A partir do episódio 10, previsto para 11 de dezembro, a atriz Haruka Shiraishi (Asirpa em Golden Kamuy) substituirá Yume Miyamoto no papel da terráquea Nika Nanaura em Mobile Suit Gundam: The Witch From Mercury (Kido Senshi Gundam Suisei no Majo).

“Informe sobre a substituição no papel de Nika Nanaura

Para que Yume Miyamoto, que encarna Nika Nanaura, possa descansar em função de seus problemas de saúde, ela será substituída por Haruka Shiraishi a partir do episódio 10, a ser exibido no dia 11 de dezembro (domingo)

Papel de Nika Nanaura: Yume Miyamoto ⇒ Haruka Shiraishi”

Miyamoto deu uma pausa na carreira em meados de novembro devido a questões de saúde — mas a agência confirmou a continuação em alguns trabalhos, com restrições. A atriz estaria se sentindo mal desde o fim de outubro, mas não revelaram qual seria a doença — ela está focando no tratamento.

Witch From Mercury tem direção de Hiroshi Kobayashi (KIZNAIVER), com codireção de Ryo Ando (Interviews with Monster Girls) e roteiro de Ohkouchi (Code Geass). O estúdio responsável pelo anime é o Bandai Namco Filmworks, o antigo Sunrise — já garantiram uma segunda parte para abril de 2023.

A série ainda marca a primeira vez que uma personagem feminina é a protagonista principal em um animê da franquia.

Na história, acompanhamos uma era onde várias corporações colonizaram o espaço e criaram grande sistema econômico. Nesse contexto, Suletta Mercury, uma garota solitária de Mercúrio, se muda para a Escola de Tecnologia de Asticassia, que é liderada pelo grupo que domina a indústria de mobile suits.

Veja também:

‘Gundam: Witch from Mercury’: Novel prólogo ganha versão em inglês

Palestra do criador de ‘Gundam’ no Brasil em 2004 é resgatada


Fonte: Gundam


Mobile Suit Gundam

Kido Senshi Gandamu

Imagem: O robô Mobile Suit Gundam.

A primeira série animada Mobile Suit Gundam conta com 43 episódios, tendo sido exibida na TV japonesa entre 1979 e 1980 e hoje disponível com legendas em português na Crunchyroll.

Não completamente satisfeito com o resultado e atendendo ao interesse repentino do público (a série não foi muito bem de audiência no começo), o criador e diretor Yoshiyuki Tomino reeditou o material posteriormente em uma trilogia de filmes, mudando várias coisas (como armas e sequências de batalhas). Esses filmes foram lançados originalmente entre 1981 e 1982 e estão previsitos para estreia na Netflix em junho.

O enredo básico do Gundam original apresenta um universo onde a Terra precisou criar colônias no espaço para suportar a superpopulação e a poluição do planeta. Uma nova era espacial foi iniciada com o título de UC 0001, até que chegou ao UC 0079. É nesse período que uma colônia independente da Terra, Zeon, declara guerra sob controle de uma família tirana.

A batalha desproporcional causou bilhões de mortes e um acordo de paz foi selado por pouco tempo. Quando um navio de guerra da Federação é perseguido pelas tropas de Zeon, um novo conflito se inicia, mas o jovem Amuro Ray encontra o Gundam RX-78-2, uma arma robótica construída pela Terra como resposta aos robôs inimigos. Ray lidera então o contra-ataque a Zeon reunindo civis e refugiados.

Frente ao enorme sucesso, a franquia se dividiu entre novas séries e produtos, incluindo o Gundam Wing, talvez a série mais famosa no Brasil, exibida dublada pelo Cartoon Network nos anos 2000 e disponível com legendas pela Crunchyroll. Alguns animês da franquia, como Gundam Iron-Blooded Orphans, estão disponíveis pela Crunchyroll e Netflix com legendas em português.