O mangaká Kentaro Sato (Magical Girl Site, Magical Girl of the End) postou um tweet acusando Elon Musk de postar ilustrações de seus mangás sem créditos, e pediu o pagamento de uma “taxa de uso” (royalties):
Twitter社新CEOイーロン・マスクがTwitterで僕の絵を無断転載してるのでとりあえず使用料10億よろしくお願いします。ドルで。 https://t.co/QXU7uLkLJB
— 佐藤健太郎 (@310manga) November 7, 2022
“O novo CEO do Twitter, Elon Musk, tem postado meus desenhos sem persmissão, então gostaria de uma taxa de uso de um bilhão. De dólares”, disse ele enquanto retuitava uma postagem de Musk de março, contendo um meme com uma ilustração dele:
Ele complementa postando quadros de onde o meme surgiu:
件の絵の漫画です。#魔法少女サイト pic.twitter.com/E7cggvKWQk
— 佐藤健太郎 (@310manga) November 8, 2022
Musk já é conhecido por quebrar certa etiqueta do Twitter, como postar artes sem dar os créditos aos autores, e por outros motivos. Ele recentemente tomou posse do Twitter em uma compra de 44 bilhões de dólares — a compra causou polêmica, principalmente após demissões em massa feitas na semana passada, e fuga de muitos anunciantes (o Twitter anda com baixa de receita, “perdendo dinheiro”, então se for uma fuga longeva, pode prejudicar a sustentabilidade do site).
Em poucos dias, o novo dono também implementou um modelo de “assinatura”, uma nova versão do Twitter Blue, que concede ao comprador um tiquezinho no perfil (o antigo “verificado”), ao preço de 8 dólares mensais (em torno de 41 reais) — essa iniciativa causou discussões, uma vez que a proposta dos verificados é, de fato, passar por um processo de verificação de modo a se diferenciar de possíveis fakes e impostores. Em uma entrevista, Musk também disse que a ideia é que os não-assinantes também tenham eventualmente menos relevância para o algorítimo, parecendo uma espécie de shadowban, o que preocupou muitos usuários.
A postagem de Sato parece uma provocação jocosa frente aos acontecimentos recentes, dada a discrepância de tempo entre o tweet original de Musk (março deste ano) e a postagem do mangaká — talvez, uma provocação à implementação do Twitter Blue.
▶ Acompanhe o JBox pelo nosso grupo no Telegram
Fonte: Kentaro Sato
Melhor levar como piada mesmo, porque se for levar a sério imagina se a moda pega, cobrar e ganhar de cada ser humano e bot na face da internet que faz tal tipo de postagem de meme, aja dinheiro tão fácil… kkkkk.
Ah pronto, agora não pode postar mais meme kkkkkk. Deve ser zuera
Bom que isto serviu para dar nome a esta imagem que já vi muitas vezes e não sabia que era de um manga
“postou um tweet acusando Elon Musk de postar ilustrações de seus mangás sem créditos”
“postou um tweet acusando Elon Musk de postar ilustrações de seus mangás sem créditos.”
Demorou pra isso acontecer…
Num mundo de liberalismo capitalista, o uso de material com direitos autorais exige pagamento.
A internet era uma terra sem lei e o pessoal tá colocando a internet no bolso do pessoal que adora grana (Musk).
Se quer cobrar por tudo, tem que pagar por tudo… O pessoal vai cobrar os memes do Musk e o Musk vai cobrar dos usuários, e assim o mundo capitalista gira.
Postou ilustrações recortadas de um meme amplamente divulgado e disseminado e moldado de forma diversa por inúmeros usuários internet a fora… Voce não dá créditos em um meme, corrijo, voce credita quem inventou o meme e não autor original, é o que está na matéria. Se Musk posta realmente artes completas eu não sei, não acompanho twitter, só que ai a figura muda e não tem isso na matéria, o que tem é relacionado a um meme…
Meme não enquadraria como paródia?
Fora que do exemplo postado, só 50% é, de fato, arte do autor.
Se bem que me parece mais uma brincadeira ou trollagem por causa do papo do Musk querer cobrar o uso do twitter
1 bilhão de dólares por um meme.
Ah, vai tomar no cu, estão estragando a internet cada vez mais, daqui a pouco só vai ter acesso classe média pra cima pois praticamente tudo tem que pagar agora.
Provavelmente o cara tá trolando o Musk, pq só ta fazendo merda. O Twitter já tava mal, mas com esse monte de decisão bosta, o cara acelerou bem a morte do Twitter.
Tá cheio de conta fake com verificado nesses últimos dias, inclusive surgiu uma da Nintendo q logo foi banida. O q mostra o quão falho é esse sistema q permite q qualquer um se passe por uma empresa sem ter comprovação. O da Nintendo caiu rápido pq geral sabe q a Nintendo n dá bobeira.
Ué? Mas o Musk tá fazendo o mesmo, inclusive já deixando claro q em algum momento q quem n paga vai ficar no limbo.
Sim, eu li a matéria, pq vc reptiu oq a matéria disse?