No começo do mês passado, nós noticiamos por aqui que Naruto poderia deixar a Netflix já em novembro. Porém, o mês virou e a série continua firme e forte no catálogo da plataforma, lugar que ocupa desde o lançamento dela no Brasil, em 2011.

Na ocasião, quem acessasse o animê daria de cara com a mensagem “último dia para assistir a este título: 31 de outubro” — agora, já não há mais nenhum aviso. Possivelmente, a data divulgada se referia a um fim de contrato da Netflix com a distribuidora de Naruto, levando a crer que ele foi renovado para mais um ciclo (que sabe-se lá de quanto tempo será).

imagem: tela de naruto na netflix

Mensagem da página de Naruto na Netflix em outubro de 2022 indicava o último dia de exibição. | Imagem: Rerpodução/Netflix

Infelizmente, a renovação não trouxe nada de novo. Em 2014, na única vez que Naruto chegou a sair do ar na Netflix, a série voltou pouco depois em sua versão sem cortes. Esperava-se que dessa vez houvesse ao menos uma atualização na imagem, já que a concorrente HBO Max já exibe o animê com opção de dublagem remasterizado (e até com uns trechinhos extras que não estão na Netflix).

Certo é que a Netflix sabe bem a importância de manter o ninja loiro em sua biblioteca. A marca vive o auge de popularidade, mesmo após tantos anos do seu fim, com prêmio de maior volume de vendagens de produtos licenciados, e com novas gerações perpetuando o sucesso.


Fonte: Netflix


Naruto é uma obra de Masashi Kishimoto. O mangá foi originalmente publicado nas páginas da Shonen Jump de 1999 à 2014, e concluído com 72 volumes encadernados. É um dos mangás mais vendido da história, com 235 milhões de cópias impressas no mundo e, desse total, 140 milhões foram comercializadas no Japão, e 95 milhões nos demais países.

Recentemente, ganhou uma continuação intitulada Boruto: Naruto Next Generations, com roteiro de Ukyo Kodachi (até o volume 13), Masashi Kishimoto (a partir do volume 14) e ilustrações por Mikio Ikemoto, tendo 18 volumes lançados até o momento. No Brasil, os 72 volumes de Naruto foram publicados três vezes pela Editora Panini (primeiramente numa edição padrão, seguida por uma versão pocket e por último a chamada versão Gold — que segue sendo reimpressa), que também publica o mangá de Boruto.

As adaptações em animê, Naruto (2002), Naruto Shippuden (2007) e Boruto: Naruto Next Generations (2017) são exibidas oficialmente no Brasil via streaming pela Crunchyroll, com legendas em português. A série original, parte de ‘Shippuden‘Boruto também podem ser encontradas na Netflix, com opção de dublagem em português. A HBO Max exibe parte de Naruto e Boruto com dublagem e legendas. Todos os 11 filmes da série se encontram disponíveis no Claro Vídeo.