Uma notícia tem deixado alguns fãs de Fullmetal Alchemist bastante animados: Hiromu Arakawa teria dito em seu próprio perfil no Instagram que um novo filme de Fullmetal Alchemist, intitulado Fullmetal Alchemist: A New Beginning, estaria em produção e com estreia prevista para 24 de dezembro na Netflix.
Essa seria um postagem recente do suposto perfil da autora, mas outra em julho foi feita informando do longa:
https://www.instagram.com/p/ChHyYs3OqeX
A primeira coisa que chama a atenção nesse perfil é o uso do inglês — são poucos os mangakás que utilizam inglês em suas redes sociais, e geralmente, quando o fazem, é em um ou outro post específico.
Contudo, esse suposto perfil da Hiromu utiliza consistentemente inglês em todas as postagens, sem nenhuma informação em japonês: mesmo quando os mangakás utilizam inglês, eles geralmente fazem ou postagens duplas (uma em inglês e uma em japonês) ou colocam a mensagem nos dois idiomas na mesma postagem. A ausência de japonês nas postagens — sem qualquer identificação de que seja o perfil “em inglês” de Arakawa — é estranha.
O perfil segue a Netflix, mas não é seguido de volta — isso também levanta suspeitas. Ele também segue uma suposta filha de Arakawa.
Mas as coisas mais fora de lugar são as postagens de fanarts, vídeos e fotos que claramente não são da Arakawa (que, diga-se de passagem, nunca foi muito chegada em aparecer publicamente). O usuário SweetSenPhoto mostra, inclusive, que uma delas é uma edição de uma foto da atriz coreana Kim Hee-ae (as fotos da “filha” também devem ser alguma artista):
‼️ THIS ACCOUNT IS FAKE. There is no new Fullmetal Alchemist movie coming to Netflix. ‼️
The account literally has a fake photoshopped picture of Korean actress Kim Hee-ae on the account. pic.twitter.com/VUiQp23Sru
— Sweet Sensation Photo (@SweetSenPhoto) August 12, 2022
Se tudo isso não bastasse, as imagens dos supostos pôsteres são tiradas de fanarts japonesas postadas no Pixiv (aqui e aqui).
Podemos facilmente concluir então que o perfil é falso, assim como as informações postadas por ele. Se, coincidentemente, há um filme de Fullmetal Alchemist em desenvolvimento, não se trata deste (com a estreia no fim do ano, já haveria mais informações circulando também).
Por enquanto, podemos apenas esperar da Netflix os dois filmes live-actions já confirmados pela plataforma, que estreiam, respectivamente, em agosto e em setembro.
Quem quiser prestigiar Arakawa pode ler Fullmetal Alchemist na versão em português da JBC ou na versão online em inglês na plataforma MANGA UP!, onde também é possível ler Yomi no Tsugai, o novo mangá da autora. A JBC ainda publica Silver Spoon, outro mangá da autora, no Brasil.
O JBox participa de parcerias comerciais com a Amazon, podendo ganhar um valor em cima das compras realizadas a partir dos links do site. Contudo, o JBox não tem responsabilidade sobre possíveis erros presentes em recursos integrados ao site mas produzidos por terceiros.
O fato de não ser a vaquinha da Arakawa na imagem de perfil já é suficiente para ligar o alerta.
Se entedi essa adaptação da ligth novel vai passar na Netflix é isso mesmo.
Não, Marcelo, não vai ter adaptação.
É uma boa ideia, no entanto.
Manifestando….
O mais bizarro é o tanto de gente q caiu nesse fake. A conta em si já é estranha por si só, parecendo realmente um conta de fã.