A tensão segue forte entre os fãs de Bayonetta desde que Hellena Taylor alegou ter rejeitado reprisar o papel por uma oferta baixa de pagamento — 4 mil dólares pelo jogo inteiro, segundo ela.
Hoje (18), o jornalista Jason Schreier, da Bloomberg, soltou uma matéria alegando que a PlatinumGames chegou a oferecer 3 mil e 4 mil dólares por sessão (cada sessão com duração de 4 horas), por no mínimo 5 sessões — dando um total de 15-20 mil dólares pelo papel.
As fontes de Schreier são funcionários da Platinum que preferiram manter o anonimato. Segundo eles, Hellena recusou a oferta, pedindo “uma cifra de seis números”, além de direitos residuais/conexos de autor pelas vendas do jogo — a Platinum não aceitou e abriu um teste de voz para a protagonista. Posteriormente, a Platinum ainda teria oferecido um cameo no jogo “em troca do preço de uma sessão completa”, também rejeitado por ela.
Contatada pela Bloomberg sobre as alegações, Hellena manteve sua versão, dizendo que é “uma absoluta mentira” e que a “Platinum está apenas tentando salvar a própria pele e o jogo”, e ainda mantém sua posição em relação ao boicote.
Entenda o caso
No dia 15 de outubro, Taylor soltou uma série de 3 vídeos no Twitter, alegando que não quis reprisar o papel após diversas ofertas baixas de pagamento por parte da PlatinumGames — a última oferta seria de 4 mil pelo jogo inteiro. No meio das negociações, ela entrou em contato com Hideki Kamiya, criador da série, que teria feito a proposta final.
Kamiya no mesmo dia soltou um comentário que insinuava que Hellena estaria contando inverdades, mas não citou nomes. A resposta dos fãs foi inflamada, e Kamiya acabou deletando a conta por algum tempo, após ter sua conta congelada por algumas horas devido ao excesso de denúncias — ele já reativou seu perfil no Twitter.
No dia 17, a nova voz de Bayonetta, Jennifer Hale, fez uma declaração deixando a entender que não recebeu abaixo do mercado pelo papel, mas não pôde dar detalhes devido aos contratos assinados.
A história estava super mal contada, inclusive com um vídeo dela mesmo de 2018 afirmando que gravou o primeiro jogo inteiro nas exatas mesmas 4 horas em 4 dias que corresponde ao valor dos 4000, e aquela afirmação surreal que Bayonetta arrecadou 450 milhões para a Platinum, que vive falando que está quebrada e depende da boa vontade de publisher como Nintendo, Square e Konami.
Bobo foi quem acreditou.
Essa história estava muito nebulosa, mas agora que o Jason Schreier entrou na jogada eu meio que tendo a acreditar nele. Mesmo nem sempre eu concordando com o que ele fala, ele praticamente nunca erra nas investigações que ele faz a fundo na indústria. Se o valor que ela pediu realmente foi na casa da centena de milhar, então nunca que a Platinum iria pagar isso, porque nem com mocap + v.o. + adr daria esse valor (e olha que, no caso dela, é “só” dublagem).
E sobre “direitos residuais” (seriam os nossos direitos conexos), isso não existe quando se trata de videogames. Já vi vários atores de voz famosos dos EUA falando sobre isso (principalmente uma década atrás, quando deu aquele problema com Silent Hill 2), que em lugar nenhum do mundo o ator de voz recebe direitos conexos por trabalhos em videogames, e isso vale inclusive para a gente aqui no Brasil, pois também já vi dubladores brasileiros falando a mesma coisa.
Eu não entendo muito sobre a enumeração de pagamentos de dublagens nesse mercado. mas se este jogo sair para as demais plataformas, ela não vai receber também pela venda para outras plataformas?
Eu acho que ela se antecipou de mais e enfiou os pés pelas mãos, e não foi uma coisa sensata ela pedir boicote do jogo. isso acontece pela a própria base de um efeito de vibe negativo dos fãs.
Eu acredito que depois de tudo que ela fez, tornou as coisas irreversíveis.
Treta…
Acabou que o Jason Schreier estava certo, mesmo. A própria Hellena Taylor veio falar que recebeu 10 mil e, depois de mandar um e-mail para o diretor, eles aumentaram para 15 mil, e ela continuou não aceitando. Aí depois eles ofereceram para ela uma participação especial numa personagem pequena, de poucas falas, e iriam pagar ela 4000 por algo que duraria apenas uma sessão, e ela recusou novamente, e veio a publico falar (mentir) que ofereceram ela 4000 para fazer a protagonista.
E ainda falou que essa franquia faz 450 milhões de dólares, um número tirado da imaginação dela, de uma franquia de nicho, como essa. E, nessa brincadeira, ela acabou prejudicando o trabalho de várias outras pessoas, como os desenvolvedores, localizadores e até mesmo os outros atores.