Em 6 de março de 2007…

imagem: recorte da notícia de 2007 anunciando a estreia de Ranma
… O JBox noticiava sobre a exibição de Ranma ½ no estreante Otacraze da PlayTV. O bloco entrou no ar no dia 5 de março de 2007, às 23h30, colocando o animê na TV aberta pela primeira vez — sem cortes, com abertura e encerramento em nosso idioma, inclusive com créditos em português.

Até então, Ranma ½ só tinha sido exibido pelo Cartoon Network, em versão com edições (mesmo sendo durante a madrugada), como “fumacinhas” em volta dos seios de algumas personagens. Infelizmente, a PlayTV tinha pouco alcance nacional, e sua exibição se restringia ao canal em São Paulo e a poucas emissoras que a retransmitiam, como a TV Brasília.

Ranma na TV aberta era uma espera de anos: a extinta distribuidora Tikara Filmes chegou a negociar o título com a Rede Manchete, mas a emissora enfrentava uma crise que a levou à falência. A Band chegou a demonstrar interesse no título em 2000, mas nunca o estreou de fato — e sua principal vitrine de animês da época, o Band Kids, foi descontinuado de seu formato original já em 2001.

A história do “pegou-mas-faliu” acabou marcando novamente a trajetória da série recentemente: em 2020, a Loading prometeu exibi-la, mas o canal fechou as portas antes de colocá-lo no ar. Uma vinheta de anúncio chegou a ser produzida, marcando a exibição para o dia 19 de maio de 2021, estreia que nunca ocorreu.

Além de Ranma, passaram pelo Otacraze as séries Trigun, Love Hina, e Samurai Champloo — o bloco era uma parceria com a distribuidora Cloverway (hoje extinta). Contudo, a alegria não durou tanto: em 29 de fevereiro de 2008, quase no aniversário de um ano, o Otacraze exibiu Trigun e nunca mais voltou ao ar. Poucos meses depois, a PlayTV encerraria o contrato na TV aberta, “devolvendo” o sinal para o Canal 21, do grupo Bandeirantes.

Duas séries prometidas, Gungrave e Heat Guy J, nunca chegaram à TV aberta por aqui, mas foram exibidas em canais fechados, respectivamente, i-Sat e Animax. Ranma ½ teve apenas 80 de seus 161 episódios exibidos pelo Otacraze, com o restante ficando restrito ao Toonami do Cartoon Network.

Confira outras postagens do Arquivo JBox clicando aqui.

Confira outras postagens da série JBox TBT clicando aqui.


Matéria original: Ranma sem censura, por Larc