O clássico Fantomas (Ougon Batto; Golden Bat; ou ainda Fantaman) ganhará um reboot em mangá. A notícia foi revelada ontem (19), pelo artista Kazutoshi Yamane, de GAMBLE FISH. A nova versão começa a ser publicada em 19 de dezembro, na revista Champion RED, da editora Akita Shoten.
A imagem também coloca Jun Kagurazaka (romanização incerta de 神楽坂遵) como roteirista do quadrinho:
Fantomas, também chamado de Fantaman dependendo da dublagem, é considerado um dos precursores dos super-heróis, surgindo em 1930 em um kamishibai — uma espécie de “teatro de papel”, onde um contador de histórias narra a trama enquanto move um rolo de pintura, com ilustrações complementares. O personagem rendeu diversas adaptações, desde filmes até mangás — incluindo um feito por Osamu Tezuka.
A sua criação é creditada à dupla Takeo Nagamatsu e Suzuki Ichiro em 1931, com seu nome original vindo da marca de cigarros Golden Bat. É um dos poucos personagens de kamishibai a sobreviver ao declínio do formato após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), da qual o Japão saiu derrotado e economicamente devastado. O Fantomas é um ser cadavérico antigo de Atlantis, que foi enviado 10 mil anos no futuro para derrotar o mal.
Uma adaptação em animê foi produzida em 1967 e rendeu 52 episódios. A série chegou no Brasil em 1972, junto a outros animês, no Clube do Capitão Aza, da extinta TV Tupi. Posteriormente, ganhou diversas reprises em outras emissoras.
Fonte: Kazutoshi Yamane via Twitter
Agradecimentos à Sarah Chibi pela dica.
Já ouvi falar.
Muito bacana. Acompanhava o Fantomas na TV Record (acho). Muito bom. Saudades.
Esse tão tirando do fundo do baú.
Esse tava num baú lendário
Jurava q a Champion Red só publicava obras do Kurumada. YAHAHAAHAHA!!!
Sempre é bom dar uma repaginada em umas franquias pro novo publico. Principalmente essas q tão mortas.
Além dos mangás de peitudas, a RED hoje funciona quase como um revival da TV Manchete pros japoneses. É spinoff de Dororo, de Cyborg 009, de Captain Haddock, de Oitavo Homem, de CDZ…. quase a casa das velharias.
Sim, é uma revista seinen, aí acaba apelando pra franquias antigas.