Ontem (01) foi o último dia da LicensingCon, um evento focado em licenciamento de marcas e personagens. Estavam presentes diversas licenciantes de marcas de cultura pop japonesa, como a Angelotti Licensing (Naruto, One Piece, Dragon Ball, e mais), Crunchyroll (Jujutsu Kaisen, Demon Slayer, e mais), Sanrio (Hello Kitty, Aggretsuko e mais), entre outras.
Após a feira se encerrar, às 18h, teve início o coquetel com uma premiação de “melhores do ano”. Este ano, essa premiação foi reformulada, e voltada para inovação. Entre as diversas categorias, tivemos dois vencedores de cultura pop japonesa: Naruto, como a melhor marca licenciada em volume de vendas, e o Katon, restaurante de animê da Piticas, em uma categoria voltada para iniciativas com experiências inovadoras de marcas licenciadas.
A Grendene Kids concorreu na categoria Inovação — Produto com slider inspirado no PlayStation 1, mas não levou. Quem ficou com essa foi a Turma da Mônica com o lançamento de colchões a serem coloridos, em homenagem ao Almanacão de Férias, que trazia diversas atividades do tipo.
Naruto em ascensão
Algumas informações foram dadas sobre a marca Naruto ao receber o prêmio: ela teve um crescimento em vendas de 740% entre junho de 2021 e junho de 2022, segundo dados fornecidos pela VIZ, e diversos produtos esgotam antes mesmo do lançamento.
No ano passado, a marca levou a categoria Melhor Marca Jovem/Adulta (essa categoria não existiu na premiação deste ano).
Confira fotos do evento na galeria abaixo:
Todas as fotos são de autoria de Gabriel Rigamonti para o JBox.
Fonte: Cobertura in loco da LicensingCon
Naruto é uma obra de Masashi Kishimoto. O mangá foi originalmente publicado nas páginas da Shonen Jump de 1999 à 2014, e concluído com 72 volumes encadernados. É o terceiro mangá mais vendido da história, com 235 milhões de cópias impressas no mundo e desse total, 140 milhões foram comercializadas no Japão, e 95 milhões nos demais países.
Recentemente, ganhou uma continuação intitulada Boruto: Naruto Next Generations, com roteiro de Ukyo Kodachi e ilustrações por Mikio Ikemoto, tendo 18 volumes lançados até o momento. No Brasil, os 72 volumes de Naruto foram publicados três vezes pela Editora Panini (primeiramente numa edição padrão, seguida por uma versão pocket e por último a chamada versão Gold — que segue sendo reimpressa), que também publica o mangá de Boruto.
As adaptações em animê, Naruto (2002), Naruto Shippuden (2007) e Boruto: Naruto Next Generations (2017) são exibidas oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português. A série original, parte de ‘Shippuden‘ e Boruto também podem ser encontradas na Netflix, com opção de dublagem em português. A HBO Max exibe parte de Naruto e Boruto com dublagem e legendas. Todos os 11 filmes da série se encontram disponíveis na Claro Vídeo.
Naruto é sem duvida alguma o maior anime de todos os tempos
Aumento de 740% é nos territórios que a Viz representa ou apenas no Brasil ?
Estava conversando com um amigo a uns dias atras e estavamos observado um numero enorme de gente usando camisas de Naruto nas ruas ultimamente… em varias lojas de roupas aqui na cidade tem peças de Naruto, brinquedos em todo canto… lá no meu trabalho vejo uns mlks brincando de Naruto (fico observando e lembrando da minha época com Saint Seiya) fui ir assistir o filme de Dragon Ball Super e mesmo sendo um filme de DB a maioria da sala tava usando camisa e até cosplay de Naruto…
Do nada esse boom de Naruto