Em 15 de janeiro de 2010…
… a editora JBC lançava o primeiro volume de uma edição especial de Golgo 13, sob o selo JBC Graphic Novel. Foram prometidos — e publicados — 3 volumes, e, depois disso, nada mais da série veio para o Brasil.
O primeiro volume chegou com certo atraso: foi inicialmente prometido para novembro de 2009, mas só saiu em janeiro, com capa cartonada e orelha, numa edição de R$19,90 — um preço mais alto e um formato mais caprichado que o padrão do mercado na época.
Dentre as 6 aventuras publicadas (duas por volume), há uma envolvendo o atentado contra o Papa João Paulo II e outra relacionada à morte da princesa Diana (ambos são eventos reais, mas reimaginados por Takao Saito).
Marina Shoji, atual superintendente e sócia da editora JBC, já contou em entrevista que seu pai, Masakazu Shoji, o fundador da editora, sempre foi um grande fã da série e esse foi um dos motivos para querer publicar a obra no Brasil.
Confira as histórias publicadas pela editora:
- Volume 1: “Um minuto depois da meia-noite” | “Zdrowas Maryjo”;
- Volume 2: “Tiro Orbital” | “Rosa Inglesa”;
- Volume 3: “Acidental” | “Headhunter”.
Golgo 13 é um dos mais longevos mangás em publicação: sua estreia ocorreu em 1968 na Big Comic, da editora Shogakukan, e de lá para cá foram 203 volumes publicados (com uma única paralisação, em 2020 devido à ainda em curso pandemia de COVID-19).
É considerado o quadrinho com o maior número de volumes do mundo, embora Dokaben, de Shinji Mizushima, tenha tecnicamente mais volumes (só que Dokaben é dividido em partes, então a numeração não é contínua ao longo dos volumes) e segue em publicação mesmo após a morte do autor, Takao Saito, em 2021.
Como a trama é composta de histórias fechadas, o formato escolhido pela editora não presume qualquer continuidade da série — se por um lado isso indica pouca inclinação da JBC em trazer mais Golgo 13, por outro também demonstra que a obra deve estar disponível para outras editoras trazerem eventuais compilações.
Curiosamente, esse não foi o primeiro lançamento oficial de algo da obra em nosso país. Um filme animado, lançado no Japão em 1983, chegou por aqui em VHS pela Flashstar nos anos 1990, com o título de Golgo 13: O Profissional.
E você, lembra desse lançamento? Gostaria de mais Golgo 13 por aqui? Até à próxima viagem no tempo!
➡ Confira outras postagens do Arquivo JBox clicando aqui.
➡ Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.
Matéria original: JBC lança Golgo 13 na próxima semana (AT), por Fábio Soares
Fonte adicional: Editora JBC
A JBC publicou alguma outra coisa sob esse solo ‘JBC Graphic Novel’ além de Golgo 13?
Pelo menos o mangá ‘Hiroshima – A cidade da calmaria’ também saiu por esse selo.
Não sabia que o Autor morreu no ano passado.Li o Número 1 na Saraiva.Então as Histórias são desprovidas de ligação ao contrário das de Sin City,os Gibis também são assim.
Eu tenho essa coleção ae. Acho q comprei os 3 por 20 reais. Bem n curti a qualidade da edição q sinceramente parecia muito pior q os mangás da época, o papel relativamente mais frágil e sempre aquela sensação de q as folhas vão soltar. Infelizmente tbm as histórias escolhidas foram bem fracas, tendo 1 ou 2 só q valem, alem de uma escolha visivelmente pra encarecer o negócio numa época q mangá era relativamente barato, a seleção de histórias n foi muito boa e chamar de Graphic novel sendo q até a edição definitiva de DB pela Conrad possuía qualidade melhor foi sacanagem. Mas da pra ver q desde de lá atrás as editoras n param pra avaliar se vai valer vender a obra aqui e nem pensam numa boa apresentação.