O Globoplay adicionou ontem (31/08) ao seu catálogo o restante da série Dragon Ball — ao todo são 153 episódios, apenas com dublagem em português. O animê estreou no serviço no final de junho deste ano, inicialmente com 78 episódios.
Vale lembrar que os capítulos são em sua versão com algumas censuras, que ocorreram nos anos 1990 principalmente nos primeiros episódios (ao longo da série, os cortes vão diminuindo até não mais existirem). Essas edições foram feitas no México e serviram de base para as diferentes versões da dublagem brasileira da série.
Falando em diferentes “versões brasileiras”, importante destacar também que a exibição é da última dublagem, ocorrida nos anos 2000 pela Álamo. Dragon Ball estreou no Brasil com um pacote de apenas 60 episódios pelo SBT em 1996, dublados pelo estúdio Gota Mágica. Em 2002, para exibição na Globo, a série foi redublada pela Álamo com o mesmo elenco de Dragon Ball Z, que era um grande sucesso na época. Do episódio 61 em diante, a série foi dublada para a Globo pelo estúdio DPN, porém esse “segundo pacote” foi redublado pela Álamo para exibição no Cartoon Network e Tooncast, sendo a versão usada atualmente.
Apesar de tudo, notamos alguns “microcortes extras” nos primeiros episódios (pequenos trechos que foram dublados, mas não aparecem na nova exibição). Fãs nas redes sociais levantaram a suspeita de que o áudio brasileiro tenha sido pego de outras fontes que não as matrizes originais, devido à qualidade aquém das últimas exibições na TV paga ou do lançamento em DVD pela PlayArte. Os mesmos problemas foram notados no Claro Vídeo e na Crunchyroll, que também estrearam a série dublada recentemente.
Sem cortes, a série até é exibida atualmente pela Crunchyroll, no idioma original. Porém, até o momento há apenas legendas em inglês ou espanhol.
Veja também:
▶ Dragon Ball Z Kai: Globoplay anuncia exibição da série “em breve”
Fonte: Globoplay
Dragon Ball surgiu como mangá em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump. Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.
Os quadrinhos viraram uma série animada em 1986, pela Toei Animation. Após 153 episódios, continuou com o título Dragon Ball Z, a partir de 1989. Com os personagens mais velhos, em Dragon Ball Z o foco se consolida na ação, com Goku e outros lutadores enfrentando grandes ameaças contra a Terra.
O mangá original foi publicado no Brasil a partir de 2000, pela Conrad Editora e posteriormente foi republicado pela Panini. O animê Dragon Ball estreou no Brasil em 1996, pelo SBT, que exibiu 60 episódios dublados pela Gota Mágica. Em 2002, a série teve todos os episódios exibidos pela Rede Globo, com uma redublagem pela Álamo, finalizada pela DPN. Uma outra reprise, dessa vez com todos os episódios dublados na Álamo, aconteceu posteriormente no Cartoon Network e Tooncast. Alguns episódios também ficaram disponíveis pelo extinto NOW e agora estão no Globoplay e Claro Vídeo.
Dragon Ball Z estreou no Brasil pelo Cartoon Network e Bandeirantes em 1999, sendo exibido também pela Rede Globo a partir de 2001. Mais recentemente, teve exibição em HD pela Rede Brasil e teve alguns episódios disponíveis pelo NOW. A Panini publica atualmente uma Edição Definitiva do mangá original.
Dragon Ball Super, sequência da história da série de TV produzida em 2015, foi exibido pelo Cartoon Network (na TV) e na Crunchyroll (streaming), indo ao ar atualmente pela Band e Warner Channel. Um mangá derivado é publicado pela Panini.
nice guys.
Bom, só falta agora trabalhar com a versão bem cortes. Vamo ver se a Toei ou quem cuida da distribuição se liga.
2022 e ainda não temos uma versão sem cortes de Dragon Ball clássico.
Faz a gente se sentir no asnos 90/00 de novo.