandes destaques), sendo o 8º jogo no qual os consumidores mais gastaram mundialmente no ano passado — o relatório ressalta que o game está disponível apenas no Japão. Foram 7,9 milhões de downloads (segundo os japoneses, mais de 10 milhões) e mais de 1,5 bilhão de dólares gastos.
O jogo ainda entrou como um dos mais propensos a atrair público da Geração Z (com hoje em torno de 13-24 anos), com 2.2x mais propensão a ser jogado por esse segmento. Estima-se que 60% do consumidores do jogo sejam dessa faixa etária.
A A.I. ainda coloca jogos de simulação de treinamento de idols como o 11º maior nicho em gasto de consumidores, representando 2,4% do mercado (e com mais de 2 bilhões de dólares gastos). Outras séries que fazem parte desse gênero são Ensemble Stars Music e BanG Dream.
Os jogos de Nintendo Switch Lite foram quase todos da Nintendo, exceto por Triangle Strategy — lembrando que o Lite não necessariamente representa os jogos mais rentáveis considerando também o Switch padrão.
- Pokémon Legends: Arceus;
- Kirby and the Forgotten Land;
- Mario Kart 8 Deluxe;
- Mario Party Superstars;
- Triangle Strategy;
- Animal Crossing: New Horizons;
- Super Smash Bros. Ultimate;
- Zelda: Breath of the Wild;
- Pokémon Brilliant Diamond / Shining Pearl;
- Super Mario 3D World + Bowser’ Fury.
Entre outros dados, os gráficos apresentados ainda demonstram que jogos com apelo para o público feminino têm crescido (em gastos de consumidor). Dos mil maiores jogos nos EUA em 2021, 47% se voltavam mais para esse público — há dois anos, a porcentagem era de 37%.
Entre os jogos com apelo à mulheres com mais gastos, temos ROBLOX (30% do público é feminino nos EUA) e Ensemble Stars! Music (80% do público japonês é formado por mulheres).
Curiosamente, as audiências feminina e da Geração Z também são as duas com as maiores rejeições a propagandas em vídeo in-game.
O setor mobile é o com maior crescimento (e a China, o mercado que mais cresceu). A Data.AI coloca os jogos para dispositivos móveis como mais democráticos, permitindo a todos os tipos de jogadores acesso a jogos de seus nichos favoritos — sejam eles hipercasuais ou “hard gamers”. O mobile parece ser também, hoje, o setting mais propício para o surgimento de novos jogadores.
Fonte: data.ai
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