Em seu painel na CCXP, a editora JBC anunciou hoje (02) a publicação de Saint Seiya: Final Edition, uma nova versão do mangá de Cavaleiros do Zodíaco pelo autor Masami Kurumada — ela se diferencia do kanzenban pela inserção dos capítulos da minissérie Episode Zero, contando a fuga de Aiolos antes de abrir a história conhecida (Origin e Destiny, sobre Saga e Kanon, devem vir em outros volumes), e também pela ausência de partes coloridas dentro da trama.
Por enquanto, apenas cinco volumes saíram no Japão, abordando até a ida ao Santuário, pouco antes do início das Saga das Doze Casas. Mais volumes estão a caminho — além das novas inserções, há algumas mudanças sutis de quadros e diálogos.
Há algum tempo, uma editora argentina havia dito que essa versão não seria comercializada internacionalmente, mas algumas editoras europeias já começaram a anunciar a Final Edition — em fevereiro de 2021, nós soltamos uma matéria sobre o quadrinho francês já levantando a hipótese de que os japoneses eventualmente mudariam de ideia quanto à distribuição internacional dessa versão (leia aqui).
A Final Edition também marca a primeira vez que a editora Akita Shoten publica a trama original de Cavaleiros, mesmo que de forma alterada.
Outros anúncios da JBC:
- Astro Boy, de Osamu Tezuka
- Fênix, de Osamu Tezuka
- Fullmetal Alchemist – 20th Anniversary Book, livro comemorativo da obra de Hiromu Arakawa
- Mermaid Scales And The Town of Sand, de Youko Komori
- The Fable, de Katsuhisa Minami
- Zom 100: Bucket List of the Dead, de Kotaro Takata e Haro Aso
Fonte: JBC na CCXP
Os Cavaleiros do Zodíaco
Saint Seiya
Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya) estrearam nas páginas da revista japonesa semanal Shonen Jump em dezembro de 1985. Com autoria de Masami Kurumada (Bt’X, Ring ni Kakeru), a trama rendeu uma versão animada em 1986 pela Toei Animation (Dragon Ball, Sailor Moon), patrocinada diretamente pela Bandai, marcando época com os bonecos derivados que vestiam armaduras de metal.
A história narra a saga de um grupo de jovens que protegem a Terra guiados por Saori Kido, a reencarnação da deusa Atena. Treinados desde crianças, órfãos de todos os cantos são recrutados para vestirem armaduras mitológicas, baseadas nas constelações.
Exibido no Brasil a partir de setembro de 1994 na extinta Rede Manchete, foi um fenômeno comercial que abriu porta para as animações japonesas no país. A série clássica foi reprisada anos depois pelo Cartoon Network, Band, Play TV, e teve passagem recente em alta definição pela Rede Brasil de Televisão.
A Crunchyroll e a Netflix também disponibilizam a série por streaming, com dublagem. A obra ainda foi lançada por completo em DVD pela PlayArte, que posteriormente lançou uma versão em Blu-ray.
O mangá original foi publicado por aqui pela primeira vez no fim de 2000, pela Conrad Editora. Ganhou nova edição pela mesma empresa e depois pela Editora JBC, que publica atualmente uma edição de luxo, Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban.
Há 3 histórias extras (Episode Zero, Origin e Destiny) publicadas pelo Kurumada entre 2017 e 2019 na revista Champion RED, detalhando eventos até então não aprofundados, como a fuga do Aiolos e a história de Saga e Kanon. Episode Zero entrou na Final Edition e os outos devem seguir.
Saint Seiya gerou vários derivados entre animações e quadrinhos, sendo continuações ou spin-offs. Entre os mangás e novels, os títulos Gigantomaquia, Episódio G (todos da Conrad), Next Dimension , Lost Canvas e Saintia Shô (todos da JBC) foram publicados no Brasil. A NewPOP vai relançar Episódio G.
Há ainda alguns inéditos no país, como as continuações da saga G: Episode G Assassin e Episode G Requiem; a novel Golden Age e o mangá isekai Dark Wing. Um quadrinho francês oficial chega em 2022.
Entre os animês, Os Cavaleiros do Zodíaco: Hades (2002-2008), Saint Seiya: The Lost Canvas (2009), Os Cavaleiros do Zodíaco: Ômega (2012), Os Cavaleiros do Zodíaco: Alma de Ouro (2015) e Saintia Shô (2018, apenas legendado) também foram exibidos oficialmente por aqui. De todos, apenas Saintia Shô não saiu em formato home-vídeo no país.
Em janeiro de 2020, foi lançado o final da primeira temporada do remake produzido pela Netflix junto ao estúdio Toei Animation, intitulado de Saint Seiya: Os Cavaleiros do Zodíaco, mas popularmente conhecida pelo nome em inglês: Knights of the Zodiac.
Você pode conferir um pouco mais da história da série no Brasil no nosso TriviaBox.
Brasil será o país q mais vezes lançou esse mangá. Agora imagina o preço? Bem como sempre: Boa sorte aos jovens corajosos q irão desembolsar armaduras de ouro pra comprar essa ae.
Já tenho a primeira edição da JBC e o kanzenban.
De boa, vou deixar passar.
Certeza? Agora é a final edition!!!! Com mais páginas coloridas e extras!!!! Vc n pode perde!!!
Precisa mesmo? É pra fazer os pivetes da época que o titulo teve seu ápice caducarem e consumirem até serem sepultados junto com os mangás mofados.
Pior que, no Japão, não tem pags coloridas, não
Wtf!?
Na expectativa… Precisa superar o ótimo acabamento do kanzenban. Por isso creio que seria melhor lançar em 2024 ou 2025.
Quem pegou o Kanzenbam acabou de terminar a coleção. Eles deveriam esperar um pouco mais. Eu não devo pegar, porque seria minha 3a coleção de CDZ (Conrad, JBC e Kanzenban). Torço pra um papel couche, mas acredito que não viria. Também não gosto das novas capas, especialmente como o Kurumada está desenhando hoje (Seiya sempre de olho fechado, armaduras parecem blocos de metal). Deveriam terminar o Next Dimension e até mesmo relançar num papel melhor.
Na notícia fala de ausência de páginas coloridas (afinal são mais caras).
Cara se dá lucro vai ser comercializado porque nesse momento o mercado de mangás está em crise, mas acho estranho porque mal lançaram a edição kanzenban e agora mais essa.
Tô pensando em pegar só os volumes que terão os capítulos extras. Arrancar e colar no kanzenban! Hahahahaha!
cara eu vou pegar porque não consegui completar o kazenbam e os caras estão vendendo por um preço absurdo