As redes do São Paulo Futebol Clube (SPFC) divulgaram um vídeo apresentando a nova camiseta III do time, inspirada no agasalho utilizado por Telê Santana quando o time conquistou a Copa Toyota (popularmente conhecida como “Mundial Interclubes”) em 1992.
O vídeo mistura atuação live-action e animação, tendo uma aparente inspiração estilística em animês — a parte animada foi produzida pelo estúdio carioca Combo Esúdio, especializado no “estilo animê”, com direção de animação de Mauricio Castaño e Nathalia Forte. A direção geral do vídeo é de Pepe Medina.
O curta é ambientado no Japão, trazendo atores possivelmente japoneses falando japonês, e o Raí, o artilheiro do time na época. Confira:
Em 1992, o São Paulo atravessou o mundo para conquistá-lo. Foi uma batalha inesquecível, que eternizou o Mestre Telê e seus campeões.
A @sportsbetiobr te convida a assistir ao filme da nossa nova camisa III com a @adidasbrasil.
O manto é inspirado no eterno agasalho de 1992. ❤️ pic.twitter.com/OVpP10yCQw
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 12, 2022
Curiosamente, o SPFC serviu de certa forma de inspiração para Yoichi Takahashi criar Captain Tsubasa, ou Supercampeões: o protagonista Tsubasa é parcialmente inspirado no jogador real Musashi Mizushima, que fez parte da categoria de base do time de 1975 a 1985 — não é por menos que Tsubasa vem para o Brasil jogar justamente no SPFC (chamado Brancos FC em algumas versões). Mas, ao contrário de sua contraparte fictícia, Mizushima nunca foi titular da equipe profissional.
O time brasileiro inclusive já fez algumas parcerias com a série.
ATUALIZAÇÃO
16/08/2022 — 15h16
Adição de informações sobre a produção da animação, com base em release enviado ao JBox.
Fonte: SPFC
Sou corinthiano, e dou o parabéns ao SPFC pela sacada do vídeo sobre o título de 1992 e a bela homenagem ao mestre Telê
Rapaz, sou Tricolor carioca, e a homenagem foi linda, até pensei que foi homenageando o Musashi Mizushima, como citado na matéria.
Sou são Paulino e o vídeo é lindíssimo tou doido pra por a mão nessa uniforme, Telê mestre que saudade de você no nosso tricolor.
Pros trikas deve ter sido emocionante mesmo. Mas é uma ação de marketing competente.