Dando continuidade ao projeto comemorativo de 400 mil inscritos, o canal Toei Tokusatsu World Official lançou nesta sexta (7) o filme Kamen Rider Black: Terrifying! The Phantom House of Devil Pass (1988), que está disponível com legendas em inglês — e com tradução automática para português nas configurações da plataforma. O vídeo estará disponível até 28 de dezembro.
Assista:
Kamen Rider Black: Terrifying! The Phantom House of Devil Pass
Exibido no Japão em: 9 de julho de 1988
Duração: 25 minutos
Dirigido por: Takeshi Ogasawara
Escrito por: Kyoko Sagiyama
Produção: Toei Company e Ishimori Pro.
Este é o segundo e último filme de Kamen Rider Black, que se passa entre os episódios 37 e 38 da série de TV.
A cidade de Yūbari, em Hokkaido, se tornou uma cidade fantasma após a presença de Gorgom. Makino, um cientista que trabalha no experimento ultrassecreto do robô de Gorgom, escapa da organização do mal e retorna a Tóquio e descobre que sua esposa e filha foram sequestradas. Como Kamen Rider Black, Issamu Minami (Kotaro Minami, no original) viaja para Yubari para salvar a família de Makino e libertar a cidade das garras malignas de Shadow Moon.
Kamen Rider Black: Terrifying! The Phantom House of Devil Pass foi exibido originalmente na edição do verão japonês de 1988 do festival Toei Manga Matsuri, junto com os filmes de animê Dragon Ball: Uma Aventura Mística, Bikkuriman 2: The Secret of Muen Zone e Tatakae!! Ramenman.
O filme conta com a participação especial do ator Akira Ishihama (Dr. Tokimura em Flashman e Yanagida em Jiban), que faleceu em julho deste ano.
Programação especial
Para celebrar a marca de 400 mil inscritos, o canal Toei Tokusatsu está lançando globalmente vários filmes de Kamen Rider, em razão das exibições das séries FUUTO PI (atualmente exibido pela Crunchyroll com opção de dublagem), Kamen Rider Black Sun (que estreia mundialmente via Amazon Prime Video em 28 de outubro) e o filme Shin Kamen Rider (que estreia em março de 2023, nos cinemas japoneses).
O projeto começou em 16 de setembro, com a estreia do filme Kamen Rider Black: Hurry to Onigashima (1988). No dia 23 deste mês foi a vez de Kamen Rider W Forever: A to Z/The Gaia Memories of Fate (2010). No dia 30 teve a reestreia de Kamen Rider vs. Shocker (1972).
Para fechar esta rodada, está marcada a reestreia do filme Kamen Rider vs. The Ambassador from Hell para o dia 14 de outubro.
Vale lembrar que alguns dos títulos acima já estiveram disponíveis no canal apenas com legendas em inglês.
Uma segunda parte desta programação comemorativa será divulgada em 14 de outubro. Após o projeto, o canal Toei Tokusatsu promete “outro grande anúncio” e garante tentar tornar o canal “mais agradável” para o público.
Seleção de Kamen Rider
Ainda no canal Toei Tokusatsu, estão disponíveis os dois primeiros episódios das seguintes séries:
- Kamen Rider (1971)
- Kamen Rider V3 (1973)
- Kamen Rider X (1974)
- Kamen Rider Amazon (1974)
- Kamen Rider Stronger (1975)
- Kamen Rider (Skyrider, 1979)
- Kamen Rider Super-1 (1980)
- Kamen Rider Black RX (1988)
- Kamen Rider Kuuga (2000)
- Kamen Rider Agito (2001)
- Kamen Rider Ryuki (2002)
- Kamen Rider 555 (Faiz, 2003)
- Kamen Rider Blade (2004)
- Kamen Rider Hibiki (2005)
- Kamen Rider Kabuto (2006)
- Kamen Rider Den-O (2007)
- Kamen Rider Kiva (2008)
- Kamen Rider Decade (2009)
- Kamen Rider W (Double, 2009)
- Kamen Rider OOO (O’s, 2010)
- Kamen Rider Fourze (2011)
- Kamen Rider Wizard (2012)
- Kamen Rider Gaim (2013)
- Kamen Rider Drive (2014)
- Kamen Rider Ghost (2015)
- Kamen Rider Ex-Aid (2016)
- Kamen Rider Build (2017)
- Kamen Rider Zi-O (2018)
- Kamen Rider Zero-One (2019)
- Kamen Rider Saber (2020)
- Kamen Rider Revice (2021)
Também estão disponíveis os filmes Shin Kamen Rider: Prologue (1992), Kamen Rider ZO (1993) e Kamen Rider J (1994), além do especial A 10th Rider Appears! Kamen Riders – All Riders Assemble! (1984).
Fonte: Toei Tokusatsu World Official
Kamen Rider Black
Kamen Rider Black foi exibido pelas emissoras japonesas TBS e MBS, de 4 de outubro de 1987 a 9 de outubro de 1988, totalizando 51 episódios (e mais dois para o cinema). Sendo a oitava série da franquia dos motoqueiros mascarados, a proposta inicial era ser um “marco zero”. Ou seja, um novo começo e sem relação com seus antecessores (mas essa ideia logo foi descartada).
A trama envolve os irmãos adotivos Issamu Minami (Kotaro Minami) e Nobuhiko Akizuki, que nasceram durante um eclipse solar e foram destinados a disputarem pelo título de Imperador Secular do satânico Império Gorgom. No dia em que completaram 19 anos, Issamu e Nobuhiko foram submetidos a uma metamorfose para se tornarem Black Sun e Shadow Moon, respectivamente. Apenas Issamu consegui escapar, mas adquiriu superpoderes. Como Kamen Rider Black, o jovem enfrenta os monstros da semana enviados pelos sacerdotes de Gorgom. O nascimento de Shadow Moon marca o início da fase final da série, marcada pela morte e ressurreição do “homem mutante”.
No Brasil, a série foi exibida pela extinta Rede Manchete, que em 1995 também exibiu a sua continuação, Kamen Rider Black RX (de 1988). Issamu Minami ganha novos poderes e passa a enfrentar os invasores espaciais do Imperio Crisis. Durante a trama, RX ganha duas formas: Robo Rider e Bio Rider. Black RX foi adaptado nos EUA para o bizarro Saban’s Masked Rider, que foi exibido no Brasil pelo extinto canal pago Fox Kids, ao mesmo tempo que a versão original era exibida na TV aberta. Atualmente os direitos de Black RX estão expirados desde quando a Disney era a detentora de Power Rangers, VR Troopers e Beetleborgs na década de 2000.
Toei Tokusatsu
No ar desde 5 de abril de 2020, o canal Toei Tokusatsu World Official, que já conta com mais de 400 mil inscritos, tinha uma programação inicial com dois episódios semanais de cada série. Eventualmente, o canal lançava episódios de outros títulos que estavam na “lista parcial”, aguardando a vez de entrarem na programação regular.
Cada um deles tiveram seus dois primeiros episódios lançados no dia da inauguração do canal e com legendas em inglês (você pode alterar para a tradução automática em português nas configurações do YouTube). Ou seja, as estreias semanais seguiam a partir do episódio 3 em diante.
Angelica n curtiu isso
Alguma novidade em relação a dublagem da série?